quarta-feira, fevereiro 04, 2015

Resenha: Como eu era antes de você

. .


(Fico devendo a foto desta resenha até a volta das férias ;) )

Louisa Clark tem 26 anos e uma vida comum, sem muitas ambições. Mora com os pais, a irmã e o sobrinho, namora com Patrick há sete anos e trabalha em um café local. Quando o café fecha, ela se vê obrigada a procurar outro emprego e acaba sendo contratada para cuidar de Will Traynor, um jovem rico que sofreu um grave acidente e ficou tetraplégico. Will era ambicioso, bonito e tinha a vida que queria, e não consegue suportar viver em cima de uma cadeira de rodas para sempre. Aos poucos ambos vão se conhecendo e mudando suas perspectivas sobre o mundo em que vivem.
"Quando ele sai do banheiro, ela está acordada, recostada nos travesseiros e folheando os prospectos de viagem que estavam ao lado da cama. Usa uma camiseta dele e seu cabelo comprido está despenteado de uma maneira que o faz lembrar da noite anterior. Ele fica parado, desfrutando da breve recordação enquanto enxuga seu próprio cabelo com uma toalha." (primeiras linhas, pág. 7)
É um romance tocante e que precisa de alguns lencinhos para acompanhar a leitura. Apesar de Will ser tetraplégico e depressivo em relação ao mundo, Lou é uma pessoa divertida que fala muitas vezes antes de pensar. Isso torna o livro engraçado, com um leve toque de "Os intocáveis" (ótimo filme, caso alguém ainda não tenha visto). O livro tem uma grande discussão sobre a visão de vida que as pessoas que perdem seus movimentos tem, e como algumas conseguem sobreviver a isso enquanto outras não veem luz no fim do túnel. É um assunto bem delicado mas saí da leitura entendendo os dois lados e suas decisões. 

Todos os acontecimentos nos fazem torcer por Lou e Will, apesar de em alguns momentos ficarmos com pena de seu namorado Patrick. A escrita é leve e a leitura flui facilmente. Grande parte do livro é narrada em primeira pessoa por Lou, mas temos alguns capítulos onde outros personagens contam a história e é nestes momentos em que mudamos a nossa visão sobre eles. Alguns personagens que parecem egoístas ou chatos nos mostram seus motivos, e eu fiquei com uma certa pena de alguns deles. No geral é o tipo de livro onde ficamos focados na história de dois personagens e nos sentimos praticamente dentro de sua relação, quase como intrusos.
Capa brasileira / capa original
Acho a capa brasileira linda e delicada, mas também sou apaixonada pela fonte da capa original. A diagramação é simples e não lembro de ter encontrado erros de revisão. Seria um ótimo filme, e a adaptação já está a caminho! A previsão de lançamento é para este ano de 2015 ainda, então vamos torcer. 

Na capa o livro é comparado a Um dia, que vi apenas o filme (podem julgar!), e realmente tem um clima parecido. Para quem gosta destes romances mais intimistas certamente é uma boa leitura. Eu adorei!
4/5 - Muito bom!
"Ser atirada para dentro de uma vida completamente diferente - ou, pelo menos, jogada com tanta força na vida de outra pessoa a ponto de parecer bater com a cara na janela dela - obriga a repensar sua ideia a respeito de quem você é. Ou sobre como os outros o veem." (pág. 58)
Mais informações:
Como eu era antes de você
Título original: Me before you
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca (Site | Twitter | Facebook)
Páginas: 320
Links: Skoob | Goodreads 

7 comentários:

  1. Oi, Tami,

    Dessa autora eu li A última carta de amor e fiquei apaixonada! Quero ler todos os livros dela e esse será o próximo. A capa desse livro é realmente linda e chama muita atenção.

    Eu costumo sofrer muito com livros que 'acompanham caixa de lenço', mas normalmente eles são maravilhosos!!

    Esse eu quero!!

    Um beijo.

    Miriam ♥ Livros, Bobagens e Guloseimas!

    ResponderExcluir
  2. li este livro em 2013, e foi uma das minhas melhores leituras até hoje ♥
    a capa brasileira é bem mais bonita mesmo hehe
    sério que você achou pareciso com Um Dia? eu acho que não tem nada a ver hahaha
    eu não fiquei com dó do Patrick não... fiquei com raiva dele na verdade, por ele não intender a Lou as vezes --'
    é uma trama ótima... sempre recomendo ela para todos hehe

    ResponderExcluir
  3. Tenho vontade de ler esse livro desde o lançamento porque todo mundo que já leu gostou muito. Confesso que to com um pé atrás porque sinto que chorarei muito então to pensando em ver o filme antes porque aí depois já estarei preparada KKKKKKK

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tami. primeira vez aqui no blog e de dou de cara com a resenha de um dos meus livros favoritos. Esse livro é meu xodó por dois motivos: primeiro pela linda e emocionante história contada pela Jojo, e segundo porque foi com ele que retomei meu hábito de leitura. Li esse livro em 2013 e fiquei super encantada com a história e com a escrita da autora, tanto que já li mais dois livros dela: A última carta de amor e A garota que você deixou para trás, mas Como eu era antes de você é meu preferido.

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre vejo a capa desse livro em vários blogs, mas nunca li uma resenha. Parece um ótimo livro, apesar de eu não ser tão tão tão fã de romances, (acho que é pq me deixam mt sentimental, muito chorosa, haha), eu gostei desse. Meu coração apertou um pouquinho ao ler essa resenha, quero conhecer logo a Lou, haha.
    Vou ficar de olho quando sair o filme e vou ler o livro quando tiver a oportunidade <3

    ResponderExcluir
  6. Já faz um tempinho que tenho o livro mas ainda não li! Tenho certeza de que é uma leitura emocionante. Sempre falam que lembra um pouquinho o filme Intocáveis. Eu ainda não vi, mas pretendo.
    Eu prefiro a capa brasileira. *-*

    ResponderExcluir
  7. Tami :D

    Comprei o livro a algum tempo, mas ainda não li, mais por falta de tempo do que de vontade .. Pelas resenhas que li imagino um romance lindo e ao mesmo tempo triste.
    Acho que vou me dar bem com a Lou, por ela falar tudo o que pensa e ter esse tom de humor, gosto de personagens assim .. Já o Will, estou bem curiosa para conhece-lo, tenho a impressão de que ficarei um pouco irritada com ele no começo, mas depois vou me apaixonar.

    Beijos.
    http://passeandocomoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir