quinta-feira, outubro 29, 2015

Resenha: Predestinadas

. .


Predestinadas é o último livro da trilogia "As crônicas das irmãs bruxas" de Jessica Spotswood. Esta resenha contém spoilers dos livros anteriores.


Após a traição de Maura, Cate segue com a pressão da profecia sobre a sua cabeça e se sentindo sozinha, sem a pessoa que ela considerava como seu maior apoio. Quando ela perde o controle em público e se torna a bruxa mais procurada da Nova Inglaterra, precisa cuidar para não ser encontrada ao mesmo tempo em que protege suas irmãs e o restante da cidade das artimanhas da nova líder da Irmandade.
"Abandono Maura no meio do redemoinho de neve e de gelo. Se eu olhar para o rosto dissimulado dela por mais um minuto, não serei responsável pelas minhas ações." (pág. 9)
Realmente não sei o que aconteceu comigo ou com a série. O primeiro livro foi excelente, me fez chorar e torcer muito pelas irmãs. O segundo foi mais ou menos mas ainda teve algo impactante. O terceiro... infelizmente me decepcionou um pouco.

Achei a história corrida, com muitas cenas importantes sendo descritas superficialmente e coisas mais banais ocupando espaço. Toda a preparação da história para o oráculo, que iria fazer uma grande diferença na vida das bruxas, nem foi um grande destaque. 

O grande desfecho da história, que realmente modifica toda a visão da sociedade sobre as bruxas e desenrola a profecia da vida das irmãs, o grande suspense da trilogia, se desenrola em dois capítulos. DOIS. Os outros vinte são a preparação para isso. Será que a autora não achou que toda essa explicação e clímax merecia algo mais bem detalhado, para prender o leitor?
Capa nacional / capa original
Inez, que é uma personagem forte, deveria ter mais destaque na trama. Ela é a cabeça por trás de grandes acontecimentos, mas aparece pouco para a sua importância. Finn, tão querido e importante em outros momentos, acabou bem apagado também. 

Um ponto a ser destacado são as reuniões da Resistência, especialmente as discussões conservadoras entre Alistair Merriweather e o restante das mulheres. Retrata de forma interessante a visão da época por uma pessoa que, a princípio, deveria ser progressista. Em algumas situações chega até a ser cômico!
"É raro que alguém com poder de verdade queira compartilhá-lo." (pág. 51)
Não é um livro ruim, quem gostou muito dos dois primeiros provavelmente vai gostar desse. Tem a mesma escrita fácil, os personagens queridos e o clima de luta das bruxas. Porém me decepcionou pois esperava um desfecho muito bom para essa história, visto que adorei o primeiro, mas parece que a autora perdeu um pouco a mão. Não sei se fui só eu que achou isso, porque vejo muitas resenhas excelentes em relação a ele. No meu ponto de vista a série merecia um desfecho muito melhor.

Você pode gostar se também gostou de: Sob o céu do nunca
2/5 - Razoável
Mais informações:
Predestinadas
Título original: Sister's Fate
Autora: Jessica Spotswood
Editora: Arqueiro (Site | Twitter | Facebook)
Páginas: 288
Links: Skoob | Goodreads
Série: As crônicas das irmãs bruxas
#3. Predestinadas 

7 comentários:

  1. Que pena que o último livro da série não tenha te surpreendido. Como nem li o primeiro livro ainda,não posso opinar muito. Mas assim que der vou lê-los. ;)

    ResponderExcluir
  2. Tami, não li a resenha por completa devido aos spoilers. Bom, eu estou bem curioso para ler As Crônicas das irmãs Bruxas, possuo Enfeitiçadas, mas desejo comprar Amaldiçoadas antes de começar a leitura, a proposta de irmãs bruxas para cada livro me encanta bastante, um teor mágico e fantasioso me cativou desde o começo do livro, sem falar, que as capas são lindas. Espero que não me decepcione.

    ResponderExcluir
  3. Ainda nao li nenhum dos livros dessa série, eu gostei das resenhas que vi dos primeiros livros e ja fiquei interessado em ler, é uma pena quando uma serie que gostamos e esperamos que tenha um desfecho bacana acaba nos decepcionando né, mas ainda quero ler a série :D

    ResponderExcluir
  4. Nossa Tamy!
    Tenho tanta vontade de ler essa série e fiquei triste com sua avaliação razoável...
    Mas entendi que um desfecho melhor, seria apreciável.
    “Tudo é precioso para aquele que foi, por muito tempo, privado de tudo.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  5. Oi Tami!!!
    Realmente é péssimo quando você se empolga tanto com uma série e justo nos últimos volumes, que a gente espera que a história deslanche e tenha impacto, o clima se quebra por não ser o que esperávamos...
    Pior que tinha altas expectativas com essa série pois adoro livros de magia e bruxos, mas agora nem sei o
    que fazer kkk
    Acho que vou dar uma chance pro primeiro e se gostar continuo, mesmo já imaginando o desastre do terceiro...
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Oiiiii, te entendo, é horrível quando nos decepcionamos com os livros, nos deixa muito triste. Nunca tinha ouvido falar dessa trilogia, não me interessei, o gênero não me agrada :(

    BEijinhos

    http://coruujando.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  7. Eu quero muito ler essa série As Crônicas das Irmãs Bruxas, além das capas serem lindas a história parece ser muito boa, sua resenha está muito boa pretendo começar a ler a série em breve.

    ResponderExcluir