sexta-feira, junho 12, 2015

Resenha: Vida organizada

. .


Todos temos uma vida corrida. Como organizar nossas prioridades e não passar dia após dia acordando ansioso pela lista de tarefas que se tem a fazer e conseguir deitar na cama com a cabeça tranquila e sensação de dever cumprido? Dividido em uma série de capítulos que mostram desde como organizar seus objetivos de vida à limpeza da casa, o livro traz muitos conceitos e dicas que podem ser aplicados e ajudar - aqueles com vontade - a ter uma vida mais organizada.
"Eu sei que você não tem tempo. Tenho certeza de que, neste exato momento, você mal tem tempo para ler o resumo deste livro. Se você já tentou se organizar, mas não obteve sucesso, este livro é para você." (primeiras linhas, pág. 13)
Tenho que começar dizendo que acho quase impossível alguém ler o capítulo introdutório do livro e não se motivar a sair querendo organizar tudo! Ali a autora já ganha o leitor - e se você tem dúvidas se pode gostar do livro ou não, dê uma lida no início em uma livraria e decida.

Todos os conceitos abordados no livro são mais aprofundados no blog da autora, o Vida organizada, que eu já falei aqui e recomendo a leitura. Inclusive alguns textos do livro são muito parecidos com alguns já publicados no blog. A Thais consegue falar de organização de forma simples, passando a sensação de que é uma pessoa que consegue entender os problemas comuns pelos quais todos passamos.

Por ser pequeno, alguns conceitos e métodos (GTD, FlyLady, as 43 pastas) podem ficar um pouco fracos para quem nunca buscou informações sobre organização. Sinceramente não gosto de muitas atividades em livros, e achei algumas um pouco repetitivas, em especial no início. Achei estranho também o fato de a autora mencionar que não devemos nos preocupar com grandes projetos se mal conseguimos organizar o dia-a-dia, mas logo em seguida pede para pensarmos o que gostaríamos de fazer lá na frente. Entendo o motivo, e entendo os conceitos por acompanhar o blog, mas durante a leitura realmente me soou um pouco contraditório.

A edição ficou bem bonita. A capa ficou interessante e as páginas internas intercalam as letras pretas com alguns destaques em verde, o que deixa visualmente mais chamativo e melhor de ler. Tem vários espaços para incluir as informações que a autora sugere: objetivos de vida, rotinas, desejos, etc. Como eu não gosto de escrever em livros, usei umas folhinhas para o que foi necessário.
"Há mais de sete bilhões de pessoas no planeta e todas possuem a mesma quantidade de horas. Por que algumas conseguem se organizar e outras não? Deixe o papel de vítima de lado e assuma a responsabilidade pela sua vida, pois ninguém mais pode fazer isso por você. Organizar-se é uma decisão exclusivamente pessoal." (pág. 35)
É um ótimo livro para começar, cheio de dicas práticas mesmo para quem nunca pensou sobre o assunto. Tem um capítulo destinado apenas à agenda e e-mails, e outro sobre a casa, por exemplo. Além de itens mais "trabalhosos" como a organização do que estamos fazendo com a nossa vida. É o tipo que livro que precisamos ler, colocar em prática, e reler para ir ajustando todo o necessário. Um bom manual para iniciar nesse mundo de organização!
4/5 - Muito bom!
Mais informações:
Vida organizada
Autora: Thais Godinho
Editora: Gente (Site | Twitter | Facebook)
Páginas: 224
Links: Skoob | Goodreads

5 comentários:

  1. Eu sou meio neurótica quando se trata de organização rs com umas coisas sou extremamente organizada e outras extremamente desleixada...achei legal o livro porque essa divisão que a autora faz deve ajudar o leitor a se situar e definir o que é mais importante. Parece um livro interessante.

    o/

    ResponderExcluir
  2. Oie Tami!!
    Olha acho que to precisando ler esse livro para me organizar, porque eu to ficando louco com tanta coisa para fazer sem saber como me organizar, tem trabalho, universidade, blog, series, atividades de casa, academia e ainda temos que tentar viver. Acho que esse livro será uma boa pedida para mim que ando tão desorganizado!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  3. Amei a temática do livro e eu com certeza vou ter que ter o meu volume uma vez que tenho a triste do TOC Asrssrsrssr,Tenho muita mania de organização e com certeza esse volume iria me manter mais organizada ainda :D

    ResponderExcluir
  4. Tami-flor,
    Sou desorganizada. Admito! Comprei uma agenda esse ano e quem disse que uso? E ela é tão linda… Enfim, tenho inúmeros blocos de nota, mas vivo anotando em papéis aleatórios o que acho importante. Não sei usar a tecnologia ao meu favor. Enfim, tudo isso para dizer que gostei muito desse livro. Parece ser o tipo de leitura que mudaria a minha vida – ou pelo menos provocaria reflexões importantes para um futuro processo de mudança. Anotei a dica.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Como uma boa desorganizada, acho que sempre são válidas dicas que me ajudem a tornar o meu dia corrido mais fácil. Confesso que não costumo ler muitos livros deste gênero, mas esse tema realmente me chama muita atenção, porque é bastante prático e aplicável ao nosso cotidiano. Portanto, seria uma leitura realmente bem-vinda!

    ResponderExcluir