sexta-feira, agosto 14, 2015

Discussão: Estação Onze

. .


Após a leitura de Estação Onze, a ideia do livro sobre sobrevivência ficou martelando na minha cabeça. Suponha que o mundo como a gente conhece hoje desapareça. Praticamente toda a população morre devido a um vírus de uma hora para outra, os sobreviventes tem medo de sair na rua e pegar a mesma doença, e aqueles que saem já estão desesperados atrás de comida ou água. Com o passar das semanas, água encanada e energia elétrica se tornam coisas do passado. Quanto tempo você acha que conseguiria suportar nessa situação?

Já começando pelo básico, não sei se teria sobrevivido ou se teria tentado sair correndo, como acontece com muitas pessoas no livro - apesar de não existir local seguro. Porém digamos que sobrevivesse, iria esbarrar no segundo problema: não conseguiria ficar trancada em casa por mais de duas semanas pois, a não ser que algo extraordinário tivesse acontecido, não costumamos ter um grande estoque de comida. Isso obrigaria a sair. E aí entra outra questão fundamental, quem estaria comigo?

Adoro passar um tempo sozinha, mas gosto do sentimento de saber que tem alguém por perto. Não acho que conseguiria sobreviver caso mais ninguém próximo tivesse conseguido; iria entrar em depressão ou loucura e muito provavelmente não resistiria.

Nunca tive aulas de sobrevivência, escoteiro ou algo similar. Então estaria bem despreparada para enfrentar o mundo "selvagem". Teria dificuldade em encontrar onde ficar, medo de entrar em locais, descobrir coisas para comer (ou caçar!), conseguir se defender de outras pessoas - muitas vezes em estado de loucura - entre outras coisas. A não ser que o meu cérebro e corpo reconhecessem e se adaptassem muito rápido à nova situação, acho que seria uma péssima sobrevivente! Minha especulação é que dificilmente passaria de um ano - se chegasse a tanto. Isso não mostra apenas o meu despreparo, mas também a minha enorme dependência a todas as facilidades que temos hoje no mundo.

E você, já parou para pensar se sobreviveria? Tem alguém aí mais preparado do que eu? (espero que sim!).

6 comentários:

  1. Ai bem difícil viu, porque se eu ficasse sozinha de tudo eu não ia querer viver não, mas se tivesse pelo menos um alguém familiar, acho que já mudaria, eu iria tentar sobreviver sim!

    Hey! Da uma passadinha lá no Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Nossa, essa é uma questão para se refletir. Pensei a mesma coisa quando li Jogos Vorazes. É complicado pensar em você vivendo em uma situação assim.
    Com as pessoas que gostamos por perto seria mais fácil passar por isso, mas mesmo sem elas temos que lembrar que Deus está conosco ( estou me colocando na situação). Isso me confortaria. Acho que hoje estamos nos confortando nas facilidades que temos hoje e concordo plenamente quando disse : "Isso não mostra apenas o meu despreparo, mas também a minha enorme dependência a todas as facilidades que temos hoje no mundo." Gostei bastante dessa discussão, ela foi bastante reflexiva para mim. Foi muito bom você ter colocado essas ideias em pauta.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu tive esse mesmo pensamento quando assistia The Walking Dead, pois além do apocalipse zumbi eles viviam com as dificuldades de achar alimento pois já não possuíam mais luz e água encanada, eu fiquei bem curiosa em ler esse livro, e eu também não tenho ideia de como sobreviveria nessas condições, ainda mais se não tivesse mais ninguém comigo.

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro esse tipo de historia... eu creio que tbm nao sobreviveria muito tempo... kkkkkkkkkkk
    Mas me lembrei um pouco do livro A dança da morte do Stephen King... 99% da população é exterminada por um virus...
    gosto só de ler historias assim... não gostaria nem de pensar em uma situação dessas... hahaha

    ResponderExcluir
  5. Nossa meu instinto de sobrevivência é tão baixo que eu seria uma das primeiras a morrer ,e se isso não acontecesse eu ia morrer de fome,de solidão ou qualquer coisa assim.Sou meio dependente das outras pessoas,odeio ficar sozinha e ainda tenho medo do escuro kkkkkk sem chances pra mim.

    ResponderExcluir
  6. Haha, que interessante! Nunca parei pra pensar nisso. Eu não sei se eu sobreviveria por tanto tempo. Eu acho que consigo ficar sozinha por muito tempo (e isso não é uma coisa boa, rsçrsçrçs) Mas o negócio é: alimentação, água...
    Eu tinha ouvido falar sobre esse livro e me chamou a atenção, mas não li uma resenha ainda. Vou ler a sua já já.
    Eu lembrei de um livro do Stephen King, Celular: basicamente todas as pessoas que estão usando um celular em x momento viram ~zumbis~ Claro que a maioria das pessoas sempre estão com celulares nas mãos, e então, os meros mortais que não estavam tem que lidar com tudo aquilo. É muito legal :)

    ResponderExcluir