sábado, junho 20, 2015

4 anos de Gaveta Abandonada

. .


Sempre que um ciclo fecha, como costuma acontecer nos aniversários ou finais de ano, costumo refletir sobre o que passou. Fico muito feliz com o resultado que o blog tem me dado, ao mesmo tempo que sei que ainda tem muita coisa para melhorar. 

Adoro revisitar as postagens dos aniversários anteriores. Em 2013, o aniversário caiu bem no dia em que multidões estavam indo para as ruas em protesto. Em 2014, durante a Copa do Mundo, quando pude realizar o sonho de ver um jogo dessa importância em um estádio. Hoje é um dia frio e tranquilo, e a única coisa diferente no dia de hoje é que vamos sair para uma festa depois de alguns anos sem fazer isso (casamentos e formaturas não contam!). A vida é assim, com dias agitados e dias tranquilos.

O blog nunca foi grande, e acho que dificilmente chegará aos maiores do gênero devido ao tempo dedicado e por ser algo pessoal meu - percebam que a imensa maioria dos blogs famosos tem ao menos dois ou três colunistas para ajudar nas postagens. Ao mesmo tempo, nunca achei que chegaria tão longe, e que encontraria algo do qual gosto tanto. Meu sentimento é de realização.

Sei que muitos dos leitores aqui também tem blog, e muitos outros estão começando ou terminando neste momento. É normal. Prioridades costumam mudar com o tempo, mas o importante é saber onde se quer chegar - e se os sonhos ainda fazem sentido. Se você está começando um blog agora e já está louco atrás de parcerias e coisas do gênero, meu único conselho é: calma. Não precisa ser um blog muito grande para conseguir boas parcerias nesse mundo literário, basta ver que por aqui continuam (ou já passaram) as editoras Arqueiro, Novo Conceio, Galera, Intrínseca, Única, Valentina, Record (incluindo Verus e Bertrand), Sextante, Callis, Farol, Novo Século, entre outras. Algumas só vieram depois de dois ou três anos de tentativas, e muitos "nãos" junto. Outras vieram, foram, e voltaram. O importante é não desistir, continuar fazendo o seu melhor e permanecer fazendo o que gosta. Vejo muitos blogs literários que acabaram se abrindo para outros assuntos também. O importante é continuar sentindo prazer em se fazer isso, pois são raros aqueles que conseguem um destaque a ponto de poderem largar outras atribuições da vida apenas para se dedicar a isso. Para mim, e para a maioria de nós, o blog é um lazer

Existem uma série de itens que quero melhorar aqui, pois gosto de pensar grande. Neste ano de blog passei a estudar sobre o assunto e me organizar para chegar onde quero, coisas que aos poucos vão refletindo aqui. Hoje dificilmente preciso sair correndo para organizar uma postagem pois tenho cuidado para deixar o mínimo possível para fazer em cima da hora. Isso é algo pequeno, mas que me ajuda e muito aqui. Talvez daqui a pouco vocês comecem a notar algumas pequenas coisas - mas vamos deixar isso para conversar daqui um ano.

Novamente tivemos um bom aumento de audiência no blog, já passando de 3200 curtidas no Face. É uma marca que me deixa muito feliz, e me faz querer sempre mais. Quantos leitores será que teremos em 2016? 

Por último, aquelas palavras clichês e importantes de sempre. Obrigada você que está lendo por acompanhar o blog. Não tem problema se o seu perfil é só participar de promoções, se vem apenas ver as fotos de marcadores todas as segundas, ou se gosta de ler tudo. Cada tipo de público desempenha um papel fundamental aqui, e sei que sem você esse tempo todo não teria sido possível. Agradeço de coração a todos aqueles que passam por aqui, comentando ou não, pois é isso que me faz continuar. Obrigada mesmo.

Para encerrar, vou deixar um vídeo do qual gosto muito. Talvez alguns já conheçam pois não é realmente novo, mas assisti novamente essa semana e gostaria de compartilhar com vocês pois tem muito a ver com o que escrevi. Não vou deixar na página inicial para não sobrecarregar, mas é só clicar em "Continuar lendo" que vocês terão acesso ao vídeo.

O que você está fazendo agora? É algo que você realmente ama?

E que venham os 5 anos!

9 comentários:

  1. Parabéns!!!
    Já não é fácil manter um blog, ainda mais por 4 anos, então o blog e a equipe são merecedores do sucesso.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns e muito sucesso nos anos porvir.
    Tudo de bom.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Êêêêê parabéns!
    Gostei muito do texto e reflexão, tenho blog a alguns anos e nunca tive metas, como ser o maior e melhor, ter várias parcerias ou algo assim, eu gosto de ter o blog para poder fazer novos amigos, escrever sobre o que gosto, compartilhar experiências; não tenho muito tempo e acredito que o caminho que já percorri foi muito bom e aproveitador.
    Vejo através do texto sua realização com o blog, e fico muito contente por isso, são 4 anos de muito sucesso, e é muitobom quando fazemos algo porque gostamos.
    Parabéns mais uma vez e que venha muitos outros anos!

    Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  4. Minha flor,
    Eu me identifiquei muito com o seu texto. Meu blog completará dois anos no próximo mês e meu sentimento é como o seu, de gratidão, de alegria e de realização. O Gaveta Abandonada é um blog de muita qualidade. O seu modo de postar é sempre convidativo para ler. Desejo muito sucesso a você pessoal, profissional e "blogueiramente" (rs). Que nunca lhe faltem boas leituras e bons leitores.

    Beijos, flor!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns e que venham mais anos e anos DE VIDA no blog, faz pouco tempo que acompanho o blog , mais pelo pouco que vejo já presencio uma energia maravilhosa nesse cantinho, e através do post vejo sua tamanha dedicação com o blog, desejo FELICIDADES e muitas parcerias e muitas resenhas , assim como promoções para nós leitores srsrsrs, e mais uma vez parabéns :D

    ResponderExcluir
  6. Aeee, parabéns =D Fiquei bem feliz de participar da festa junto com o Gaveta Abandonada. Esse seu post me fez lembrar que tenho apenas dois anos de blogueira (O Passaporte Literário foi criado pela Isa e depois ela me convidou para escrever lá por conta de uns post's no facebook em que eu comentava minhas leituras). Hoje a Isa teve que se ausentar e tive que ficar no comando do blog... pensei em fazer tudo de uma vez mas depois eu respirei e faço tudo no meu tempo e quando dá. Me sinto bem mais feliz hoje com o blog.

    Parabéns mais uma vez pelo aniversário e que o Gaveta Abandonada seja sempre o "seu algo que você realmente ama fazer" <3

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  7. Parabéns ao blog ^^ á fiz parte de um e sei como é complicado arranjar tempo e cumprir prazos. Muito sucesso e que dure muitos anos :)

    ResponderExcluir
  8. Adorei o texto!
    Realmente viver de blog é para poucos. É sim, uma forma de lazer. Parcerias são consequências.
    Se fazemos o que gostamos, fazemos bem e isso atrai o público.
    Meus parabéns! Muito sucesso! E eu não acho que o blog seja pequeno, não. A tendência é continuar crescendo mais e mais!

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  9. Poxa, seu texto me emocionou muito, e como blogueira posso dizer que me identifiquei muito com várias partes dele. É difícil organizar o tempo para corresponder às expectativas dos leitores, então é preciso muita força de vontade e amor na tarefa. Se seu blog já está nos 4 anos quer dizer que esses ingredientes tu tem de sobra, então só desejo que o sucesso continue sendo alcançado pelo blog, e que cada vez mais sonhos se realizem por aqui!

    ResponderExcluir