quinta-feira, fevereiro 11, 2016

Resenha: Casais inteligentes enriquecem juntos

. .



Sinopse: Um dos maiores detonadores de brigas entre o casal são as dificuldades financeiras. Faltou dinheiro para pagar as contas? A culpa recai sobre o parceiro esbanjador, que não quer nem saber se havia saldo no banco na hora de fazer alguma compra. Sobrou dinheiro no fim do mês? Em vez de comemorar, o casal pode arranjar mais um motivo de discussão sobre como investir ou gastar aquela quantia.
Para Gustavo Cerbasi, a causa desses desentendimentos é a falta de conversa sobre dinheiro entre o casal. Em geral, só se fala sobre o assunto quando a bomba já estourou. E, como não discute a questão a dois, a maioria não faz um orçamento, não guarda dinheiro para atingir suas metas (ou, pior ainda, cada um tem seu objetivo, que o outro não conhece), não tem planos para a manutenção de seu padrão de vida no futuro, toma decisões de compra sem refletir, investe mal o dinheiro que eles suaram tanto para ganhar. Tem jeito? Sim, é possível mudar se houver vontade e compromisso do casal, seja qual for seu orçamento. (...)
"Grande parte dos problemas de relacionamento entre marido e mulher começa no dinheiro - no excesso ou na falta dele. Quando a renda do casal não dá conta dos gastos do mês, o dia a dia tende a uma desagradável monotonia e qualquer proposta mais romântica que envolva gastos é cortada pela raiz." (pág. 15, introdução)
Apesar do título e da sinopse serem bem focados à vida financeira de um casal, esse livro pode (e deveria) ser lido por qualquer um. A primeira parte do livro me lembrou um pouco os livros de autoajuda com o trecho de "Horóscopo financeiro dos casais", que não passa de uma tentativa de "encaixar" o perfil de cada um do casal (poupador, desligado, financista, descontrolado, gastador) e fazer uma breve análise de como será a relação, ou de um teste de múltipla escolha para avaliar a capacidade de construir riqueza do casal, então considerem esta primeira parte - que é a menor das três que compõe o livro - apenas como uma breve introdução mais "solta" e foquem no assunto de forma mais séria a partir da segunda parte.

Meus conhecimentos sobre dinheiro e tudo o que ele envolve (taxas bancárias, juros, lucro líquido, investimentos, ações, etc) é extremamente básico, portanto este livro se transformou em uma excelente leitura. O autor consegue não só explicar bem os conceitos, inclusive com tabelas comparativas, como motiva o leitor a querer entender e buscar mais sobre o assunto. Ele consegue, com clareza, mostrar que com um mínimo a mais de conhecimento ou esforço uma mesma renda pode se transformar em saldos completamente diferentes a longo prazo. Gustavo defende uma ampla discussão de educação financeira desde a escola, o que deixaria muitas pessoas em uma situação de vida melhor se desde crianças tivessem consciência sobre seus gastos e crescimento financeiro de forma responsável.
"O planejamento financeiro tem um objetivo muito maior do que simplesmente não ficar no vermelho. Mais importante do que conquistar um padrão de vida é mantê-lo." (pág. 36)
Apesar de ter saído do livro com a impressão de que nunca vou ficar rica com a inflação que está acontecendo hoje (ou talvez não sejamos um casal tão inteligente assim!), foi uma leitura incentivadora e muito interessante. O autor questiona algumas premissas básicas que muitas pessoas tem, como a entrada em um financiamento para ter uma casa própria ao invés do pagamento de um aluguel, e com isso apresenta alguns debates e histórias ilustrativas bem interessantes. Por vezes (antes de iniciar a leitura) achei que o livro seria chato ou monótono, mas Gustavo sabe escrever bem e cativar o leitor. Esta edição que li é a especial de 10 anos, que possui um capítulo extra de guia para casais que estão se preparando para o casamento. Em resumo, recomendo bastante para quem quer iniciar no assunto e busca um equilíbrio ou desenvolvimento em suas finanças. 
Muito bom!
Mais informações:
Casais inteligentes enriquecem juntos
Título original: Casais inteligentes enriquecem juntos
Autor: Gustavo Cerbasi
Editora: Sextante (Site | Twitter | Facebook)
Páginas: 176
Links: Skoob | Goodreads 

Um comentário:

  1. Acho que cuidar da saúde financeira é muito importante. Eu sempre fui bem controlada com relação a esse assunto, mas é sempre bom aprender mais e ver novas possibilidades! Adorei a dica! Beijos! :)

    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir