sábado, julho 25, 2015

5 livros bem avaliados no Skoob (e que você deve ler!) #9

. .


Sejam bem-vindos a mais uma edição do Old but... opa, trocamos de nome! A ideia desta seção é a mesma da que vocês conheciam como Old but gold, apenas modifiquei o nome para ser mais de acordo com o que a coluna propõe. O nome da colunas já publicadas vai, ao menos por enquanto, permanecer o mesmo.
Então, para quem não conhece (ou não lembra) sobre o que é a coluna, vamos recapitular:
Nesta seção vamos trazer livros não tão recentes, mas que estão sendo muito bem avaliados por seus leitores. O nosso critério para boa avaliação é: mais de 100 avaliações e nota igual ou superior a 4,5 no Skoob (mas aceitamos um 4.4 se tiver mais de 10 mil avaliações também).
Para comemorar o novo nome da seção, trouxe uma batalha de peso. Cinco best-sellers que tem uma legião de fãs pelo mundo (arrisco a dizer que são os cinco livros com mais fãs!) e que tem notas e um número de avaliações altíssimas. Sabe o que mais eles tem em comum? Todos, sem exceção, tiveram críticas por serem livros de linguagem "pobre", "de narrativa fraca", e outros deméritos que alguns críticos adoram colocar em best-sellers. É uma das maiores provas de que não importa a qualidade do seu trabalho, sempre vai ter alguém para reclamar!

A sociedade do anel - Nota 4.5 e 25.094 avaliações. Vovô do grupo, este é o primeiro livro da trilogia "O senhor dos anéis". Foi lançado no Brasil em 1974 pela já extinta editora Artenova. Curiosamente, a editora dividiu todos os livros em dois volumes então este primeiro foi publicado na verdade como "A terra mágica" (primeira parte) e "O povo do anel" (segunda parte). Essas edições parecem ser raras hoje em dia e são famosas por algumas das suas traduções, diferentes das optadas pela Martins Fontes, editora que publicou o livro em 1994 e edições mais recentes. 

Harry Potter e a Pedra Filosofal - Nota 4.5 e 95.149 avaliações. Lançado no Brasil em 2000, é o primeiro de sete livros que narram a história do bruxinho. Assim como A sociedade do anel, aparece na maioria de listas sobre os livros mais vendidos da história (é difícil existir consenso dos números pela dificuldade de saber as vendas em todo o mundo). É o livro mais lido no Skoob, com mais de 248 mil leitores e disparadamente o com maior número de avaliações da nossa lista. E é a minha série favorita!

O ladrão de raios - Nota 4.4 e 68.257 avaliações. Motivo para o nosso "porém" na lista de critérios, afinal não seria justo deixar o primeiro livro da série Percy Jackson e os Olimpianos de fora da lista. Com uma grande base de fãs e a pior adaptação para os cinemas entre os cinco da lista, gera muito amor e controvérsias. Quando lançado foi muito comparado com Harry Potter, o que gerou uma certa rixa entre alguns fãs, mas nada que não fosse resolvido com o tempo e os outros livros.

Jogos Vorazes - Nota 4.6 e 59.993 avaliações. Mais bem avaliado entre os cinco, foi lançado em 2010 no Brasil. Primeiro livro da trilogia de mesmo nome, vem fazendo muito sucesso também nos cinemas onde o último filme da série será lançado em 19 de novembro deste ano. Podemos dizer também que foi o livro que reacendeu a venda e publicação de distopias no país, ao menos para os jovens.

Divergente - Nota 4.5 e 28.190 avaliações. Lançado em 2012 no Brasil, é o bebê da nossa lista. Primeiro livro da trilogia de mesmo nome, foi uma distopia que ao ser lançada sofreu comparações com Jogos Vorazes, mas ganhou o seu espaço e fãs. Também está fazendo muito sucesso nos cinemas e terá o primeiro filme do último livro (divido em duas partes) lançado em março do próximo ano.

Gostaram das dicas dessa semana? Nesse caso acredito que só uma pessoa muito por fora do mundo literário e cinematográfico não conheceria algum desses, mas vocês já leram todos? 
Caso saibam de mais livros que merecem aparecer na seção, comentem!

7 comentários:

  1. Dos livros citados, já li Harry Potter e Divergente. HP é um clássico, né? Sempre vai ter um espaço quentinho no meu coração. Haha Divergente eu gostei bastante, preciso só ler o último livro da trilogia. Acho que é bem digno a avaliação tão alta, né? São livros realmente muito bons.

    ResponderExcluir
  2. Hahaha, batalha de peso mesmo! Ainda não li A sociedade do anel, mas sou louca pra ler. Já li toda a série de HP e PJO também, e adoro os dois <3 Tentei ler Jogos Vorazes duas vezes, mas não consegui :x Mas, acompanho os filmes e adoro. E por isso, ainda não desisti de ler o livros, haha. E Divergente, ainda não li, mas também curti os filmes. São ótimos livros, ótimas histórias e detesto quando tem fãs brigando entre si T_T

    ResponderExcluir
  3. Todos clássicos, tanto nos livros quanto nos filmes, e claro incríveis!!! Pena que só assistir os filmes e sim, não li Harry Potter, não por falta de vontade, mas porque não comprei (salgadinho), e na biblioteca daqui não ter ;/ Mas quero providenciar o mais breve possível!
    Muito legal o post de hoje, curtir demais!!

    ResponderExcluir
  4. Todos perfeitos, já li quase todos, mas o que mais gostei foi "Jogos Vorazes", a história em si é muito interessante. E Divergente também é um livro maravilhoso, menos o último livro que não gostei muito.
    Amei o post, bem legal.
    Beijoss

    LEITORA MIRIM

    ResponderExcluir
  5. Adorei esse novo nome para a coluna!
    E eu já li todos esses livros da lista \0/.Só não terminei nenhuma dessas séries.
    Pra todos esses livros a minha nota máxima foi 4 mas gostei bastante da leitura.
    beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Sabe que eu tenho a coleção completa do Percy e ate hj não li? Preguiça. Eu nunca me interessei, mas ouvi uma amiga falando bem e aí quis ler. Mas acabei deixando pra lá, pra lá e ate hj nada. Mas vou ler um dia.
    Coincidentemente, HOJE eu estava assistindo Divergente no Telecine. Eu entendo as comparações que fizeram com Jogos Vorazes. Duas meninas que ao completar X idade tem que se apresentar, o cenario é uma distopia, daí elas lutam, ficam brabas pacaceta hahaha tem um romancinho no ar e pans... Mas são bem diferentes. E no mais, tem espaço pra todo mundo né? E hater pra todo mundo também - mas eu acho é graça disso.
    Senhor dos anéis eu tentei, juro que tentei, mas, amiga, duas paginas pra descrever uma maçaneta é demais pro meu juízo! kkkkkkkkk Porém gosto dos filmes!
    E HP, não preciso comentar nada. Apenas um dos maiores fenômenos literários de q se tem noticia.
    Gostei desse post :D

    Apenas explicando, vc deixou o seu link na postagem de uma guria no Rotaroots e como achei o nome do blog bem legal, vim conferir. O nome é legal e o conteúdo tbm! Gostei ;)

    Bjos =*

    www.expressopradois.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor dos anéis eu dormi NO FILME, então nem quero saber do livro! hahaha Já ouvi falar bastante sobre essas descrições imensas, sei que não é pra mim.
      Tem lugar pra todo mundo mesmo né? Não sei porque essa implicância que o pessoal tem de vez em quando com as coisas parecidas.

      Excluir