quinta-feira, julho 07, 2016

Resenha: Bruxa da noite

. .



Sinopse: Com pais indiferentes, Iona Sheehan cresceu ansiando por carinho e aceitação. Com a avó materna, descobriu onde encontrar as duas coisas: numa terra de florestas exuberantes, lagos deslumbrantes e lendas centenárias – a Irlanda.
Mais precisamente no Condado de Mayo, onde o sangue e a magia de seus ancestrais atravessam gerações – e onde seu destino a espera. Iona chega à Irlanda sem nada além das orientações da avó, um otimismo sem fim e um talento inato para lidar com cavalos. Perto do encantador castelo onde ficará hospedada por uma semana, encontra a casa de seus primos Branna e Connor O’Dwyer, que a recebem de braços abertos em sua vida e em seu lar.
Quando arruma emprego nos estábulos locais, Iona conhece o dono do lugar, Boyle McGrath. Uma mistura de caubói, pirata e cavaleiro tribal, ele reúne três de suas maiores fantasias num único pacote.
Iona logo percebe que ali pode construir seu lar e ter a vida que sempre quis, mesmo que isso implique se apaixonar perdidamente pelo chefe. Mas as coisas não são tão perfeitas quanto parecem. Um antigo demônio que há muitos séculos ronda a família de Iona precisa ser derrotado.
Agora parentes e amigos vão brigar uns com os outros – e uns pelos outros – para manter viva a chama da esperança e do amor.

Bruxa da noite é o primeiro livro da trilogia Primos O'Dwyer, escrita por Nora Roberts.

Este foi o meu primeiro contato com um livro da mega-famosa escritora Nora Roberts e, apesar de toda a fama da autora, realmente não sabia muito o que esperar do seu estilo. Talvez a ansiedade por conhecer o que a fez tão famosa acabou por criar uma expectativa muito elevada em cima deste livro que, infelizmente, não correspondeu a todas as expectativas.

Começando pelos personagens, todos são adultos mas algumas vezes parecem adolescentes. Iona, a personagem principal, é daquelas que falam demais, tem a vida adulta indefinida, tem "defeitos" mas todos que a conhecem a adoram, o padrão que está na moda para esse tipo de personagem. Além disso se apaixona à primeira vista por um cara meio turrão ("uma mistura de caubói, pirata e cavaleiro tribal"), e isso acabou se tornando tão clichê para a idade dos personagens que cansou um pouco. Em alguns momentos Iona consegue sair do perfil de adolescente e se impor um pouco mais, porém foram poucos. 

Outro item que não me agradou foi o tempo gasto com romance em uma história que (eu acredito) deveria ser focada em magia e na aliança dos primos para combater Cabhan - ou vocês tem alguma impressão diferente ao ler a sinopse? Em boa parte do livro Iona vai sendo iniciada muito devagar nos feitiços e, de uma hora para outra, decidem que é agora ou nunca, tem que aprender tudo, fazer um plano e se juntarem para matar Cabhan. Durante todo o resto, o foco é no romance e na amizade entre os primos e amigos. Aliás, a parte tão esperada da luta deveria ter sido bem mais interessante do que foi. Uma cena corrida, com descrição rápida, um tanto confusa e que deixou aquela sensação de... acabou?

No lado positivo, a parte inicial do livro que narra o momento onde tudo começou (ano de 1263), ainda com a antepassada de Iona (Sorcha, a bruxa da noite) é bem interessante. A amizade apresentada entre os personagens também é bem construída, com a formação de novos vínculos, personalidades diferentes e resolução dos conflitos. E a escrita de Nora no geral é bem tranquila e simples. 
"- O amor não deveria ser difícil.
- Acho que você está errada. Acho que deveria ser a coisa mais difícil que há, porque aí não seria tão facilmente dado, tirado ou apenas perdido." (pág. 269)
Foi um livro que demorei para terminar e que não me cativou. Pode ser que ele seja um que sofra da síndrome do "primeiro livro", que muitas vezes acaba sendo mais enrolado por ter que criar todo o ambiente, apresentar os personagens e ainda deixar um gancho para os próximos. Quem já conhece e gosta da autora ou procura apenas um romance talvez tenha uma experiência melhor, mas para mim não passou de uma história regular.
2/5 - Regular
Mais informações:
Bruxa da noite
Título original: Dark witch
Autora: Nora Roberts
Editora: Arqueiro (Site | Twitter | Facebook)
Páginas: 320
Links: Skoob | Goodreads
Série: Primos O'Dwyer
#1. Bruxa da noite
#2. Feitiço da sombra
#3. Magia do sangue

0 comentários:

Postar um comentário