quarta-feira, março 11, 2015

Resenha: Luminoso

. .


Atenção: O primeiro parágrafo da resenha contém informações do primeiro livro da série!

Riley continua no Aqui & Agora. Após ter cumprido sua primeira tarefa, ela está de férias brincando com Bohdi e Buttercup em uma praia quando de repente um cachorro infernal aparece. Apesar de Bohdi ser contra, Riley vai atrás do cachorro e acaba encontrando Rebecca, uma garota que está presa ao seu mundo e não consegue se desligar de seu passado. Então Riley decide que precisa ajudá-la a atravessar.
"Se você acha que sabe como é estar morto - se acha que não passa de uma eternidade ouvindo harpas e relaxando nas nuvens -, bem, pense novamente.
Já ouviu dizer que a vida continua?
Ela continua.
Além do ponto onde todos acham que ela termina." (primeiras linhas, pág. 7)
Segundo livro da série Riley Bloom, Luminoso segue o mesmo padrão de Radiante, seu antecessor. Não sei se me acostumei com as leituras infanto-juvenis, mas creio ter gostado mais desse. Segue o mesmo estilo, as histórias não são aprofundadas e as resoluções não demoram a acontecer, mas a história prendeu e trouxe assuntos diferentes do comum. Conhecemos um pouco sobre o passado de Bohdi também, algo que não tínhamos no primeiro livro.

O livro trata sobre temas como perdão, preconceitos, culpa e pontos de vista, mostrando como uma mesma história pode ter diferentes interpretações para as pessoas. E, claro, um pouco de espiritualidade, visto que tudo se passa após a morte. Em uma nota a autora conta que a história foi "inspirada na rebelião de escravos de 1733 nas Índias Ocidentais Dinamarquesas".
Gosto das capas da série, e essa novamente me agrada - além de ter muito a ver com a história. A edição da editora está boa, com pequenos detalhes no início dos capítulos e não encontrei problemas de revisão.
"Palavras têm o poder de machucar ou de curar, Riley. Podem ser usadas para pintar várias paisagens emocionais. E muitas vezes são infuenciadas, se não distorcidas, por aquele que fala." (pág. 77)
Considerando a história como infanto-juvenil, é uma das que mais gosto do estilo. É leve mas não é bobinha, sempre tenta trazer alguma mensagem e Riley é uma personagem irônica, teimosa, impulsiva e interessante para a idade. Eu gosto e pretendo continuar acompanhando a série - ainda mais porque é barbada de conseguir os livros por 9,90 nas promoções!
4/5 - Muito bom!
Mais informações:
Luminoso
Título original: Shimmer
Autora: Alyson Noël
Editora: Intrínseca (Site | Twitter | Facebook)
Páginas: 192
Links: Skoob | Goodreads 
Série Riley Bloom
#1. Radiante
#2. Luminoso
#3. Terra dos Sonhos
#4. Murmúrio

4 comentários:

  1. Nunca ouvi falar sobre a série. Achei interessante, vou procurar mais sobre. Da autora, li Fallen, da série Imortais. O livro é legal, mas não me prendeu ao ponto de eu querer continuar acompanhando. Mas essa série parece ser legal :33 Adorei esse último quote que você citou.
    Kissus
    www.penseicliquei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. eu li o primeiro livro da série, mas foi a séculos atrás :(
    eu até tinha comprado uma vez esse segundo livro, mas emprestei antes mesmo de ler e perdi os dois ;x
    lindos quotes! *-*

    ResponderExcluir
  3. As capas dessas séries sempre me chamaram atenção, e eu já estive por comprar essa série justamente nessas promoções de 9,90, mas acabei desistindo exatamente porque toda resenha que leio sempre falam que a história do livro é rasa e lenta.

    ResponderExcluir
  4. Estou tentando terminar a série Os Imortais, da mesma autora. Acho a escrita dela muito boa, só não gosto muitk da Ever, mas enfim. haha Quero ler essa série também e acredito que vou gostar, pois acho a Riley muito mais madura do que a irmã. Sempre me encantei pelas capas, são muito bonitas!

    ResponderExcluir