quarta-feira, maio 13, 2015

Resenha: Despedaçada

. .


Resenha sem spoilers dos livros anteriores.

No último volume da série Reiniciados, Kyla precisa recomeçar novamente. Com a ajuda de Aiden e o DEA, ela procura abrigo e busca informações sobre o seu passado. Porém tudo tem que ser feito escondido pois os Lordeiros ainda podem estar atrás da garota, que foi dada como morta. Ao descobrir que os Lordeiros estão reiniciando até crianças pequenas, Kyla começa a se questionar se não deveria se arriscar para expor tudo o que sabe. Mas será que apenas isso adiantaria?
"Não parece grande coisa visto aqui de fora. Mas é basicamente isso que se consegue ao olhar algo pelo lado de fora. As pessoas, principalmente, podem ser tão diferentes do que aparentam que você nunca imaginaria o que elas guardam dentro de si. Do que são capazes. No meu caso, o que espreitava em meu interior estava tão bem escondido que nem mesmo eu tinha conhecimento." (primeiras linhas, pág. 7)
É difícil fazer uma resenha deste terceiro livro da série pois ele fecha tudo o que os anteriores deixaram solto, ou seja, tem uma série de spoilers. Aqui conhecemos todo o passado de Kyla, quem era sua família e os motivos que levaram a garota a ser reiniciada. Gostei bastante do desfecho e a autora conseguiu dar resposta para tudo e de forma coerente, que é justamente o que procuramos no fim de uma série.

Kyla é uma personagem forte e inteligente, e sabe reconhecer quando deve agir (quase sempre!). A completa perda de identidade da garota ainda é sentida no livro, e as revelações de seu passado nem sempre a ajudam a identificar o que é certo ou errado. Nem o leitor poderia ajudar a personagem em alguns casos.

Uma das melhores coisas da trilogia é que cada capítulo (e aqui ainda mais) é uma reviravolta. Não tem enrolação ou tempo para muito romance, a questão é sobreviver, descobrir de onde veio e ajudar os outros a fazer o mesmo. É o tipo de história onde as páginas passam voando, e de tantas idas e vindas as vezes temos que reler alguma coisa para não deixar escapar nenhum detalhe. Por isso também não recomendo fazer como eu e deixar um espaço tão grande entre a leitura de um livro e outro pois algumas coisas podem acabar sendo esquecidas e o livro não para a história para relembrar o leitor de tudo.
Capa brasileira / capa original
A capa brasileira é idêntica à capa original e foi uma escolha muito acertada porque todas as capas dessa trilogia são lindas. A única coisa que me incomoda um pouco é a lombada, que pra mim está "ao contrário". Na minha opinião, todos os livros deveriam ser iguais: quando a gente coloca ele deitado com a capa para cima a lombada tem que ficar correta e não de ponta-cabeça. Tem algumas editoras que fazem dessa forma virada e nunca entendi porque. Enfim, a diagramação é simples, seguindo o estilo dos outros livros, e não encontrei erros. 
"Talvez, quando nos virmos, tudo volte, como se eu tivesse dez anos novamente. Talvez corramos uma para a outra, ela irá me abraçar e eu me sentirei em casa. Saberei quem eu era, quem eu sou.
Talvez não." (pág. 52)
Se a autora quisesse poderia ainda ter feito um livro um pouquinho maior para incluir mais as histórias do DEA, dos Lordeiros e até mesmo um pouco mais sobre o passado de Kyla. Porém isso é só para curiosidade extra minha, que gostaria de ter um pouquinho mais da série para ler.

É uma ótima série distópica jovem, bem construída, com um ritmo ágil e uma personagem forte. Agora que já li todos, posso confirmar que é algo que vale a pena mesmo. Chegou a ser anunciado que o primeiro livro viraria filme, mas não encontrei informações atuais se realmente está em andamento (a produção começaria em 2014). Sinceramente espero que consigam produzir pois teria tudo para ser um ótimo filme. Em resumo: leiam. 

Você pode gostar desse livro se gostou de: Jogos Vorazes, Divergente, Feios...
4,5/5 - Entre "muito bom" e "excelente"
Mais informações:
Despedaçada (Reiniciados #3)
Título original: Shattered
Autora: Teri Terry
Editora: Farol Literário (Site | Twitter | Facebook)
Páginas: 400
Links: Skoob | Goodreads 
Série: Reiniciados

3 comentários:

  1. Essa é uma série que faltava um empurrãozinho para ler (que acaba de ser obtido), sou apaixonada por distopias e das mais famosas falta para eu ler A 5º Onda, Delírio, Reiniciados e Feios, daí a minha escolha tá dependendo dos elogios. Vou dar uma olhadinha na resenha do 1º livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dessas que tu citou já li Feios (o primeiro livro apenas). Também é legal, mas gostei mais de Reiniciados!

      Excluir
  2. Já li algumas resenhas dos livros anteriores, gostei muito, e é uma trilogia que quero muito ler, mas nao tenho nenhum dos livros e se tivesse acho que nao leria agora pq tem muitos aqui na minha meta... hahahahaa
    Mas espero algum dia poder ler

    ResponderExcluir