quarta-feira, maio 27, 2015

Old but gold #8

. .


Sejam bem-vindos a mais uma edição do Old but gold! Para quem não conhece (ou não lembra) sobre o que é a coluna, vamos recapitular:
Old but gold é uma expressão em inglês que significa algo como "velho, mas valioso". Nesta seção vamos trazer livros não tão recentes, mas que estão sendo muito bem avaliados. O nosso critério para boa avaliação é: mais de 100 avaliações e nota igual ou superior a 4,5 no Skoob.
Hoje trouxe cinco livros bem antigos e que a maioria deve conhecer. O mais recente da lista é de 1996! São livros clássicos, com histórias que ao menos você já deve ter ouvido falar. Vamos conhecer?

1984 - Nota 4.6 e 19.340 avaliações. O livro com mais avaliações de hoje, e o único que li entre os cinco (shame on me!). Lançado em 1949, é um clássico do gênero distópico, "inventor" do termo Big Brother e base para muitos dos livros que fazem sucesso hoje. 

Cem anos de solidão - Nota 4.6 e 12.020 avaliações. Lançado em 1967, ganhador do Prêmio Nobel da Literatura em 82 e considerado uma das obras mais importantes da literatura latino-americana.

Laranja mecânica - Nota 4.5 e 8.264 avaliações. Lançado em 1962, é um dos livros que foi alavancado pelo filme homônimo lançado em 1971. Não li nem vi o filme, mas parece um dos raros casos onde o filme é tão bom quanto o livro.

Crime e castigo - Nota 4.5 e 9.567 avaliações. O vovozinho da nossa lista, foi lançado em 1866 e é a obra mais famosa de Dostoiévski. Parece ser o de leitura mais complexa da lista, e é o mais volumoso - algumas edições passam de 600 páginas.

À espera de um milagre - Nota 4.5 e 4.181 avaliações. É o bebê da lista, lançado em 1996 e que também teve um filme que fez muito sucesso, chegando a concorrer ao Oscar de melhor filme em 2000. Esse filme é excelente, e o não deve ser diferente!

Gostaram das dicas dessa semana? Já conheciam a maioria dos livros ou não?
Caso saibam de mais livros que sejam "Old but gold", comentem!

5 comentários:

  1. nossa, verdade, quanto tempo você não posta nesta coluna eim :O
    shame on you? e eu que não li nenhum desses ai? shame on me! kkkkkk
    1984 é um clássico né? eu não li ele na integra, mas quando estava no colégio li vários pedaços dele para um trabalho. não li inteiro por preguiça mesmo kkkkkk
    à espera de um milagre eu tenho curiosidade em ler pois o livro é incrível e eu amo a escrita do King... não sei porque ainda não li ;~~

    ResponderExcluir
  2. Adoro essa coluna! O único que li da lista é Laranja mecânica e achei ele e o filme excelentes. Quero e preciso ler os outros, principalmente À espera de um milagre.

    Beijos
    http://aluafoiaocinema.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. 1984 e Laranja Mecânica são livros que desejo muito ler, mas tenho um receio de ter uma linguagem um tanto complicada, sem se esquecer que Laranja Mecânica eu necessito ver o filme.

    ResponderExcluir
  4. Nossa nao li nenhum desses livros...rsrs
    Mas conheço 1984, Laranja mecanica e A espera de um milagre...
    de todos os livros o que mais tenho vontade de ler é A espera de um milagre, gosto muito de Stephen King, ainda nao vi o filme tbm, mas ja ouvi falar que é ótimo mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Laranja Mecânica são livros que desejo muito ler e A espera de um milagre...

    ResponderExcluir