sexta-feira, outubro 02, 2015

Top 5: Livros terror/horror/suspense

. .


Neste mês das bruxas resolvi participar de uma ação bem legal que os blogs Pausa para um livro e Guilda dos leitores estão fazendo junto com a editora Darkside. Serão cinco Top 5 (um a cada sexta-feira do mês) com o tema de Halloween. 

O tema de hoje são livros de terror/horror/suspense. Suspense já li um bocado, mas terror e horror são novos para mim. Os conceitos de terror e horror são bem similares - e na verdade em cada lugar que a gente pesquisa aparece uma definição diferente - mas no geral é consenso que o gênero de terror é aquele que te causa o medo, a ânsia de que algo horrível vai acontecer (daí a palavra terrorista). Já o horror é aquilo que te causa repulsa, que a gente lê ou assiste e depois tem vontade de nunca mais pensar na cena. Notaram como são coisas normalmente muito próximas? As vezes fica até difícil de definir!

Mas vamos ao que interessa, conhecer os cinco livros escolhidos. Todos já tiveram resenha aqui no blog e é só clicar nos títulos para ler. E se vocês fizerem um post parecido, deixem nos comentários que também quero conferir e pegar umas dicas!

Caixa de pássaros
O livro que mais me deu medo até hoje! Muito bem escrito, suspense e terror a todo o momento. Chegou até a dar uns pesadelos com a história. Quem gosta do estilo precisa ler!
"Ela não consegue mexer as pernas. Não consegue correr para dentro. Algo tocou seu ombro e ela não sabe o que foi.
As vozes dos pássaros não soam mais de forma adorável. Parecem o que Tom quer que sejam.
Um alarme." (pág. 167)
Iluminadas
Serial killer e viagem no tempo, a combinação para o crime perfeito. O livro peca em algumas explicações mas nos apresenta uma trama original que merece ser lida.
"Gostaria de tentar matá-los primeiro e então voltar e encontrá-los antes, quando eram inocentes quanto ao que se abateria sobre eles. Desse jeito, poderá conversar educadamente com eles, quando eram mais amáveis, preparando-os para o que já lhes fez, com a imagem de suas mortes rodando dentro da cabeça. Uma caça às avessas, para tornar as coisas mais interessantes." (pág. 203)
A garota silenciosa
Esse é o mais leve da lista, muito mais para o lado de suspense e investigação do que qualquer outro assunto. Primeiro livro da Tess que li e achei excelente, daqueles de não querer largar até descobrir quem é o assassino. 
"- (...) A justiça não é tão precisa quanto uma experiência científica. Às vezes é confusa, e os fatos só confundem você ainda mais.
- Eu devia ter mentido, então?
- Só não esqueça quem são os verdadeiros bandidos." (pág. 48)

Um dos primeiros do estilo que li, e ainda considero espetacular. O início é um pouco demorado, mas o livro vale muito a pena. Já teve filme porém não faz jus ao clima que o livro apresenta. Como falei na resenha, quais outros livros vocês conhecem que dizem o clímax já na sinopse e mesmo assim são tão surpreendentes?
"Os filhos? Eles podem nos dar muitos desgostos, para começo de conversa. Eles podem nos envergonhar, podem nos levar a falência e eu posso dar meu testemunho pessoal de que são capazes de nos fazer desejar nunca termos nascido." (pág. 238)

Dark House
Um terror/suspense um pouco mais light, com umas pitadas de romance adolescente junto. Mesmo assim tem uma trama bem legal e vai agradar quem quer iniciar no gênero sem cair de cabeça em algo muito pesado.
"- Bem, estou com medo, tá?
- E daí? Precisamos que esteja com medo!
E daí? O que ele queria dizer com "e daí?" Dei a ele um olhar feio, o mais amargo que pude, e disse:
- Por que preciso estar? Como você não está com medo?
- Porque acho a vida mais assustadora do que a morte" (pág. 252)

11 comentários:

  1. Li Caixa de Pássaros um dia desses, e QUE LIVRO!!! Amei mesmo! Eu me interessei por esse Iluminadas, por isso que estou participando do top desse mês... fiquei curiosa com o fato do assassino poder viajar no tempo. "A garota silenciosa" eu li, graças ao teu blog, rs - pq ganhei no top - e é muito incrível. "Precisamos falar sobre o Kevin" é um que está na minha lista há tempos. Tenho certeza de que vou gostar da história. Não assisti o filme, quero ler o livro antes. Eu li a tua resenha de "Dark Horse" e a história me interessou, mas também fiquei meio desanimada com a questão do romance no meio.
    Enfim, eu ~acho~ que já li livros desses gêneros; o que eu mais gosto é de suspense <333 E os de terror/horror: adoro Stephen King, mwahahahahha.
    Bjssss!

    ResponderExcluir
  2. Bom, dos livros citados por você ainda não li nem um, mas me interesso por quase todos os livros relacionados o tema desse top 5, então não é novidade nem uma eu ter me interessado por quase todos os livros citados por você haha.

    ResponderExcluir
  3. Amo livros de terror. Adorei as dicas e com certeza vou querer ler todos. Caixa de Pássaros desde o lançamento que estou querendo ler, estou louca para ler, parece ser ótimo.

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Estou em uma fase que venho lendo bastante terror/suspense. Não tem como não gostar desses gêneros. Desses citados li apenas Caixa de Pássaros, e mesmo não tendo amado o final (mesmo ele sendo bem condizente com a história), gostei muito do livro. Devorei cada página, teve um suspense muito bom, me deixava aflita com o que ia acontecer, li super rápido. Enfim, amei, uma das melhores leituras do ano. Iluminadas e Dark House, estão na minha listinha, vi alguns comentários sobre eles e parecem ser muito bons. Não tinha ouvido falar de A Garota Silenciosa, e parece ter um suspense bem legal também. Precisamos falar sobre o Kevin me deixa um pouco receosa, pois os comentários se dividem muito sobre ele. Mas quem sabe uma hora não dou uma oportunidade, e tiro minhas próprias conclusões.
    Bjjs

    ResponderExcluir
  5. Dark House não me chama muito a atenção devido a resenhas nem tão positivas que já vi, tenho muita curiosidade em relação a Caixa de Pássaros devido aos elogios, mas não criei coragem de ler ainda.

    Blog: Dei um Jeito

    ResponderExcluir
  6. Oi,um dos meus gêneros favoritos é o suspense.E em geral são livros que leio bem rápido.
    Infelismente não li nenhum livro que nos mostrou. E para mim também é uma novidade ler algum livro de terror. Só li até hoje A Estrada da Noite...
    Tenho muita vontade de ler Precisamos Falar sobre o Kevin e A Garota Silenciosa.
    Parecem ser ótimos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Tami!!!
    Adoro os gêneros de terror, suspense e thriller...
    Apesar de que sou meio novo neles, mas já adorei o que li até agora.
    Quero muito ler Iluminadas e Dark House.
    Já li Caixa de Pássaros e amei!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Tami! Não costumo ler livros de terror, apesar de me interessar em lê-los algum dia. Os suspenses são meus queridinhos, além das distopias. Dos livros que você citou, não li nenhum. Mas, Caixa de Pássaros me encanta desde seu título, passando por sua bela capa e encerrando com sua estória cativante. Outro interessante é Dark House. P.S.: Essa ação está sendo ótima, já obtive várias dicas com ela.

    ResponderExcluir
  9. Gente, to morrendo de vontade de ler A caixa de pássaros! Esse livro tem cara de ser daqueles que nos levam completamente para dentro da história. Dark House apesar de aparentar ser mais leve, tbm me da vontade de ler ^^

    ResponderExcluir
  10. Eu sou doido com esse gênero, pra mim sao os melhores livros e filmes *-*
    Quem nao gosta de um suspense né, o suspense prende o leitor e dificil largar o livro até chegar ao final, já li muito esse tipo, terror/horror/suspense, inclusive comece a ler A torre negra do grande mestre Stephen King *-*

    ResponderExcluir
  11. Tami!
    Adorei a escolha dos seus livros.
    Optei por selecionar os livros nacionais que estão vindo fortes nesse estilo.
    “A gratidão é o único tesouro dos humildes.”(William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir