sábado, dezembro 31, 2016

Retrospectiva 2016

. .


Ufa, terminou 2016! Que ano... muitas coisas aconteceram no contexto global e, assim como para mim, parece que para muitos o ano foi pessoalmente exaustivo. Isso se refletiu aqui no blog também, com uma diminuição expressiva de postagens (praticamente apenas os marcadores continuaram todas as semanas), e no meu tempo e disposição para leituras. Mas 2017 está iniciando e vamos torcer para que as energias se renovem neste novo ano, e que todos estejam cheios de gás para retomar as atividades!

Como sempre nas retrospectivas, gosto de trazer os posts mais acessados do ano pois eles dão uma visão interessante do blog. 
Neste ano os 10 posts mais acessados foram: 

3. Resenha: Cinderela chinesa
4. Resenha: Os pilares da terra
5. Marcadores da Semana #140: Os Bridgertons
6. Resenha: Desculpa se te chamo de amor
7. Como guardar marcadores
8. 5 livros bem avaliados no Skoob (e que você deve ler!) #9
9. Marcadores: Diário de um banana
10. Marcadores da Semana #121: Editora Underworld

Fico muito feliz de ver que um post feito no início deste ano se tornou o mais acessado do blog neste ano! Também, quem não gosta de umas dicas de filmes né? Outros (#2, #3, #4) já são velhos conhecidos do top, tendo aparecido em praticamente todos os anos anteriores. Gosto bastante desta lista pois dá uma ideia geral do que é buscado aqui, e boas ideias de postagens. Vou colocar como objetivo para 2017 a criação de mais posts nestes estilos :)

Já em relação aos livros lidos... como falei no Top 5: Melhores livros de 2016, foi um ano de poucas leituras (para os meus padrões). Li 19 livros neste ano, o que é bem abaixo do que vinha lendo. Também fiz bem menos resenhas e vocês vão ver que muitos livros já lidos ainda não apareceram por aqui. Na imagem abaixo tem todos os livros desse ano e a nota que eles receberam (como o Skoob não aceita meia estrela, arredondo para baixo quando necessário).
Destes, 12 tiveram resenha aqui no blog. Ainda pretendo fazer a resenha dos faltantes, mas agora que comecei a colocar as resenhas com fotos diferentes dos livros confesso que nem sempre tenho imaginação para tanto :)


Não fiz lista de metas no ano passado (ao menos não encontrei!) e ainda estou refletindo sobre o que quero para o próximo ano. Muitas coisas que colocava como meta acabava incluindo apenas para ter uma meta, e isso não adianta em nada porque não gera motivação para realizar. 2017 acredito que será um ano de reflexão e renascimento, um novo ciclo se iniciando. Então é o ano de revisar a vida, os planos, colocar fora o que não se quer mais, retomar os sonhos e iniciar novos caminhos.

Que 2017 seja um excelente ano para todos, com mais paz, compreensão, amor, muitas leituras e muuuuuuuitos marcadores :) Nos vemos no próximo ano!

Um comentário:

  1. 2016 foi um ano tenso para mim, mas consegui fazer boas leituras. Algumas foram muito boas, outras bem decepcionantes, quero ser um pouco mais seletiva nesse novo ano, e não ler só por ler, sabe?
    Espero ver muitas novidades por aqui em 2017! Beijos! :)
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir