quarta-feira, outubro 14, 2015

Resenha: Lugares escuros

. .


Libby Day é a única sobrevivente de um massacre que matou sua mãe e duas irmãs, e o acusado pelo crime foi seu irmão Ben. Apesar de ter apenas sete anos Libby foi a principal testemunha do caso, que condenou seu irmão à prisão perpétua. Mais de vinte anos depois, Libby se transformou em uma mulher sem controle de sua vida pessoal e financeira e, quando lhe oferecem a oportunidade de utilizar seu conhecimento sobre o caso para auxiliar um grupo de curiosos em troca de dinheiro, ela aceita. Porém neste grupo todos tem certeza de que Ben não matou sua família, e quando começam a interrogá-la Libby inicia uma volta ao seu passado para tentar desvendar esse mistério.
"Eu tenho uma maldade dentro de mim, tão real quanto um órgão. Corte a minha barriga e talvez ela escorra para fora, viscosa e escura, e caia no chão para que você possa pisar nela. É o sangue dos Day. Há algo de errado com ele." (pág. 7, primeiras linhas)
É o primeiro livro da autora que leio, mas já conhecia um pouco do seu estilo pelo filme Garota Exemplar. Narrado por três personagens, vamos intercalando as descobertas de Libby nos dias atuais com as de Patty (a mãe) e Ben no dia do crime. Com muitas reviravoltas e personagens que não geram simpatia, novamente temos uma trama bem escrita e cheia de detalhes que vão nos fazendo mudar de ideia a cada capítulo. 

Libby é uma mulher que cresceu sem trabalhar, dependendo apenas do dinheiro de doações que as pessoas faziam para ela em solidariedade ao que havia acontecido. Não sei que tipo de trauma um acontecimento destes pode causar em uma pessoa, mas a personagem é desequilibrada. Ao mesmo tempo em que posa como vítima, tenta ser uma mulher forte. Tem muitas atitudes que demonstram que não amadureceu como deveria, e o fato de não se importar em usar essa tragédia como forma de ganhar dinheiro é simplesmente mesquinho. É uma personagem complexa, mas não consegui gostar dela, acho que faltou algum ponto para que pudéssemos entender melhor suas motivações.

Ben foi outro que demorei a entender. Ele se tornou um adolescente revoltado, que adorava o Diabo e era completamente besta por sua namorada, que o xingava e rebaixava a cada oportunidade. Foi outro personagem que não consegui entender como se transformou nesse tipo de pessoa (seria apenas culpa do pai bêbado?) e acho que isso também me afetou na leitura. Eu sou o tipo de leitora que precisa entender exatamente porque os personagens são como são, e acho que faltou uma explicação mais convincente.
Capa nacional / capa original
Apesar da capa nacional ser relacionada ao filme ficou bem interessante, até mais do que a capa original. A edição está boa, diagramação padrão da editora, mas encontrei alguns problemas de revisão que incomodaram, frases que simplesmente não faziam sentido como em "Mas ainda não conseguia enfiar isso funcionar em minha cabeça". Cortou um pouquinho o clima. 

A trama foi muito bem trabalhada para que surpreendesse o leitor na sua resolução. A autora conseguiu construir uma história plausível e bem amarrada. Não é um livro recomendado para jovens pois possui algumas cenas bem fortes, além de personagens que de bom exemplo não tem nada. É uma história de suspense/investigação mas envolve muito drama e conflitos psicológicos dos personagens.
"Fui lá supondo que eles seriam como as pessoas costumavam ser: poderiam querer me ajudar, cuidar de mim, resolver meus problemas. Em vez disso, debocharam de mim. Era realmente tão fácil me perturbar? Eu era mesmo tão frágil?" (pág. 46)
Reconheço todos os méritos do livro e realmente achei uma história boa, mas faltou alguma coisa para que realmente me pegasse. Talvez um personagem mais marcante, menos troca de ponto de vista entre um capítulo e outro, ou motivações melhores, realmente não sei.  Gostei e recomendo, mas não foi aquele tipo de livro que fiquei sem conseguir largar.
3/5 - Gostei
Mais informações:
Lugares escuros
Título original: Dark places
Autora: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca (Site | Twitter | Facebook)
Páginas: 352
Links: Skoob | Goodreads 

8 comentários:

  1. Olá, Tami. É inegável a minha vontade de ler algo da autora Gillian Flynn, principalmente o livro Objetos Cortantes. Mas, enquanto este dia não chego, fio admirando suas resenhas sobre respectivos livros. Lugares Escuros me intrigou com a história perturbadora que a protagonista sofrera, no passado. Mas, o que mais me intrigou foi para descobri se Ben é o autor do crime, ou não. Fiquei super curioso. Desejo esta leitura.

    ResponderExcluir
  2. Oiiii, achei bem legal a sinopse, me interessou bastante.
    Percebi que vc é como eu, não gosta de erros de edição, odeio ver palavras faltando letras, ausência de pontuação e tudo mais, acho que perdemos o tesão pela leitura..


    Beijinhos.

    http://coruujando.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  3. Oie,pena que os personagens nào tenham sido tão convincentes...
    E a trama no geral parece bem interessante.
    Livros investigativos sempre chamam a minha atenção.

    Mesmo tendo alguns probleminhas,gostaria de lê-lo. :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Tami!!!
    Até hoje não tive a oportunidade de ler algo da Gillian Flynn (desculpa velha kkk)
    Adoro esse estilo de livro com suspense, policial e até meio thriller.
    O primeiro livro que quero ler dela é Garota Exemplar.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Tami!
    Um enredo que envolve: "suspense/investigação mas envolve muito drama e conflitos psicológicos dos personagens." já me conquista de primeira.
    Mesmo faltando um 'tchan', gostaria de apreciar a leitura porque gosto dos thrillers psicológicos com pitada de drama.
    “A gratidão é o único tesouro dos humildes.”(William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  6. Também só assisti o filme do livro dela, Garota Exemplar e pelo que você falou a personalidade dos personagens são parecidos, há muitas cenas fortes, a protagonista é desequilibrada. Acho que não vou gostar tanto, nem o filme eu gostei muito e por isso acho que também não vou gostar muito desse.

    ResponderExcluir
  7. Bom, ainda não li nem um livro da Gillian Flynn, mas quero muito ler Garota Exemplar, já vi muitos comentários positivos referentes a esse livro e ele parece ser muito bom, acredito que quando eu ler, irei gostar.
    Sua resenha está muito boa, e que pena que os personagens do livros não conseguiram te cativar muito.

    ResponderExcluir
  8. Da autora eu já li Garota exemplar e Objetos cortantes, eu adorei os dois, Garota exemplar foi o primeiro que li e UAU, achei que foi incrivel, Esse livro Lugares escuros acredita que ganhei de cortesia no Skoob ♥
    Ele eu ainda nao li, mas como é um gênero que curto muito, esse do misterio e investigação nao vai demorar pra eu encaixar ele em minhas leituras.

    ResponderExcluir