sexta-feira, setembro 04, 2015

Minhas experiências com o Airbnb

. .


O Airbnb é um site de aluguel de hospedagens (casas/apartamentos/quartos) que cresceu muito nos últimos anos e é sempre uma das nossas opções de pesquisa para a hospedagem nas viagens. Diferente de outros, ele propõe algo um pouco mais pessoal, com contato entre a pessoa que vai alugar e a que está alugando para não ficar aquela imparcialidade de um simples "site de aluguéis". O lema é "Sinta-se em casa".

Já aluguei diferentes locais, em diferentes cidades e todas as minhas experiências foram positivas - inclusive quando precisei cancelar uma das reservas. Minha ideia aqui é mostrar um pouco das experiências que tive, porque sei que a primeira reserva sempre dá um friozinho na barriga. As acomodações estão todas com o link, a data da viagem e um pouco sobre a nossa experiência (nunca fui sozinha). Irei atualizando a cada nova viagem, e os relatos estão em ordem cronológica.

Aproveitando, caso queiram dar uma ajudinha, se cadastrando por esse link vocês ganham 87 reais de crédito para a primeira viagem (e se viajarem, eu também ganho!): Airbnb

Perfil dos viajantes:
Vocês irão perceber que a maioria dos apartamentos que cito aqui são simples. No site existem vários e vários tipos, dos mais simples até os mais luxuosos. Quando vamos alugar uma hospedagem para a viagem, procuramos simplesmente por um bom preço e boa localização - preciso apenas de uma cama razoavelmente confortável e um banheiro bom para me sentir bem! Então caso seja um viajante um pouco mais criterioso, ou que goste de mais conforto, talvez esses locais indicados não sejam exatamente o que você procura. É tudo questão de perfil.

Rio de Janeiro (Brasil)
Data da viagem: abril/13
A primeira experiência que tivemos foi no Rio de Janeiro, como uma alternativa aos preços super caros de Copacabana e de qualquer local turístico em geral. Ficamos um pouco receosos no início pois alugamos apenas um quarto - ou seja, o morador fica no apartamento enquanto você está lá e vocês dividem o restante da casa - mas foi uma experiência bem legal e que saiu super em conta!
O local que alugamos foi "Best wi-fi room in Copacabana Beach" da Jacqueline, que foi super prestativa durante todo o tempo e nos deixou bem à vontade, além de dar boas dicas da cidade. O quarto e o apartamento eram bem simples mas para nós foram excelentes pelo que estávamos procurando - um pouco de conforto e uma ótima localização para turismo!

Lisboa (Portugal) 
Data da viagem: outubro/14
Já com menos medo, optamos em Lisboa por também alugar um quarto pelos mesmos motivos do Rio: preço bem mais em conta e possibilidade de ficar em uma região bem turística (Chiado). Alugamos o "Lovely room in Lisbon - Chiado" e dividimos o apartamento com a dona, Marta - outra pessoa super simpática que nos deu várias dicas da cidade. O mais legal de dividir a casa com um morador local, principalmente ao ir para outro país, é ter dicas de alguém de lá mesmo, além de poder conversar um pouco - passamos um bom tempo em uma noite conversando sobre as diferenças entre Portugal e Brasil e como é a vida nos dois países, muitas curiosidades que só descobrimos com alguém que mora lá mesmo!
O apartamento era bem simples (mas confortável) também, e o curioso é que ele era todo meio baixinho (estava escrito na descrição) - para tomar banho só meio agachado ou sentado! E como os prédios da área são históricos, elevador nem pensar - só arrastando mala escada acima. Para nós não foi nenhuma surpresa pois tudo estava descrito, por isso é sempre importante ler direitinho a descrição e os comentários de cada local!

Balneário Camboriú (Brasil)
Data da viagem: fevereiro/15
Primeira vez em que alugamos o apartamento inteiro pelo site (sem dividir com o morador), pois procurávamos algo bem localizado e não tão caro que fosse confortável para cinco pessoas. Então encontramos o "Confortável, linda vista para o mar" da Sandra. Também era um apartamento bem simples, os banheiros um pouco antigos até, mas que cumpriu exatamente a função que precisávamos: local para todos dormirem bem e boa localização (pertinho do centro e na quadra da praia!). De quebra, uma ótima vista do mar da sacada. 

Gramado (Brasil)
Data da viagem: julho/15
Mais uma cidade turística e com hotéis de preços altos que optamos por alugar um apartamento. Escolhemos o "Apartamento aconchegante em Gramado" da Heloisa, que também era simples, bem localizado e tinha garagem. Também foi um bom apartamento mas que seria melhor para apenas duas pessoas - ficamos em um sofá-cama na sala e não havia cortinas, então ficava iluminado demais pela manhã. Esse poderia ter algumas coisinhas um pouco mais cuidadas, senti que faltou aquele toque que o site gosta de dar, de ser algo mais especial, bem cuidado, para a pessoa que vai ficar no apartamento. Contudo também serviu bem para o propósito e não me arrependi, ficamos em uma ótima localização, em um apartamento confortável e por um preço que não se encontra no centro de Gramado - ainda mais tentando fazer a reserva uma semana antes, como foi o caso!

Viena (Áustria)
Data da viagem: agosto/15
Nessa ida para o lado leste da Europa escolhemos ficar em um apartamento inteiro pois foi o que achamos com melhor custo x benefício. Ficamos no "Top City Center Apartament" do Alexander. Muito bem localizado, confortável para duas pessoas e até com máquina para lavar roupa - que no nosso caso foi utilizada. No caso desse apartamento só senti falta de um ar-condicionado pois a cidade estava excepcionalmente quente, mas o ventilador deu uma boa ajudada. O Alexandre me avisou uns dias antes que haveria uma reforma no prédio no período, perguntou se nos importávamos, e disse que não. Como agradecimento tínhamos uma garrafa de vinho nos esperando. Além disso, ao entregar as chaves, ele nos mostrou uma pasta com várias anotações sobre a cidade e como chegar de transporte público aos principais locais turísticos da cidade. São esses pequenos detalhes que me fazem gostar dessas experiências! 

4 comentários:

  1. Não conhecia o site e parece ser muito bom para encontrar lugares para se hospedar que sejam como queremos. Pelo que você relatou, além desses lugares que você escolheu serem confortáveis ainda tem as pessoas que parecem ser bem receptivas, e isso nos faz ficar mais seguro de que escolheu o lugar certo.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  2. Eu nao conhecia o site, e apesar de nao viajar muito... :( achei bem interessante, Agora quando eu for viajar vou dar uma conferida no site, ainda mais que vc disse que todas as suas experiencias foram positivas.

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Sempre é bom ficar conhecendo esses sites uteis e confiáveis.Tenho sempre um pé atrás com compras de qualquer tipo em sites que não conheço então é bom saber que esse sim cumpre o que promete.E se eu for viajar e precisar procurar um lugar pra ficar já sei onde encontrar isso.

    ResponderExcluir
  4. Olá,não conhecia o site e achei essa ideia genial. É uma forma de conhecer lugares diferentes e ficar em bons lugares por um preço em conta.
    Ótima dica essa! ;)

    ResponderExcluir