sexta-feira, julho 17, 2015

Viajando por aí: Ushuaia - Canal Beagle, Pinguinera e Estância Harberton

. .


Continuando nossa viagem por Ushuaia, no nosso último dia na cidade fizemos mais um passeio, esse de dia inteiro, que foi a navegação pelo Canal Beagle, passando pela Pinguinera e descendo na Estância Harberton. Um passeio muito interessante e imperdível - e eu estava louca para ver os pinguins!

O Canal Beagle (ou Estreito de Beagle) é o canal que separa as ilhas do arquipélago da Terra do Fogo, e é dali que saem os barcos que partem para a Antártida. A vista que temos da cidade na saída do barco é linda (a foto está no primeiro post sobre a cidade), e na época que fomos ainda tinha um pouco de gelo no topo das montanhas o que deixava a paisagem simplesmente imbatível. No passeio ainda vamos ouvindo um pouco sobre a história e vendo algumas curiosidades, como os cormorões que parecem com os pinguins de longe (deixam o pessoal já meio ansioso!), as árvores que são tortas por causa do vento constante da região e um farol muito bonito. O nome é Farol do Fim do Mundo, e muitos confundem com o farol (de mesmo nome) que inspirou Julio Verne. 
Parecem pinguins, mas não são!
As árvores que ficam tortas pelo vento
Farol do Fim do Mundo

Só que estava um frio naquele barco que vocês não tem noção. Não lembro de ter passado tanto frio na vida! Vento gelado "cortando" o rosto e as mãos, era ficar um pouquinho no lado de fora, tirar umas fotos e depois voltar para o quentinho. Esse ventinho que vem da Antártida não é moleza!
E faltaram as luvas
Mas a grande atração do passeio - ao menos para mim! - eram os pinguins. Era um sonho conseguir chegar perto dos bichinhos, e consegui! A embarcação chega muito pertinho de onde eles ficam, e é super tranquilo de vê-los (só lembre de sair um pouco antes para fora do barco porque todo mundo se amontoa para tentar enxergar). Existe uma agência na cidade (apenas uma, a Pira Tour) que faz o passeio onde se pode realmente descer na ilha e caminhar com os pinguins. Na época que fomos (em 2012) esse passeio já era bem caro então prefiro nem imaginar o preço que está agora, mas sem dúvida é uma experiência única.
Agora sim, os pinguins!
Fez até pose com a cabecinha para o lado para a foto *.*
Saindo dos pinguins fomos para a Estância Harberton, nossa última parada. A Estância, em si, não achei imperdível. É interessante pela sua história (a fazenda é do século 19) e pelo Museu Acátushun, de aves e mamíferos da região, mas nada que seja muito do meu interesse. Porém descobrimos algumas curiosidades legais sobre o local e vale a visita se estiverem com tempo ou, assim como nós, sabem que não devem voltar à cidade tão cedo e preferem aproveitar tudo o que der para fazer. Quando estiverem por lá, conversem bastante com os estudantes que trabalham no museu, tem histórias bem legais sobre os animais, como eles foram parar no local e sobre as curiosidades da região. Existem estudantes de vários locais no museu, inclusive alguns brasileiros. 
Vista da Estância
Esqueletos do museu
A volta foi de ônibus, e que cansaço que estávamos! Não sei se foi o frio, as caminhadas pela Estância ou o balancinho do ônibus, mas voltamos dormindo durante a uma hora e pouca de viagem. De noite saímos para dar mais uma caminhada e nos despedir da cidade, que deixou saudades.

Não deixe de ver também:

6 comentários:

  1. Tami, que fotos lindas! Eu adoro frio, mas esse aí deve ser bem complicado, né? Deve ter sido um passeio e tanto. Os pinguins são tão fofos! Acho que seria a minha atração também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que nessa época que a gente foi não era tanto, mas com o barco em movimento piora bastante. Na cidade ficava em torno de 10ºC, não era muito pior que o inverno aqui do sul. Tanto que as minhas roupas são as mesmas que uso aqui :)

      Excluir
  2. Oie
    Que viagem maravilhosa e as fotos ficaram perfeitas.Sem dúvidas os pinguins também seriam a atração principal pra mim e só de olhar aquelas árvores retorcidas já dá pra sacar o quão frio é por lá.E esses pinguins são tão fofos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Letícia :) Pinguins são lindos, ainda vou chegar mais perto deles um dia *.*

      Excluir
  3. Tami, da próxima vez, eu quero ir junto, ok?? kkkk As fotos ficaram lindas, mas com essa paisagem, impossivel não ficar, não é mesmo?? ;) E esses pinguins? Que coisinhas mais fofas!! Trouxe um de lá?? Coube na bolsa?? ;P
    Abçs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era lua-de-mel, não dava para levar mais ninguém junto! hahaha
      Queria trazer, mas a bolsa era pequena! :p

      Excluir