sábado, fevereiro 21, 2015

Resenha: Dark House

. .


Perry é uma garota que passou por alguns problemas relacionados a drogas e autoestima no passado. Ela começa a ter pesadelos relacionados com pessoas assustadoras e um farol abandonado que depois descobre ser o que fica no terreno de seu tio. Em uma visita a ele, ela resolve entrar naquele local que tanto a assusta e lá acaba conhecendo Dex, um rapaz misterioso e bonito que também busca encontrar algumas respostas no local.
"Estava num cômodo circular e branco, com apenas uma claraboia redonda para quebrar a monotonia. A vista lá fora não era nada além de um vazio retinto. O cheiro de poças da maré e de alga apodrecida penetrava entre as fendas onde o silicone se esfarelou. Eu não sabia onde estava nem por que estava ali, mas sabia que algo havia me atraído." (pág. 7, primeiras linhas)
Dark House é o primeiro de uma série que possui nove livros, sem contar os spin-off (que já são quatro). Todos já foram lançados lá fora e aqui temos o primeiro publicado no Brasil. Sei que séries longas são algo que afastam muitos leitores, então achei bom avisar antes que alguém chegue na leitura sem saber de nada como eu.

Dito isso, é um livro interessante mas não chegou muito perto do que imaginava. Veja bem, em uma série chamada "Experimente o terror" esperava algo realmente arrepiante, que quase me deixasse sem dormir (talvez tenha sido expectativa demais), mas o livro não é tão horripilante assim. Temos cenas muito boas de suspense e terror porém infelizmente são poucas comparado ao tamanho do livro. 

E o romance? Taí uma coisa que não esperava ver aqui, mas tinha. E é um romance meio adolescente, apesar da protagonista ter 22 anos e Dex já ter passado dos 30. Aliás, Dex deve ser muito bonito porque por suas atitudes não deu para se apaixonar por ele como a protagonista fez - e ele nem dá muita bola para ela na verdade. Perry é uma garota que passou por bastante coisa, mas parece que suas experiências não a amadureceram como deveriam. 
Capa brasileira / capa original
A edição está boa e a capa ficou linda. Encontrei alguns problemas na revisão, em especial em relação as falas, com uma ou outra falta de travessão ou algum onde não deveria ter. Como tem acontecido em outros livros da editora, neste também temos o marcador do livro na contra-capa para ser destacado. Já falei que adoro essa ideia?

A leitura é fácil, a série tem uma premissa interessante e tem potencial. O livro é bem introdutório mas tem uma história mais ou menos fechada que não vai deixar você totalmente decepcionado se ler apenas este - não é aqueles que terminam bem no ápice sabe? Porém, é claro, várias pontas ficam soltas que vão se desenvolver nos próximos.
"- Bem, estou com medo, tá?
- E daí? Precisamos que esteja com medo!
E daí? O que ele queria dizer com "e daí?" Dei a ele um olhar feio, o mais amargo que pude, e disse:
- Por que preciso estar? Como você não está com medo?
- Porque acho a vida mais assustadora do que a morte" (pág. 252)
Apesar do livro não me assustar, tenho certeza de que em um filme ficaria de olhos fechados em várias cenas. Acho que seria um bom filme, aliás. No geral é um livro para quem gosta de livros mais adolescentes (ao menos dos romances não correspondidos) e quer, realmente, experimentar um pouco de terror. Não vai agradar que é fã do gênero, mas deve agradar a quem não é muito chegado e procura algo diferente. Eu gostei, achei uma boa distração apesar de não corresponder às minhas expectativas de terror. Se possível, pretendo continuar a acompanhar a série.
3/5 - Gostei
Mais informações:
Dark House (Experimente o terror #1)
Título original: Dark house
Autora: Karina Halle
Editora: Única (Site | Twitter | Facebook)
Páginas: 352
Links: Skoob | Goodreads
Série Experimente o terror 
#1. Dark House
#2. Red Fox (este e os próximos ainda não lançados no Brasil)
#3. Dead Sky Morning
#4. Lying Season
#5. On Deamon Wings
#6. Into The Hollow
#7. Come Alive
#8. Ashes To Ashes
#9. Dust to Dust

3 comentários:

  1. Hey Tami!

    Esse livro parece ser bem mediano. Por isso, minha vontade de lê-lo é quase nula, até porque fantasia não é um gênero que me agrade. Beijo!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tami, eu não sabia ainda desses marcadores! Sempre leio o que tem nas orelhas dos livros, então quando abri hoje pra ler um livro que peguei na biblioteca vi esse marcador destacável. Logo que vi nem sabia o que era, tipo foram dois minutos olhando aquele pontilhado e pensando... nossa, que legal. E depois a luz: é um marcador! hahaha Claro que fiquei pra mim, né. haha E é lindo demais. *-* Seria bom que as editoras adotassem essa ideia e todos os livros passassem a vir com um marcador. Os colecionadores agradecem! haha
    Bom, agora em relação ao livro! Pra começar eu não me interessaria em lê-lo justamente por ter escrito: Experimente o terror. Eu já não gosto de histórias assim, pois fico imaginando toda hora que os personagens vão aparecer na minha frente, acho que vai aparecer um fantasma a qualquer momento. Enfim, esse tipo de coisa de gente que morre de medo de terror. haha Mas acredite, eu já fui fã e assistia e lia livros bem assustadores. Não sei o motivo de eu ter ficado tão medrosa. Bom, mas suponhamos que eu gostasse e pegasse esse livro pra ler ficaria frustrada. Pois espera-se que seja uma história de arrepiar. Uma pena ter te desagradado. E romance tipo adolescente num livro como esse? Huumm, acho que não combina, né? Pois é, Tami, talvez agrade aos que, assim como eu, não gostam muito de histórias de terror. Porque os fãs mesmo do gênero, acho que vão ficar um pouquinho decepcionados. Quem sabe se eu tiver a chance, acabe lendo. :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Tami :}

    Até então morria de curiosidade de ler o livro, mas acabei desanimando um pouco. Primeiro por saber que se trata de uma série de nove livros (precisa mesmo disso tudo?), e claro que eu esperava algo que me assustasse e não esse romance no meio, me parece até meio bobo! Se tiver oportunidade irei ler, mas não é um livro que comprarei tão cedo.

    Beijos.
    Passeando com os livros

    ResponderExcluir