sábado, maio 02, 2015

Resenha: Inocência?

. .


Resenha sem spoilers da série

Alexia está de volta à casa dos pais, o que a torna mais um motivo para fofocas na sociedade vitoriana. Para piorar, foi expulsa pela Rainha Vitória do Conselho Paralelo e o único que poderia ajuda-lá no seu mais recente problema seria Lorde Alkedama, que está desaparecido. Ao ser atacada por joaninhas mecânicas homicidas, Alexia decide ir atrás de ajuda e de respostas e parte para Itália com Madame Lefoux e Floote onde irá encontrar um pouco mais sobre o seu passado preternatural além de muitos templários. Enquanto isso, Lyall está se desdobrando para manter a alcateia em ordem e Lorde Maccon sóbrio.
"- Por quanto tempo mais, mamãe, vamos ter que suportar essa tremenda humilhação?
Lady Alexia Maccon parou, prestes a entrar na copa. A voz estridente da irmã sobressaía em meio ao tinir de xícaras de chá e do mastigar de torradas." (pág. 9, primeiras linhas)
Posso dizer, sem sombra de dúvida, que está é atualmente uma das séries pelas quais mais aguardo o lançamento dos próximos livros pois sei que é garantido que vou encontrar mais uma história leve, muito engraçada e cheia de situações que só poderiam acontecer neste mundo. É preciso viajar junto com a autora para entender todas as entrelinhas que ela coloca, mas a partir do momento que entramos no clima é impossível largar a leitura.

Devido as consequências do último livro, infelizmente aqui Alexia e Maccon passam pouco tempo juntos. Contudo também temos a chance de conhecer melhor Lyall e Floote, que para mim são os dois personagens mais "sérios" da trama - o que deixa as cenas com eles normalmente muito engraçadas - além de sermos surpreendidos por Ivy que se mostra muito mais esperta do que parecia. Apenas não consigo gostar muito da inventora Lefoux, acho que ela ainda vai trazer problemas.

O livro segue a linha dos anteriores, com talvez um pouco mais de perseguições visto que Alexia está sendo atacada desde os primeiros capítulos. A autora tem um dom de misturar cenas de ação com comédia - e romance com comédia, suspense com comédia, qualquer coisa com comédia - que se vê muito pouco por aí. É, sem dúvida, uma série diferente das demais.
Sempre tenho um pouco de implicância com a imagem das capas e isso vai seguir até o fim da série, não adianta. Não sei como explicar, mas ela não me chama muita atenção e acho isso uma pena devido ao quanto gosto da série. A edição da editora Valentina continua ótima, com a diagramação simples e pequenos detalhes no início dos capítulos e polvos no número das páginas. 
"- Bom, minha mãe sempre dizia que a pessoa deve fazer bastante o que faz melhor. Claro que, na época, ela se referia a fazer compras, mas sempre me pareceu que essa era a frase mais sensata que ela disse na vida." (pág. 230)
Ainda temos muito o que descobrir sobre os preternaturais, a condição atual de Alexia e o seu passado, em especial a história de seu pai, e esse livro está longe de dar todas as respostas. Com a quantidade de informação (e de personagens importantes) que temos nos livros as vezes dá vontade de reler os anteriores para lembrar de todos os casos, que são sempre utilizados para fazer as ligações na história. Resta agora aguardar mais um ano até o lançamento do próximo no Brasil, que é o penúltimo da série. Continuo recomendando muito a série para quem busca uma história bem diferente!

Você pode gostar desse livro se gostou deO guia do mochileiro das galáxias (na questão do humor foi o mais parecido que lembrei)
5/5 - Adorei!
Mais informações:
Inocência? (O protetorado da sombrinha #3)
Título original: Blameless
Autora: Gail Carriger
Editora: Valentina (Site | Twitter | Facebook)
Páginas: 316
Links: Skoob | Goodreads
Série O protetorado da Sombrinha
#3. Inocência? 
#4. Heartless (este e o próximo ainda não lançados no Brasil)
#5. Timeless

2 comentários:

  1. Bom.. a verdade é que para quem ainda não leu os outros livros nem as outras resenhas..
    eu meio que fiquei meio perdida.. mas parece ser uma série de livros interessante que apresenta seres diferentes..
    o que são preternaturais??
    Bom eu fiquei curiosa pra saber um pouco mais sobre.

    ResponderExcluir
  2. Com o lançamento de Inocência? tô vendo recomendação da série pra tudo quanto é lado, e a série é exatamente o que estou procurando, steampunk e humor, sem contar minha crush pela época vitoriana!

    Larguei O guia do mochileiro das galáxias e pretendo tentar ler de novo esse ano!

    ResponderExcluir