domingo, maio 24, 2015

Resenha: Diário de um adolescente apaixonado

. .


Rafael Moreira é um garoto que ficou famoso na internet pela sua página e canal do Youtube, onde fala e publica textos com suas visões sobre o mundo e as coisas que passou. O livro traz uma série de crônicas com toque autobiográfico do autor que descreve situações como o primeiro beijo, perda de pessoas queridas, términos, e outros temas da vida adolescente. 
"Eu me surpreendo com muita coisa. Há quem diga que, se perdermos a capacidade de ver o mundo com os olhos de uma criança, significa que a vida se tornou uma grande porcaria. E eu tenho que concordar com isso." (pág. 85)
As crônicas trazem assuntos variados e o autor tenta passar a sua visão do mundo para os leitores. É uma leitura tranquila para os jovens por passar valores de família, de amores e amizades sinceras. Ao terminar o livro só podemos supor que o Rafael é um cara bem simpático e família mesmo. Apesar de as vezes utilizar frases e conceitos clichês, a sua ideia em geral é boa. É um livro bem voltado para jovens (em especial meninas), mais pré-adolescentes. Para quem já está acostumado com a construção de crônicas na sua forma mais comum, com textos maiores e normalmente mais aprofundados, a maioria dos textos soa um pouco raso demais. 

A edição da editora tem muitos pontos positivos, trazendo uma linguagem bem jovem e cheia de desenhos e fontes diferentes para as crônicas. O destaque de frases de alguns textos também ficou interessante, é um livro bem visual. Porém me incomodou a série de desenhos de fotos do autor, item que afasta leitores um pouco mais adultos e provavelmente muitos leitores garotos, que também poderiam gostar dos textos. Pareceu um livro muito voltado para as meninas que são apaixonadas pelo autor e querem ver uma série de fotos dele. As frases em destaque, apesar de serem uma ótima ideia, são estragadas por terem sido colocadas em textos diferentes dos quais elas foram retiradas. Olhem na foto do início do post por exemplo: tem uma frase bem legal destacada né? O problema é que aquela frase não é daquela crônica! Isso me incomodou muito pois é um texto que chama atenção e, obviamente, acabamos lendo junto com o que estamos lendo no momento. 

Para um leitor mais exigente, o autor ainda precisa amadurecer a sua escrita e desenvolver melhor a sua forma de crônica. Porém para o público ao qual se destina creio que seja um começo interessante e deve agradar principalmente aos mais novos com uma linguagem mais despojada e um formato bem pessoal de crônicas - muitas vezes o autor inclusive "conversa" com o leitor. Pessoalmente não é o meu tipo de livro, mas é uma leitura muito leve e rápida (o livro é super fino e cheio de desenhos), então foi uma boa distração para passar o tempo.

Você pode gostar deste livro se gostou de: crônicas jovens em geral
2/5 - Regular
Mais informações:
Diário de um adolescente apaixonado
Título original: Diário de um adolescente apaixonado
Autor: Rafael Moreira
Editora: Novo Conceito (Site | Twitter | Facebook)
Páginas: 128
Links: Skoob | Goodreads 

4 comentários:

  1. Eu gosto de crônicas, mas do estilo do Luís Fernando Veríssimo, pois é algo que não tem idade para que aquilo possa ocorrer com você ou qualquer um. Eu não conheço o trabalho do Rafael e nem depois do lançamento me interessei em conhecer.

    ResponderExcluir
  2. Oi Tami,
    devo concordar com você quanto ao livro ser mais voltado para ´quem é apaixonadinha por ele kkkkkk
    vi umas imagens na internet e realmente, tem muita foto dele ;x
    não conheço ele e nem tenho curiosidade. não estou com muita vontade de ler ele, mas nunca se sabe né ;x

    ResponderExcluir
  3. Pra falar a verdade nunca tinha visto ele... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Talvez pelo livro ser fino e a leitura rápida acho que eu animaria ler, ahh e tem desenhos tbm...rsrs

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Confesso que fiquei um pouco curiosa sobre esse livro quando vi ele nos lançamentos da Novo Conceito. E gostei bastante da resenha :D

    ResponderExcluir