sexta-feira, fevereiro 27, 2015

10 dicas para gostar de ler

. .


Ler é um hábito saudável que poucos tem. Em 2014 uma pesquisa mostrou que os brasileiros leem uma média de apenas três a quatro livros por ano. Muitos sabem os benefícios que a leitura traz mas não se sentem confortáveis ou motivados a ler, seja por falta de incentivo na infância ou por terem sido obrigados a ler muitos livros que não gostavam no colégio. Os motivos para crescer afastado da leitura são os mais variados possíveis. 

Mas e como podemos voltar (ou criar) esse hábito? Abaixo segue uma série com 10 dicas para ajudar você a ler - e gostar disso.

1) Estabeleça uma meta e um objetivo
Para começarmos um hábito novo, é necessário que saibamos qual a sua importância e o que queremos atingir. Pode ser que você queira ler para ter mais facilidade para a escrita, aumentar o vocabulário ou para o vestibular, por exemplo. Reflita sobre o porquê e pense em uma meta plausível - ou se esforce para atingir o seu objetivo.

2) Saiba suas limitações
Se você trabalha, estuda, tem filhos, gosta de sair, ou tem os dias ocupados em geral, não adianta querer ler 50 páginas por dia ou 5 livros por mês. Não é possível. Você tem que estabelecer metas reais - e talvez o real para você seja apenas ler poucos minutos todos os dias.

3) Conheça seus horários
Eu gosto de ler antes de dormir pois me tranquiliza e já estou acostumada com este horário há bastante tempo. Também gosto muito de ler antes de levantar no final de semana. Mas isso não é padrão para todos. Você que tem filhos pequenos, por exemplo, dificilmente vai conseguir ler em um sábado de manhã, assim como muitos sentem sono ao tentar ler de noite. Veja seus horários livres e teste encaixar a leitura neles para ver onde você se adapta melhor.
4) Descubra qual o seu tipo de livro
Aqui não tem mistério, o jeito é tentar. Alguns gostam de auto-ajuda, outros de fantasia, ou romance, ou policiais, ou qualquer outra possibilidade. Livros são como filmes e músicas, todos temos alguns estilos preferidos.

5) Tente os best-sellers
Muitos torcem o nariz para livros desta "categoria" mas são grandes as chances de você gostar de um livro que muitas outras pessoas gostaram. Best-sellers costumam ser livros com uma linguagem fácil e ter uma história que prende. Sabendo qual o estilo de livro que você gosta, é só escolher um que faça sucesso do gênero e iniciar. Além disso, é mais fácil de encontrar pessoas com quem conversar sobre a história - e se motivar para continuar!

6) Desista e recomece sempre que necessário
Leia ao menos umas 30, 50 páginas do livro. Não gostou? Passe para o próximo. Os primeiros livros que você ler tem que te pegar desde o início, ou a leitura continuará parecendo apenas uma obrigação. Mas não desista após o primeiro, segundo ou terceiro livro. Tente outros, troque o estilo, converse com pessoas. Existem muitos livros excelentes que são um pouco enrolados no início e depois apresentam uma história maravilhosa, mas deixe esses para quando já estiver com um ritmo de leitura bom.

7) Encontre o seu lugar
Ler no ônibus, no caminho para o trabalho ou faculdade pode ser uma ótima ideia para quem tem pouco tempo durante o dia e não se distrai com barulhos externos. Tem gente que lê inclusive em filas de banco e esperando o ônibus! E dentro de casa tente encontrar um cantinho no qual você fique confortável - mas não tanto a ponto de dormir.

8) Participe de comunidades sobre livros
Para saber as melhores dicas, é bom conversar com pessoas que também gostam de ler. Participe do Skoob, uma rede social de leitores onde você pode montar a sua estante virtual e marcar livros que deseja ler ou já leu. Procure por blogs literários que tenham uma afinidade literária parecida com a sua e veja os livros que eles estão lendo. Muitas cidades tem grupos de leitura que discutem todos os meses algum livro específico. Descubra o seu perfil e participe do que mais lhe interessar.
9) Esteja com um livro sempre à disposição
Escolha um livro pequeno e esteja sempre com ele. Nunca se sabe quando aquela ida no banco vai se transformar em excelentes 15 minutos esperando o atendimento sem nada para fazer, não é? Para quem tem um e-reader é ainda mais fácil, já que eles praticamente não pesam e é muito simples marcar exatamente onde paramos.

10) Viva a leitura
Passeie um pouco na livraria para dar uma olhada nos lançamentos e aproveite para analisar e folhear alguns livros. Visite sites e grupos de debate. Verifique se aquele filme ótimo do cinema não é baseado em algum livro fácil de se conseguir. Enfim, pesquise um pouco sobre autores, notícias em geral e se inteire sobre o mundo literário. Certamente alguma coisa vai chamar a sua atenção. E quando o vício começar... aproveite!

3 comentários:

  1. eu já li mais que a média este ano então :D hehe
    eu não sou muito de fazer metas pois se não consigo cumprir acabo me decepcionando, mas tento ler todos os dias, pelo menos 50 páginas!
    eu também sempre leio antes de dormir, mas também leio de meio dia, quando não tenho nada para fazer hehe
    ah, eu também sempre leio em filas. peguei o costume de ler no onibus também, então quando estou indo para a faculdade aproveito este tempinho :P
    essa de estar sempre com um livro na mão é uma ótima ideia. eu sempre compro versões de bolso e estou sempre com um na bolsa, ai quando eu paro em algum lugar (tipo fila de banco!) eu pego e leio :D
    demais essa foto, amei *--*

    ResponderExcluir
  2. Fiquei super triste ao saber dessa média. :/ É tão bom viajar em uma boa leitura! Desde muito cedo estive em contato com os livros, então a leitura sempre fez parte de mim, é algo natural, sabe?
    Acho que a dica principal é a pessoa encontrar o livro certo, pra que ela se sinta motivada a ler cada vez mais!
    Ler antes de dormir é o melhor horário. *-* Mas claro que cada um deve descobrir o seu.

    ResponderExcluir
  3. Ano passado eu li 12 livros nos dois primeiros meses do ano, mas depois deixei a média cair :X , preciso me acostumar a estar sempre com um livro para aproveitar o ônibus (como tu citou) ... :*

    ResponderExcluir