quarta-feira, novembro 29, 2017

[Quebec] Biblioteca Claire-Martin

. .


Sabe aquelas pequenas surpresas que a gente descobre durante uma viagem? No cidade de Quebec (Canadá) tivemos algumas, e uma delas foi descobrir uma biblioteca dentro de uma... igreja. Isso mesmo, uma igreja anglicana que foi transformada em biblioteca! Legal né?

Esta biblioteca era chamada Bibliothèque Saint-Jean-Baptiste (inclusive a placa que tiramos foto ainda mantém este nome), mas recentemente (em junho de 2017) abriu após um período de renovações e o nome passou a ser Claire-Martin (Bibliothèque Claire-Martin). 
Estátua do menino lendo

Em alguns locais do mundo não é incomum ver antigas igrejas transformadas em outras coisas. Na Holanda, onde grande parte da população é ateu, é algo relativamente comum. Não tinha ideia de que no Canadá também seria, e como esta não foi a única igreja que vimos com outra "função" me leva a crer que o número de praticantes das religiões tem caído muito no país. 

A biblioteca está localizada na antiga Igreja Anglicana de São Mateus. Ao lado fica o cemitério São Mateus, que funcionou entre 1772 e 1860. O prédio foi classificado como um monumento histórico em 1976 pelo governo de Quebec e comprado em 1979 pelo valor simbólico de $1 pela cidade para construir uma biblioteca. A biblioteca Saint-Jean-Baptiste abriu suas portas em maio de 1980. (Fonte). Entre a biblioteca e o cemitério tem a estátua do menino lendo, que vale uma fotinho. 
Interior da biblioteca
Na parte interna existem vários objetos originais da igreja. Foram preservados púlpito, a fonte batismal em mármore e o altar, além dos vitrais que são da segunda metade do século XIX. Também foi mantido um grande sino no topo da torre da igreja. Na montagem abaixo dá para ver alguns destes detalhes da igreja/biblioteca por dentro.
Linda né?
É claro que fui dar uma olhada nos livros para ver o que reconhecia e... achei até um Harry Potter. Adoro ver edições internacionais dos livros que conhecemos por aqui! Todas as estantes (brancas) são iluminadas, o que dá um destaque bem bonito para os livros.
Fachada ainda com o nome antigo da biblioteca
A biblioteca fica localizada no endereço 755 Rue Saint-Jean. A rua Saint-Jean é uma das mais famosas na cidade de Quebec para os turistas, então se você for para a turismo certamente vai passar por ela. Vale dar uma esticadinha a mais no passeio para conhecer este local, que fica pouco mais de duas quadras após o portão da cidade murada se você se hospedar na parte histórica. Além da biblioteca ser linda e diferente, essa rua inteira é uma graça, parece de filme!

0 comentários:

Postar um comentário