quarta-feira, julho 08, 2015

Como guardar marcadores

. .


Uma dúvida muito comum após iniciar uma coleção de marcadores é: "onde vou guardar tudo isso agora?". A medida que a coleção cresce então, parece que fica cada vez mais difícil achar uma forma boa de organizar e guardar tudo, de forma que eles fiquem protegidos e ao mesmo tempo seja fácil de ver e incluir os novos que vão chegando.

Sinto informar mas não vim com uma solução correta e definitiva - até porque ainda não a encontrei! Contudo hoje trouxe cinco formatos distintos que vocês podem utilizar para guardar suas coleções, e algumas das vantagens e desvantagens de cada. Eu utilizo todos!
Esse foi um dos primeiros formatos de armazenamento que tive. São folhas plásticas próprias para coleções (normalmente de cédulas) e que tem divisórias no meio. Existem com 2, 3, 4 (esta da foto) e até 5 divisões. Comprei há algum tempo no Mercado Livre um pacote com 20, que utilizando frente e verso daria para armazenar 160 marcadores. É onde atualmente guardo minhas coleções mais "preciosas".
Vantagens: De todas, ainda considero a forma mais bonita e fácil de exibir os marcadores. Por ser feito de plástico transparente, um marcador frente e verso pode ocupar uma divisão sozinho e ser facilmente visto de ambos os lados. Também protege os marcadores, e as folhas costumam ser de um material específico para coleções que não solta resíduos.
Desvantagens: É o mais caro de todos, mesmo no AliExpress (um site da China que é uma perdição, caso alguém não conheça) não se encontram folhas por menos de 1 real cada. Para uma coleção pequena até vai, mas quando sua coleção começar a chegar perto de 1000... Além disso limita a altura e largura dos marcadores - muitos simplesmente não cabem.

Uma "evolução" das folhas com divisórias é o uso de cantoneiras adesivas. Eram muito utilizadas nos álbuns de antigamente para segurar as fotos, e hoje se utiliza muito em scrapbooks. Um lote com 10 folhas (cada folha vem com umas 100 cantoneiras) custa pouco mais de 6 reais no AliExpress, onde comprei as minhas.
Vantagens: Pode-se montar uma folha com quantos marcadores quiser, da forma que ficar melhor, e ainda colocar folhas coloridas para ficar com o fundo mais bonito (é necessário cuidar um pouco a qualidade da folha para evitar que com o tempo a cor passe para o marcador!). É relativamente barato, mesmo para coleções maiores, e muito fácil de ser aplicado. Não limita o tamanho dos marcadores e os protege. Na maioria dos casos fica praticamente invisível.
Desvantagens: O verso dos marcadores não pode ser visto. O que algumas pessoas tem utilizado, no caso de marcadores bonitos, é ter dois e colocar um com a frente e outro com o verso aparecendo. Para coleções muito grandes a quantidade de espaço necessária para guardar todos os fichários com as folhas começa a ser insustentável (em um cenário muito otimista, com 5 marcadores por folha frente e verso, para uma coleção de 5 mil seria preciso 500 folhas). É preciso pensar razoavelmente bem como distribuir os marcadores antes de colar para não precisar ficar trocando de folha a cada novo que chegar na coleção. 
Update: Uma dica da Fanny, dada nos comentários, é colocar as cantoneiras naquelas transparências escolares (de projetor) para aqueles marcadores que se deseja ver o verso!
Sem dúvida a forma mais barata e fácil de guardar. É assim que o Frank Divendal (o colecionador que está no Guinness com a maior coleção de marcadores) guarda a maioria dos seus - ok, não sei se são em caixas de sapato, mas ele guarda em caixas.
Vantagens: Muito barato e fácil de armazenar, é só empilhar uma caixa em cima da outra. Para grandes coleções é a melhor opção, nem que seja para aqueles marcadores mais "comuns". Quando chega algum novo, é fácil de colocar no lugar certo (nesta caixa estão por ordem alfabética de autor, por exemplo). Protege de forma razoável.
Desvantagens: Marcadores com recortes muito delicados provavelmente vão amassar a parte que ficar para baixo na caixa. É preciso ter uma boa quantidade para que a coleção não fique "dançando" na caixa e se bagunce a cada vez. Limita um pouco a altura dos marcadores, mas são poucos os que não cabem. Deve-se ter cuidado para não estragar a parte de cima sempre que for mexer para selecionar algum. A visualização da coleção já fica mais complicada. 
Em um cenário alternativo, uma opção é pegar caixas menores e guardar os marcadores com uma divisória (para que não fiquem caindo, caso a caixa seja larga). A primeira caixa da foto já comprei com a divisão, a segunda fiz com um papelão mais grosso.
Vantagens: Outra forma muito barata. Neste caso, como as caixas não são muito grandes mas são altas, é bom para separar os marcadores de algumas editoras que se tem bastante de forma que fique tudo em apenas um local. Mais fácil de encontrar o que se procura. Protege de forma razoável e também facilita para guardar.
Desvantagens: Para incluir algum novo na ordem certa, é preciso retirar praticamente todos. Limita a largura, então é importante selecionar editoras que fazem marcadores mais ou menos padronizados (na foto estão Intrínseca, Arqueiro e Rocco). Quando tinha poucos marcadores de uma editora, alguns marcadores começaram a ficar curvados, provavelmente por terem pego um pouco de umidade. 
O formato da primeira foto inventei faz... uma hora mais ou menos! Estava querendo fazer algo com essa caixa de Sucrilhos que ia para o lixo e surgiu a ideia. Coloquei os marcadores que tenho muitos do mesmo repetidos para troca e encaixaram bem direitinho! 
Vantagens: É um dos poucos que dá para usar como decoração, caso alguém queira realmente exibir seus marcadores. Costumo usar o baldinho para colocar os marcadores que fui recebendo, caso não dê tempo de catalogar na hora. Colocando um papel bonitinho na caixa, eu deixaria até de enfeite mesmo! É uma forma muito barata também.
Desvantagens: É a forma que deixa os marcadores mais desprotegidos, pegando pó e umidade, e os marcadores que pegam umidade tendem ir se entortando como o primeiro da segunda foto. Além disso é difícil organizar caso o local escolhido seja redondo (um baldinho, uma caneca), por exemplo. 

E então pessoal, gostaram das dicas? Como vocês estão guardando a coleção, tem alguma ideia nova? Aproveitem também para conferir os outros posts da série:

30 comentários:

  1. Adorei as dicas. Adotei as cantoneiras para organizar os meus, mas realmente é muito volume e trabalhoso para organizar.

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei as dicas! Sério mesmo... eu guardo os meus em uma caixa, ainda não tenho muitos, mas não consigo organizá-los. Colocar em ordem... mas com tuas dicas vou tentar. Adorei a da caixa de sucrilhos. rs E da caixa com divisão, nunca tinha pensando nisso. haha Sobre as primeiras, vou dá uma olhada no Ali (sou viciadinha lá também kk.
    Beijos
    Lendo & Apreciando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A caixa com divisão é bem prática, e ajuda para separar! O Ali é uma desgraça para o bolso! hehehe Pena que o dólar anda tão alto :(

      Excluir
  3. Caixas com divisãooo, cadê??? Quero muito!
    Eu guardava os meus em um potão de pipoca do livro/filme "Qual é o seu número?", na vertical, mas como fiquei sem espaço e tive que despachar meus livros, meus marcadores estão em um saco plástico :(
    Estou até me desfazendo de alguns para não estragar.

    Beijos
    Cami Santos
    www.camisantos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É fácil de fazer! Aqui só achei em uma loja que faz embalagens em geral (que nem é bem loja, é um depósito, num lugar não muito bom de chegar...).
      Se quiser se desfazer de alguns mandando pra mim não me importo! rs

      Excluir
  4. Tami, nesse tempo que acompanho seu blog e vejo sua coleção eu sempre me perguntei como tu guardava todos esses marcadores, uhahahaha xD
    Eu não tenho muitos, e, são bem remotas as chances de eu querer iniciar uma coleção... Mas já tenho alguns aqui e fico me perguntando como guardá-los de modo que os conserve. Estava pensando em comprar uma caneca, ou pegar um copo/caixa mesmo, como tu mostrou na última dica, e colocar perto dos livros...
    Kissus
    www.penseicliquei.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que ainda está meio bagunçado! Queria arrumar as caixas para deixar um visual mais bonitinho, estão todas na sala...
      Em uma caneca fica bonitinho :) Se tiver algum com valor mais sentimental só avalia colocar em uma pasta para que não estrague com o tempo.

      Excluir
  5. Guardar marcadores é complicado! Eu guardo os meus como você guardou na última foto, mas é um dos piores jeitos. Então, eu costumo separar todos os marcadores que tenho os livros, esses eu acabo guardando dentro do próprio livro mesmo. Os outros eu vou guardando dentro de canecas, não é a melhor solução, mas por falta de outras alternativas, é assim que guardo. :T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compra uma pastinha Ingrid, acho que é o melhor se tu não tem muitos :)

      Excluir
  6. nunca tinha pensado nessa forma de guardar igual você guarda.
    serio que tem um cara no guinness com a maior coleção de marcadores? não sabia ;$ kkkkk
    eu guardava os meus antes em potinhos, em pé, mas vivia tudo amassado =/
    ai comprei na internet uma caixa de mdf estilo de sapato, mas um pouco maior (com tampa e tudo) ai pintei ela e guardo eles lá, deitadinhos... sem amassar :D
    adorei as dicas *---*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim, é o Frank Divendal: http://www.guinnessworldrecords.com/world-records/largest-collection-of-bookmarks
      Tinha mais de 103 mil marcadores em 2009! Ele troca com bastante gente, tenho uns marcadores muito legais graças à ele :)

      Excluir
  7. Poxa vida, queria ao menos metade desses marcadores kkkk
    Enfim, adorei as dicas, e o mais legal é que você colocou vantagens e desvantagens. Genial!! Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oiii, tudo bem??? Vi sua divulgação no facebook e vim conferir ;)
    Eu comecei minha coleção faz pouco tempo, mas não tenho tantos ainda, tenho algo em torno de 200 marcadores :)
    Por enquanto, guardo dentro de uma caixa. Mas ela já está ficando pequena e aí não sei mais o que farei :P, então adorei suas dicas =D
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie! A ideia das cantoneiras se difundiu mesmo ^^.
    Uma dica: uso transparências escolares para os marcadores com o verso mais interessante, fixando com cantoneiras mesmo. Como são mais caras que o papel comum, faço isso só mesmo em páginas especiais.

    bj, bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima ideia, não tinha pensado nisso! Vou incluir na postagem :)

      Excluir
  10. Eu guardava os meus numa caixinha de pipoca de cinema do Wolverine, mas alguns começaram a envergar, então decidi fazer um envelope com folha de ofício, não ficou dos piores e como ainda tenho poucos serve, quando tiver mais fazer com caixa de sucrilhos ou de sapato


    | Minha Fuga da Realidade | Facebook MFdR |

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Acabei de conhecer o blog e achei-o lindo! Adorei a postagem, nunca tinha visto especificamente sobre marcadores, apenas como como conservar livros. Eu tenho muitos marcadores, mas deixo-os guardados numa gaveta. Como, na verdade, eu não me importo tanto assim com marcadores, não cuido muito bem, rs. Só vou amontoando todos lá, até que lota e eu me livro de alguns xD

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Ah, você vai adorar Pequena Abelha! <3
    É um dos meus livros favoritos!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o livro! Adoro histórias nesse estilo, muito lindo!

      Excluir
  13. Amei as dicas, me ajudaram muito!!!! Eu guardo em caixa de plásticos, tipos organizaores, como tenho muitos gatos, eles amam uma caixa de sapato...rs tive que optar por isso. Ficam deitadinhos iguais a caixa com divisórias. coloco as coleções em saquinhos, e se precisar aumentar ela...rs vou lá e procuro o saquinho da coleção. Ainda não tive verba e em tempo de ir procurar uma pasta, mas eu quero guardá-los com as cantoneiras. Lindo seu blog. Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha não vai tirar o brinquedo dos bichanos! Já pensei em colocar em plásticos dentro da caixa também, deve ajudar a organizar mais e ainda protege melhor :)

      Excluir
  14. Adorei o post!!
    Meus marcadores ficam em uma caixa que encapei com tecido, infelizmente eles se bagunçam com uma facilidade imensa já que ficam soltos e não tem divisórias.
    Amei seus marcadores e as dicas.
    Parabéns! Beijoss


    PS. Queria ter tantos marcadores assim kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero encapar as minhas caixas também, fica bem mais bonitinho! Faz umas divisórias com papelão, já resolve o teu caso ;)
      A quantidade de marcadores vem com o tempo, já são uns 4 anos de coleção ^^

      Excluir
  15. Adorei suas dicas!!Essa primeira com divisórias é a mais bonita esteticamente falando.Os meus marcadores eu gosto de colocar em xícaras e distribuir pela estante,como de enfeite mesmo mas lógico que o estado deles fica um horror.Vai se curvando,como você mesmo falou,por causa da umidade e muitas vezes ficam amassados pelo fundo da xícara.Parabéns pelo post! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai.. que coincidência Leticia. Eu tenho coleção de xícaras e também deixava em minhas xícaras os marcadores, mas desisti....rsrs Beijinhos.

      Excluir
  16. Amei cada uma! Tenho coleção de canecas e gosto de expô-las. Queria o mesmo com os marcadores. Mas sei que se a coleção é grande, não dá, né? Eu tenho um aramado e comprei pregadores miniatura. Pensei em prender no aramado e ir revezando. Sei que tomariam pó. Os pregadores são muito pequenos e delicados, não teria problema. Daria também para colocar naqueles quadros magnéticos... Minha coleção é pequena...rsrs Quando você escreveu seu título, "Como Guardar Marcadores", eu ri comigo mesma, pensando.... dentro de livros?.....rsrsrsrsrsrs Mas coleção é coleção, né? Só a gente entende! ! ! Valeu querida. Beijinhos!

    ResponderExcluir
  17. Ah... esqueci de contar. O mais bonito eu que fiz. Naquelas impressoras de recorte. Minha mãe fez 80 anos e demos de lembrancinha na festa porque ela é poetisa e escritora... Fiz em forma de pena, como canetas antigas que tinham uma pena atrás. Uma face é estampada em vintage com flores escritos e na outra face, pedi que minha mãe fizesse um poema de agradecimento aos convidados da festa e imprimi. Coloquei pérolas (cortadinhas) e um laço de fita pequeno na ponta... Se você visse, iria babar...rsrs Beijinhos de novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece bonito Mirian! Não tem foto para mostrar? :)

      Excluir
    2. Oi Tami. Eu não sei como enviar foto por aqui... tinha até pensado...rsrsrs

      Excluir
    3. Manda para o e-mail do blog: gavetaabandonada@gmail.com :)

      Excluir