quarta-feira, novembro 04, 2015

Sobre séries: Narcos

. .


Narcos (palavra em espanhol para narcotraficantes) é a mais recente série e aposta do Netflix. Ela conta a história de Pablo Escobar, um traficante colombiano considerado o maior e mais brutal traficante da história. No seu auge, foi uma das pessoas mais ricas do mundo.

Os episódios da primeira temporada foram disponibilizados no dia 28 de agosto e conta desde o início da vida de Pablo como um "simples" contrabandista - mas já com boa parte da polícia nas suas mãos -, seu auge como traficante com exportações diárias para os Estados Unidos de toneladas de cocaína, até a sua ida para a prisão (que, ops, ele mesmo construiu). 

A série me pegou desde os primeiros episódios e vai agradar muito quem gosta de ver esses jogos políticos como acontecem em House of Cards. Não dá para negar que Pablo era uma pessoa extremamente calculista e ciente de seu poder sobre todo o país. Conhecia muito pouco sobre a vida do traficante e fiquei impressionada com a sua influência na história da Colômbia e dos Estados Unidos - já que, em grande parte graças a ele, a cocaína se tornou um produto extremamente fácil de ser comprado. 
Wagner Moura apenas confirma o que muitos já sabiam: é um excelente ator. Vi algumas críticas ao seu espanhol (e realmente tem uma ou outra escorregada no sotaque), mas faz uma atuação excelente e que em nada lembra seus outros personagens. Pedro Pascal (o Oberyn de Game of Thrones) e Boyd Holbrook (esse não lembro de ter visto antes) também fazem ótimos papéis como os principais policiais do DEA (agência anti-drogras norteamericana) na Colômbia, que estão sempre atrás de Pablo. 

Uma série da Netflix, sobre tráfico e pessoas com muito dinheiro: acredito que seja óbvio para a maioria que a história tem muitas cenas violentas e de sexo, mas é sempre bom relembrar. Não acho que uma pessoa muito jovem vá se interessar pela série, mas fica a informação que a classificação é de 16 anos (e eu considero que deveria ser 18, mas nunca entendo essas classificações mesmo!).
No início de cada episódio vem o aviso de que a série é "inspirada em eventos reais, porém alguns personagens e fatos são fictícios e qualquer semelhança com a realidade é coincidência e não intencional". Contudo em muitas situações são exibidas imagens reais da época, então é complicado para o espectador saber até que ponto cada situação aconteceu como o mostrado. Os grandes fatos da história estão todos representados na série, porém caso alguém queira algo mais biográfico sugiro que procure em outros locais. Logo abaixo deixo a dica de três livros sobre Pablo. Além disso existe a série de 74 episódios "Pablo Escobar: o senhor do tráfico", que parece ser mais fiel e completa.

A segunda temporada da série já foi confirmada para 2016. Pela situação em que acabou a primeira, acredito que a próxima seja a última. Recomendo muito a série.

Para ler
Alguns livros sobre a vida do traficante.
Você pode gostar se gostou de 
  • House of Cards: pelo jogo de político e de poder, de pessoas que fazem tudo o que for preciso para chegar ao topo.
Trailer

9 comentários:

  1. Tami!
    Gostaria de ter acompanhado a primeira temporada, depois vou ver se consigo assistir ainda porque gosto dos jogos políticos e tudo que envolve a malidicência do narco tráfico.
    Sem contar que tem Wagner Moura que gosto muito.
    “Reflexão de Lavoisier ao descobrir que lhe haviam roubado a carteira: nada se perde, tudo muda de dono.”(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  2. Essa série é uma das melhores que já assisti. Netflix sempre com suas melhores séries...

    www.geracaoselfie.blog.br

    ResponderExcluir
  3. Oie Tami =)

    Apesar de estar sendo super bem falada confesso que não tenho muita curiosidade em assistir a essa série. Talvez eu veja um ou dois episódios para ver se mudo de ideia rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  4. Olá Tami!
    Eu adorei a série! Assisti tudo em um final de semana :)
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir
  5. Já tinha ouvido falar dessa série e achei interessante, também gosto de jogos políticos. Já está na minha lista!

    ResponderExcluir
  6. Séries, em geral, me dão muuuuuuuuita preguiça, mas essa parece que se supera. Eu vim ler seu post pra pelo menos saber mais um pouquinho, mas ainda assim, não assistiria. Ainda mais sabendo que tem muitas cenas violentas e de sexo!

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Tami, gostei muito da resenha sem spoiler! hahaha Porque comecei a ver a série e adorei, mas me deu dó de terminar tudo de uma vez, daí parei no episódio 6, então ainda tem mais quatro pra ver quando der na telha! :) Gostei muito da atuação do Wagner, mas o Pedro Pascal que é o dono do meu coração! <3

    Beeijos, Paola
    uma-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gostei da descrição da serie, mas como fala sobre uma biografia prefiro assistir um episodio primeiro, para depois falar se eu gostei ou não. Mas deve ser boa pelo que li a resenha.Também não conheço muito sobre a vida dele, e seria interessante saber mais.

    ResponderExcluir
  9. Nao estou vendo muitas séries ultimamente, nem as que já acompanho to vendo... :(
    A única que to acompanhando e que nao deixo de acompanhar é The Walking Dead.. hahahahha
    Mas tem várias outras q eu já acompanho que vou ver se arrumo um tempo pra ver, mas em relação a essa, parece bacana, depois vou ver se vejo alguns episodios.

    ResponderExcluir