quarta-feira, dezembro 24, 2014

Top 5: Livros de Natal (2)

. .


Já está quase na hora de começar a arrumar as coisas para a ceia da noite, mas ainda dá tempo de ler um post rapidinho não é? Faz algum tempo que não trazia a seção para o blog, porém datas comemorativas são especiais para um Top. Então nada como a data de hoje para trazer mais cinco livros relacionados com o Natal. Se ainda não viu os cinco primeiros, é só conferir o Top 5: Livros de Natal do ano passado.

Aproveito para desejar um ótimo Natal, com muita paz e amizade para todos os leitores. E uns livrinhos a mais, que não faz mal a ninguém! ;)

O presente do meu grande amor
Praticamente todos os anos temos um livro especial de Natal, e dessa vez a novidade veio pela editora Intrínseca. São doze histórias de autores famosos, entre eles Rainbow Rowell (de Eleanor & Park), Gayle Forman (de Se eu ficar) e David Levithan (de Um dia). E ainda com uma capa muito fofa! Uma pena que não consegui ler para o Natal deste ano.
Natal mortal
Um pouco de suspense! Natal mortal é o sétimo livro da série Mortal de J. D. Robb (pseudônimo de Nora Roberts). A história é sobre um criminoso que está à solta, durante as festas de Natal, fantasiado de Papai Noel. Não conheço nada da autora, mas acho que essa série deve ser boa. 

O livro não é tão famoso quanto sua adaptação, o filme de 1994 que sempre aparece em alguma sessão da tarde por esse período. Aliás, está passando na Fox neste momento (são 15:30 enquanto escrevo). A curiosidade é que este filme de 94 já é refilmagem de outro clássico, de 1947, ano em que o livro foi originalmente publicado. Sem dúvida é o mais antigo da nossa lista de hoje!
Como Grinch roubou o Natal
Para mim os personagens do Dr. Seuss não são muito conhecidos, e só ouvi falar sobre eles depois de já ter passado a infância. Porém quando vi uma parte do parque da Universal em Orlando dedicado apenas ao Dr. Seuss e seus personagens, percebi o quanto ele era clássico por lá. Este creio que seja um de seus livros mais famosos, e em 2000 se tornou o primeiro a ser adaptado para o cinema. O filme chegou aqui com o nome de Grinch, e o ator principal era o Jim Carrey. Certamente vocês já viram em alguma sessão da tarde também!


  
O homem que inventou o Natal
Esse é um livro que parece ser bem interessante. Conta a história de Charles Dickens e como a sua história Um conto de Natal (que apareceu no Top de Natal do ano passado) transformaram essa data. O livro foi lançado em 1843 pelo próprio autor, já que seus editores recusaram a obra, e trouxe um novo espírito para o período, que já não dava muita importância para a época. Como acontecem casos de editoras recusarem obras que depois viram best-sellers não é? Devem ficar se corroendo depois...
Como a coluna surgiu: Top 5 não é exatamente uma coluna inovadora. Até mesmo rádios e canais de TV já tem os seus tops. Na internet está cheio de coisas assim. Porém após pesquisar encontrei apenas um blog literário que fazia algo no sentido que eu gostaria: o The broke and the bookish que tem o Top Ten Tuesday, onde outros blogs podem participar e deixar os seus links. Queria algo assim porém brasileiro, que não estivesse já na sua 117ª semana e que fosse apenas cinco. Não encontrei. A maioria dos blogs prefere fazer algo ocasional, ou nem sempre literário, e nenhum tem algo "coletivo" dessa forma. 

E então, gostaram da ideia? Espero que sim! Quem tem blog e for participar (regularmente ou não), é só colocar o seu link nos comentários para que todo mundo possa compartilhar das suas listas!

5 comentários:

  1. Gente estou em caso de necessidade em relação a O Presente do Meu Grande Amor, deve ser tão perfeito <3

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que Milagre na rua 34 é adaptação de um livro.
    Boas festas, bj

    ResponderExcluir
  3. Espero que tenha tido um ótimo Natal, Tami!
    Como já li Um Conto de Natal fiquei curiosa pra ler O Homem Que Inventou o Natal.
    Uma pena também que não consegui ler O Presente do Meu Grande Amor.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Todos são lindos! Quero todos! Especialmente o primeiro!
    Adorei as escolhas.
    Beijinhos
    ✺⇢Cantinho da Bruna⇠✺
    ✺⇢@cantinhodabruna⇠✺


    ResponderExcluir
  5. Olá, Tami!

    Acabei de ler "O Presente do Meu Grande Amor", é um livro fantástico. Um conto melhor que outro! Espero poder ter a chance de ler os outros que você citou, haha!

    Até mais,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir