quinta-feira, outubro 22, 2015

Resenha: João e Maria

. .


É difícil falar de um conto clássico pois acredito que todos conheçam a história e como ela se desenrola. Então vamos pular essa parte.

Sinceramente não vi grandes diferenças na história contada por Gaiman e a que conhecia dos livros infantis. Poderia ter o nome dele ali ou não, duvido que alguém tenha sentido qualquer diferença. Isso me decepcionou um pouco pois acreditava que o conto seria apresentado com uma forma diferente e não encontrei nada que trouxesse uma novidade.

O livro, contudo, achei que ficou bem interessante. Claramente voltado para adultos, os desenhos são apenas em preto e branco e no estilo de sombras, o que deixa tudo um tanto mais sombrio. Tive que parar para observar melhor as ilustrações ao final da leitura pois em uma passada rápida é fácil achar confuso e não entender bem os desenhos. 

Capa dura e uma boa letra transformaram esse livro bem pequeno (apenas 56 páginas, a maioria de imagens) em um presente interessante para quem gosta do clássico. O maior destaque do livro, para mim, foram as duas páginas no final que relatam como - provavelmente - nasceu o conto, as adaptações feitas pelos Irmãos Grimm, algumas diferenças nas histórias existentes, seu possível contexto histórico e outras informações do gênero. Adorei esta parte!

É um conto de leitura super rápida e que traz um visual diferente do que costumamos ver nos livros infantis. O nome de Gaiman na capa certamente trará muito mais leitores do que o normal para o estilo, mas não considero imperdível - porém é uma edição bonita para se ter na estante.
3/5 - Gostei
Mais informações:
João e Maria
Título original: Hansel and Gretel
Autores: Neil Gaiman, Lorenzo Mattotti
Editora: Intrínseca (Site | Twitter | Facebook)
Páginas: 56
Links: Skoob | Goodreads 

6 comentários:

  1. Oi Tami!!!
    MEU DEUS!!! Que livro lindo!! A Intrínseca arrasou na edição, com ilustrações e de capa-dura!!
    Nunca li nada do Neil Gaiman (vergonha), mas claro que conheço kkk Pretendo comprar Coraline e Stardust, pois os filmes estão nos meus preferidos e os livros devem ser melhores ainda...
    Pena que a história ficou a mesma e não conteve toques do autor (achei que seria tipo uma releitura mais sombria)
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Tami, esta edição de João e Maria não poderia ser mais encantadora, capa dura, capa maravilhosa e ilustrações muito bem feitas. O que me decepciona mesmo é que estava bem animado com a leitura, mas é frustrante saber que a história continua, quase, intacta. Desejava um lado mais osmbrio, que não ficasse apenas nas ilustrações.

    ResponderExcluir
  3. Que coisa linda, nunca li o conto João e Maria, me apaixonaria se tivesse esse na minha estante, muita fofura.

    O livro fisicamente é perfeito, essa imagem que você nos mostra e sua capa dura, fico imaginando como deve ser ele por inteiro *...*


    Beijinhos

    http://coruujando.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  4. Está linda a edição desse livro, foi super caprichado na diagramação dele, realmente as imagens ilustradas ficaram com um ar sombrio, mas que pena que não teve mudanças entre a história que sempre foi contada com a desse livro, achei que seria uma releitura de João e Maria, nesse caso, também me decepcionaria com o livro, pois esperaria mais.
    Sua resenha está muito boa.

    ResponderExcluir
  5. Nunca li o conto de João e Maria, porém seu a história. O que me chamou a atenção nesse livro foi a capa e as imagens, que estão sombriamente maravilhosas. Por tudo isso dá para presumir que a história vai ser mais assustadora e diferente e é decepcionante que não seja. Com certeza não lerei.

    ResponderExcluir
  6. Está edição esta linda demais!!
    Eu adoro essas releituras dos contos, acho super interessante e adoro um livro desse tipo com uma pegada mais adulta rsrs

    ResponderExcluir