quarta-feira, dezembro 30, 2015

Retrospectiva 2015

. .


Eba, é hora de retrospectiva! Vocês sabem que eu adoro essa época do ano né? Mal posso esperar pelo dia que passa o Globo Repórter especial! rs É a hora de colocar na balança tudo o que aconteceu, revisar se os objetivos foram atingidos ou se ainda fazem sentido, enfim, repensar a vida. Sei que isso deve ser feito todos os meses do ano e não só no final, mas essa virada de data dá um clima diferente para esse ritual todo. 


Uma das coisas que sempre gosto de ver são os posts mais acessados do ano (retirando as promoções) pois eles trazem uma visão interessante do blog. Aqui estão eles:

1. Série x Livro: Dexter
2. Resenha: Os pilares da terra
3. Resenha: Cinderela chinesa
4. Desafio de organização: Fevereiro (depois)
5. Como guardar marcadores
6. Marcadores: Diário de um banana
7. Resenha: Mago aprendiz
8. Resenha: Termine este livro
9. Resenha: Longe demais
10. Resenha: Desculpa se te chamo de amor


É surpreendente ver que alguns dos posts mais acessados este ano também apareceram no top da retrospectiva de 2013 e na de 2014, e normalmente nas primeiras posições. Um dia ainda descubro porque procuram tanto sobre a resenha de Os pilares da terra (que é um excelente livro, caso alguém não tenha lido ainda). Também gostei muito de ver em quinto o Como guardar marcadores, que achei bem legal de fazer e acredito que seja bem útil para os colecionadores.

Já em relação aos livros lidos, tive excelentes surpresas e algumas decepções. No geral foi um ano de livros muito bons, e estou concluindo o 35º livro do ano com uma escolha boa (Magnus Chase), mas esse vai ficar na lista do ano que vem. Na imagem abaixo tem todos os livros desse ano e a nota que eles receberam (como o Skoob não aceita meia estrela, arredondo para baixo quando necessário).

Destes, 32 tiveram resenha aqui no blog. Half bad irá aparecer no início desse próximo ano e li um mais técnico, que não fazia sentido incluir resenha por aqui (Scrum 360º). E espero que estejam curiosos para saber qual é o Top 10 de leituras do ano, porque essa lista vem na sexta! 

Ano passado fiz uma lista de metas, então vou aproveitar para fazer uma revisão do que foi cumprido ou não. Em itálico estão as metas e logo após os meus comentários.

Blog e marcadores
Postar ao menos três vezes por semana. Na maioria das semanas consegui, então vou considerar que foi 99% atingido.
Chegar a 4 mil curtidas no Facebook. Esse ficou longe ainda.
Catalogar ao menos 500 marcadores. Nem comecei! Sinceramente, foi algo que não vi muito sentido no passar do ano.
Finalizar as postagens sobre a viagem para Ushuaia, El Calafate e ao menos iniciar outra. Concluí as sobre Ushuaia e iniciei Viena. El Calafate vai ficar para depois mesmo.
- Ler mais de 40 livros no ano. Nope, parei no 35º. Mas também foi uma meta que não vi sentido ao longo do ano, ler só por quantidade não faz o meu estilo.
Ler ao menos três livros de assuntos diversos, para estudo ou aperfeiçoamento pessoal. Li dois (Scrum 360 e Vida Organizada) e estou lendo o terceiro (Casais inteligentes enriquecem juntos). Como sempre, meu problema foi só falta de prioridade para esse tipo de livro mesmo.
Escrever três textos sobre assuntos diversos. Pelo que me lembro escrevi só um (Eu sou otimista, mas...).

Pessoais
Colocar aparelho. Depois de mais de 10 anos enrolando, será que esse ano vai?. Fooooooi! E nem incomoda tanto, não sei porque tanta enrolação nesses últimos anos. Só confesso que me sinto bem mais feia com esse negócio nos dentes, ainda bem que é temporário!
Finalizar meu ponto-cruz do Garfield. Nem encostei nele novamente.
Participar do Desafio de Organização do Vida OrganizadaGostaria de ter participado, mas o desafio foi descontinuado em março.
Viajar para fora do Brasil. Feito, e bem mais do que esperava. Conheci Viena, Budapeste, Praga, Cracóvia e Varsóvia!
Manter a rotina de fazer exercícios duas vezes por semana, por pelo menos quatro meses. Feito! O pilates continua a mil e me ajudando a não ter mais dores na lombar com frequência. 20 e poucos anos e com dor é brabo né?
Reformar o quarto. Foi no finalzinho do ano mas também foi completo.

Ufa! Foi uma retrospectiva grande não é? Agora é hora de sentar e começar a planejar o ano que vem para o blog, que terá algumas mudanças! E como foi a retrospectiva de vocês, chegaram a fazer alguma? Eu sempre recomendo, tem resultados positivos ;)

7 comentários:

  1. Oi, Tami. Um ano muito bom para o Blog, com muitos posts bem legais e acessados, retribuição dos leitores e ótimas leituras. Entre os posts expostos, os meus favoritos foram Desafio de organização: Fevereiro (depois), Como guardar marcadores e Resenha: Termine este livro. Suas leituras foram bem proveitosas, me interessei por Poder, FanGirl, Como eu era antes de você, Caixa de Pássaros, Inocência?, Nós, Lugares Escuros, João e Maria e Half Bad.

    ResponderExcluir
  2. Af Tami, nem me fale em retrospectiva, a minha se for fazer vai dar nota zero kkkkk.
    Você fez bastante coisas mesmo. Eu não conhecia nenhum desses posts mais acessados, na verdade eu nunca imaginar ir procurar kkk

    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Tami, é muito legal ver essas retrospectivas. Ver tudo de mais importante que aconteceu durante o ano, é muito prazeroso.
    Dos posts mais acessados, acredito que "Como guardar marcadores" é realmente muito interessante, pois eu já acessei ele e foi de grande ajuda para mim, mesmo que ainda tenha poucos marcadores.
    Enfim, adorei tudo! E da próxima vez, quero ir com você viajar para fora do país, viu? Hahá!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  4. Tami!
    Difícil de fazer retrospectiva, comigo nunca dá certo, então nem me arrisco.
    Mas... adoro ler e ver as das pessoas e da televisão.
    O que gosto de fazer é tipo um balanço das coisas que me aconteceram e dos livros lidos e só...
    Gostei da dica de guardar os marcadores, como tenho uma infinidade, guarde em caixas e baldes mesmo.
    Parabéns por atingir a maioria das suas metas e espero que as de 2016 também sejam alcançadas.
    Desejo um 2016 carregado de saúde, realizações e muito sucesso em tudo que empreender.
    “O Ano Novo começa literalmente quando nos desprendemos dos velhos vícios que carregamos dentro de nossos corações.Façamos do dia primeiro de janeiro um dia de libertação e começo de uma vida de superação e busca por dias melhores.” (Alison Aparecido Ferreira)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Tami! Acabei de olhar minha meta no skoob e li 56 livros de 70, desses aqui só li Como eu era antes de você, várias desses já estão na lista de leituras pra 2016.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Que bacana a sua retrospectiva, infelizmente esse ano li menos que ano passado, ano passado conclui com 44, esse ano estou no 25.. :/ vou fazer de tudo pra que ano que vem isso mude...rsrs
    Mas eu tbm estou fechando com um ótimo livro, Mago e vidro, quarto livro da saga A torre negra do Stephen King *-*

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Acho que o ano deve ter sido muito bom para o blog então! Que em 2016 melhore ainda mais. Gostei das suas leituras e li alguns deles. Esse ano consegui ler 92, me surpreendi haha
    Beijos e feliz ano novo!

    ResponderExcluir