domingo, março 01, 2015

Desafio de organização: Fevereiro (depois)

. .


Em continuação do Desafio de Organização, hoje trago fotos de como ficou o meu cantinho. Lembram de como estava antes? Agora ficou assim:
Bem melhor não é? Agora o que é importante, como foi o processo de arrumação.

Inicialmente queria tirar todos os livros das prateleiras para conseguir organizar melhor. Mas ao esvaziar metade da primeira estante me dei conta de que para fazer isso precisaria... interditar a  sala, basicamente. Não tinha como empilhar um monte de livros no chão e iria ser pior para organizar depois. Então resolvi ir tirando aos poucos, limpando e organizando. Nesse momento de retirar já via quais os que iam ficar e quais os que seriam doados ou colocados para troca.

Existem várias formas de se organizar uma estante, e eu optei apenas por deixar os livros de um mesmo autor juntos. Isso facilita até na hora de emprestar ou de verificar quais livros estão faltando de uma coleção.
Livros do James Patterson, Lucinda Riley, Stieg Larsson e Adam Blake
Os livros que são de desenvolvimento pessoal, auto-ajuda, ou para consulta deixei também em um local separado. Como estou com a meta de ler ao menos três livros do tipo esse ano, achei uma boa para verificar o que tenho disponível.
Também resolvi aproveitar que tenho alguns livros ainda na embalagem (sem julgamentos!) e deixá-los na prateleira inferior, que costuma pegar mais pó. 
E como gosto muito de Harry Potter, resolvi trazer os meus bonequinhos para enfeitar a estante junto com a série. Ainda tenho um fichário cheio de reportagens e recortes sobre HP mas não consigo me desfazer de nada, dá uma nostalgia muito grande...
Os outros iria simplesmente colocar nos locais que sobraram. Só que precisava de mais espaço pois não queria deixar livros sobrando da forma como estavam antes, com uns deitados na frente dos outros. Portanto iria precisar de outros locais na casa para guardar os livros, e aproveitei os nichos do móvel da TV para isso. Os que (ainda) sobraram, dispus logo abaixo da TV.
Com isso a estante ficou apenas com a quantidade de livros que comporta e tenho um local onde posso ir colocando os livros que chegam e entram na fila de leitura. Também estou estipulando como meta diminuir o número de livros que tenho gradativamente, fazendo com que todo mês saiam mais livros do que cheguem. 

Tirei também as coisas que estavam em cima da estante (jogos, quadros vazios), o que estava jogado nas poltronas (basicamente roupas e jornais que largamos ali) e algumas coisas que estavam na frente da estante, como itens dos videogames. E conseguimos pendurar um dos quadros! Já estávamos há mais de ano enrolando, mas coloquei como objetivo e foi (simples né?). Provavelmente vamos nos desfazer do Minion e do macaco que estão na poltrona, mas por enquanto eles vão ficar por ali. Agora - o mais difícil - a meta é manter organizado!

8 comentários:

  1. Já disse que tuas estantes são um sonho né? >< , tenho um lugar pra esse minion na minha casa HUEHUE <3

    www.moniitorando.com

    ResponderExcluir
  2. Ficou ótima a organização, Tami! E se quiser me doar alguns... haha :D
    Também tenho uma pasta cheia de coisa de HP. Um dia desses arrumei umas coisas e quis jogar fora, mas não consigo. rs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Tami,

    Eu preciso fazer isso na minha também. Tenho muitos livros que posso doar, trocar, sortear... mas que ficam lá 'roubando' espaço dos livros novos. Mas preciso reunir um montão de coragem pra fazer isso!

    Um beijo.

    Miriam

    ResponderExcluir
  4. Não estava tão bagunçado antes, mas agora melhorou haha
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  5. aah, adoro ver estantes arrumadinhas assim.. dá vontade de criar vergonha na cara e arrumar a minha também hahaha
    adorei a forma como você arrumou a sua.
    eu não tenho tantos livros assim, mas costumo organizar por autores também, e tento deixar eles por ordem de preferencia. os livros que eu mais gosto por primeiro...e assim por diante :P

    ResponderExcluir
  6. Olá, vi o link do blog VO e acabei vindo aqui xeretar seu desafio!
    Super me solidarizo com você. Minha estante fica exatamente igual ao antes! (essas estantes que "sobra" um espaço para largarmos coisas são armadilhas de desorganização :( )
    Não tive força de espírito para mexer na estante, escolhi arrumar minha mesa.
    Enfim, gostei bastante da sua estante, e com certeza vou revisitar essa postagem para me inspirar quando for arrumar a minha!
    ;)

    ResponderExcluir
  7. Ficou muito legal a arrumação. Meu sonho é ter estantes como essas. A minha é pequena, mas como não tenho tantos livros como você, ainda está dando.

    ResponderExcluir
  8. Tami !! :D

    Que organização eim! :O
    Quem me derá se eu conseguisse me organizar dessa forma .. Minha estante está uma verdadeira bagunça, e pelo que estou vendo vou ter que comprar outra porque já não está cabendo os livros!
    Fiquei pensando, bem legal a idéia de colocar os livros embalados na parte de cima, pelo menos pega menos poeira!

    Bj.
    Passeando com os livros

    ResponderExcluir