sábado, março 28, 2015

Eu fui: 4ª Turnê Intrínseca

. .


Depois de ir na 1ª Turnê, na 2ª Turnê e na 3ª Turnê, é claro que não deixaríamos de ir na 4ª Turnê Intrínseca em Porto Alegre né? Pela primeira vez o evento foi transferido para a Livraria Cultura (no shopping Bourbon Country), com distribuição de senhas e conseguimos sentar em cadeiras confortáveis ao invés de ficar disputando espaço no chão. Hoje, as 13h, estávamos lá novamente.

O evento seguiu o mesmo padrão dos anteriores: foram apresentados os principais livros que serão lançados, alguns booktrailers e, claro, sorteio de brindes - que, para variar, a gente não ganhou. Teve até sorteio de um Kobo Aura H2O! As apresentações foram separadas nas categorias abaixo: não ficção, ficção, literatura jovem e nacional. Obviamente não vou falar de todos, então vou contar sobre alguns lançamentos que chamaram mais minha atenção.
A maior aposta da editora (assim como foi com A culpa é das estrelas e Extraordinário) é Toda luz que não podemos ver que, considerando a sinopse e o que falaram, parece realmente que vai ser um livro maravilhoso. Outro que gostei foi O árabe do futuro, um HQ não ficção para adultos que conta um pouco do choque cultural do autor ex-colaborador da revista Charlie Hebdo (aquela que sofreu o atentado recente na França). Us é o novo livro do David Nicholls (autor de Um dia) que em seguida vai ser lançado por aqui. Dizem que Selva de gafanhotos é um livro bem louco e diferente de tudo o que já lemos, então fiquei curiosa também (foi lançado recentemente). 

Em relação as novidades: o próximo livro do Maurício Gomyde vai ser lançado pela Intrínseca. Eles irão lançar a nova série do Rick Riordan sobre deuses nórdicos, mas ainda não tem data confirmada. E será lançada uma edição especial de 10 anos de Quem é você, Alasca? com nova capa (provavelmente versão em capa dura) e com 60 páginas inéditas. Cidades de papel será relançado com nova capa (do filme) e confirmaram que vão fazer novas versões dos livros de 50 tons junto com o lançamento dos filmes. 
Os brindes da Turnê! Nem os azarados como nós saem de mãos abanando do evento. Esse ano cada participante recebeu um estojo com: cordão para crachá, bloco com as novidades e umas folhas em branco para rabiscar, pin da 4ª Turnê, mini marcadores, botons de Um mais um, Extraordinário e A menina que roubava livros, um lápis com expressões regionais (variados, recebi um e o marido outro!) e um cupom para baixar um livro da editora no site da Kobo.

Falando sobre a organização, o evento em si achei bem mais organizado que os anteriores. Teve distribuição de senhas, foi em um auditório onde todas as pessoas conseguiram assistir sentadas e dividiram a grande turma em dois grupos. Porém as informações dadas nas redes sociais da editora não foram exatamente o que o pessoal encontrou hoje. Disseram que o primeiro horário seria ao meio dia (começou as 11h) e que as senhas seriam distribuídas até 11:30 ou até fechar os três grupos, o que não aconteceu. Foram apenas duas apresentações e muita gente que chegou para pegar senha (antes deste horário estabelecido) não conseguiu. Não sei o que aconteceu: se na hora se deram conta de que as 375 pessoas caberiam em duas seções (pois éramos os números 326 e 327 e estávamos na segunda) ou se aconteceu algum outro problema que impediu a terceira seção. Sinceramente acho que ficaria muito cansativo seis horas seguidas para as meninas que estavam apresentando, ainda mais considerando o horário, mas isso deveria ter sido planejado. Nós demos sorte de chegar cedo e conseguir senha porém tem um grupo grande reclamando e também ficaria chateada se tivesse acontecido comigo. Creio que a editora deva lançar uma nota de explicação posteriormente para resolver o mal entendido (ou ao menos um pedido de desculpas).

Do jeito que anda crescendo o evento a próxima edição vai ter que ser no Teatro do Bourbon para caber todo mundo! Enfim, nós conseguimos, foi ótimo como sempre e se tudo der certo, estaremos na 5ª edição! Até a próxima! PS: estamos na foto de baixo, quarta fileira, bem na esquerda. O Tiago é o cara com "meio" rosto na foto e eu estou do lado de camiseta preta :)
Primeiro e segundo grupo - Foto: Intrínseca

4 comentários:

  1. Oi, Tami!
    Nossa, que legal. *-* Amei a sacolinha desse ano. Infelizmente não pude ir. :/ Só resta esperar pelo próximo ano. snif

    ResponderExcluir
  2. Olá Tami!
    Acabei de chegar daqui, de Salvador, e tipo, adorei! Foi bem organizado, me interessei bastante com a maioria dos livros! Eu tive que pegar a segunda sessão, e tive que sentar no chão porque o teatro lotou o_O Mas eu adorei, foi a primeira vez que eu fui (primeira de várias, eu espero)
    Também não ganhei livro nenhum T__T
    Kissus
    www.penseicliquei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. nossa, 10 edição de Quem é você, alasca? ahahahah meu deus
    que demais eim, adorei as novidades.
    sempre quis ir num evento assim ;~~

    ResponderExcluir
  4. Eu cheguei 9h40 e consegui ingresso para a primeira sessão. Achei bem estranho eles terem mudados os horários, porém, mesmo assim quem tinha confirmado presença na página do face deveria ter se tocado que não ia ter lugar pra todo mundo e chegado cedo pra conseguir lugar.

    Vi muita gente xingando na página da editora e não achei bacana.
    Em geral curti bastante o evento e fiquei super empolgada com vários títulos novos <3

    Beijoo
    http://resenhandosonhos.com

    ResponderExcluir