terça-feira, dezembro 30, 2014

Top 10: Melhores livros de 2014

. .


Esse ano, como mencionei na Retrospectiva, quebrei o meu recorde de leitura com 44 livros lidos no ano. A medida que vamos lendo mais, também vamos ficando mais críticos com algumas histórias e por isso aqui no top vocês vão ler livros que podem não ter recebido 5 estrelas mas que adorei igualmente - e espero que vocês também tenham a oportunidade de conhecer! Caso não se lembrem, aqui está o Top de 2013 - afinal livro bom não tem época para ser lido!

Ainda não consigo pensar nos livros em uma ordem correta, então vocês vão encontrar o Top por ordem de leitura. Ao clicar no título vocês serão direcionados para a resenha do mesmo, e deixei um trecho dela entre aspas para vocês conferirem o porque do livro estar na lista.

Como essa é a última postagem do ano, já aproveito para desejar um Feliz 2015! Que neste próximo ano vocês consigam realizar os desejos, que venham muitas leituras boas, muita felicidade, paz, amor e tudo o que tem de bom por aí! 


Garota, Interrompida
"Não é um livro feliz, não tem aventura ou suspense, nem uma história linear. É o tipo de livro para quem realmente gosta de algoverdadeiro, reflexivo, que nos faz estranhar que exista uma realidade tão diferente da nossa, mas ao mesmo tempo entendendo que ela pode estar do nosso lado."
Fragmentada (Reiniciados #2)
"Diferente de outras distopias, aqui o mundo não é preto e branco. O governo é ruim, mas talvez não seja de todo errado. O povo não é apenas o bando de coitadinhos alienados ou de revoltados. Eles são bons, mas talvez ajam de formas erradas. Todos os questionamentos que a protagonista tem começam a passar pela nossa cabeça e ficamos tão confusos quanto ela."
"É uma história simples, doce e especialmente inocente. Os personagens são tão queridos, comuns e ao mesmo tempo complexos que dá vontade de entrar na história para conseguir resolver os problemas. As narrações dos programas de rádio são tão divertidas, e seus espectadores tão bons  personagens também que saímos do livro com a vontade de achar um programa assim para escutar e dividir a solidão."
Terras metálicas
"Uma excelente aventura jovem. Após a leitura é quase impossível não ter vontade de ter um tashi, um robozinho voador que acompanha os jovens para todos os lugares, eles são amáveis! A leitura é bem dinâmica, e temos várias cenas importantes durante todo o livro, diferente daqueles que ficam nos enrolando até o fim. "

A garota silenciosa
"A escrita de Tess te prende desde o início da história, é ótima! Fazia tempo que um livro não me prendia tanto, ao ponto de - literalmente - ficar cuidando o relógio para ver se podia ler "só mais uma página". Reviravoltas, resoluções plausíveis, mistério e um mundo novo com Chinatown. Para quem gosta do estilo é um prato cheio."
Eleanor & Park
"É um livro lindo, com uma história calma e que te prende desde o início. Sei que muitos não gostam de ler qualquer coisa sobre o final, mas preciso dizer que fazia tempo que não chorava tanto. E tanto. A gente tem vontade de virar a página e continuar lendo."
A culpa é das estrelas
Este ainda não teve resenha no blog, mas creio que a imensa maioria dos leitores já saiba sobre o que se trata e tenha lido o livro ou visto o filme. É lindo, engraçado e apaixonante.
"O livro tem uma história bem leve, com muitas falas, sem grandes surpresas - cheia de clichês inclusive - mas alguma coisa nele faz a gente se sentir adolescente de novo. Ler o diário de Camila reclamando que vai ter que viajar com os pais ao invés de poder ficar com os amigos (o meu foi em 2006), das paixões platônicas por meninos com os quais mal falava (2000 ~ 2003), dos jogos de verdade ou consequência (ih, aí já não lembro os anos...), de escrever em agendas ou diários coisas do dia-a-dia, das brigas com a mãe e de tantos outros detalhes que fui esquecendo com o tempo e que esse livro conseguiu, de alguma forma, trazer como uma enxurrada de novo. É algo bem nostálgico."
O que me faz pular
"É um livro simples e que traz muito conhecimento. Um ótimo exercício de empatia e uma grande leitura, em especial para quem tenha algum conhecido com a doença. Sem dúvida recomendo. Finalizamos a leitura com a dedução mais simples possível: amor, carinho e compreensão é tudo o que qualquer pessoa precisa, independente de como ela tenha nascido."

Onde deixarei meu coração
"É o típico livro leve e sem grandes pretensões. Tem uma história simples, razoavelmente previsível e com um romance gostoso de acompanhar, nada que não possa ser encontrado em outros lugares. Mas a autora consegue colocar tudo isso de uma forma tão agradável e viciante que quando vemos já estamos em Paris torcendo e acompanhando Bea em sua jornada!"


E então, concordam com a minha lista? E já fizeram as suas? Caso tenham feito, deixem os links para a gente poder comparar e pegar dicas de mais livros bons!

4 comentários:

  1. Curiosa pra a trilogia Reiniciados por ela ser diferente de outras distopias.
    Me empolguei pra ler A Garota Silenciosa agora, por ele nos prender.
    A Culpa é das Estrelas é mesmo lindo, engraçado (muito) e apaixonante!
    Fiquei com muita vontade de ler Ah, o Verão! por ele ser bem nostálgico.
    Essas foram mesmo ótimas leituras! Um Feliz 2015 pra você também, Tami! Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olha de todos que vc leu, eu só li o Eleanor e Park e gostei bastante da história pela sua simplicidade e tudo mais, só que sinceramente eu esperava um pouco mais do livro, porque ele teve um defecho que me incomodou um pouco seilá. Eu amei o livro, mas eu queria que fosse uma coisa melhor.

    Outra coisa, tenho interesse de ler a série Reiniciados e também A Culpa é das Estrelas, porque até hoje eu não li nada do autor John Green e espero gostar bastante =]

    Adorei suas leituras e espero que em 2015 seja ainda melhor
    Se cuida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Não li nenhum desses, mas Onde deixarei meu coração está nos meus desejados.
    Feliz 2015!
    Bj!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Infelizmente não tive a oportunidade de ler NENHUM dos livros que você citou, mas muitos deles estão em minha lista de desejados. Espero adquiri-los em breve! Adorei o post, feliz ano novo ;P

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir