segunda-feira, dezembro 29, 2014

Retrospectiva 2014

. .


Final de ano sempre pede uma retrospectiva. Adoro essa época, poder revisitar tudo o que foi feito no ano, analisar as coisas boas e ruins, pensar em como melhorar para o próximo... gosto muito mesmo, e sempre fico mais pensativa.

Ano passado acabei não fazendo ou postando metas para esse ano (tanto pessoais quanto para o blog). Vou tentar fazer uma lista para o próximo ano porque acho interessante ter planos, planejar como fazer as coisas para atingir as metas que quero. No geral o ano do blog foi bom. Consegui parceria com editoras que tentava há tempos, e estou conseguindo manter algumas que gosto. Já percebi que estou no limite de parcerias que consigo dar conta, pela quantidade de livros x tempo que tenho para eles, então a hora é de fazer um bom balanço e definir quais as que quero realmente manter para poder dar mais atenção à elas, e não acabar perdendo em alguma renovação.

Ainda não consegui achar a quantidade certa de posts por semana. Adoraria postar uma vez por dia, mas é impossível. Três vezes tem sido a média, mas gostaria de conseguir manter isso melhor e aumentar. Algumas seções acabaram ficando para trás, e quero voltar a postá-las. Quero dar mais atenção para as redes sociais também, deixar alguns posts programados por lá e ser mais ativa (nos horários em que posso). Apesar de ser da área, acabo ignorando a importância que as redes sociais tem em manter o blog na cabeça das pessoas.

Sempre gosto de ver os posts mais acessados do ano (retirando as promoções) pois eles trazem uma visão interessante. Aqui estão eles:

1. Resenha: Os pilares da Terra
2. Série x Livro: Dexter
3. Resenha: Cinderela Chinesa
4. Resenha: Mago Aprendiz
5. Cinéfilos #2: Dezembro/13
6. Resenha: Longe demais
7. Marcadores: Diário de um banana
8. Sobre séries: Orange is the new black
9. Dica da semana #4: Livros na novela
10. Projeto Disney: Branca de Neve e os sete anões

É surpreendente ver que cinco dos posts mais acessados este ano também apareceram no top da retrospectiva de 2013. Legal ver por aqui também o Projeto Disney, que abandonei mas sempre penso em voltar. A parte de marcadores do Diário de um banana já está merecendo uma atualização, tenho alguma coisa nova da série e nem postei!

Já em relação aos livros lidos, fico muito feliz em poder dizer: quebrei meu recorde! Em 2012 havia lido 42 livros e este ano cheguei aos 44. Ainda estava "correndo" para terminar o 45º, mas vai ficar para o ano que vem mesmo.

Destes, 42 tiveram resenha aqui no blog. Apenas acabei não fazendo de A culpa é das estrelas e Enfeitiçadas - não sei porque, apenas acabaram ficando para trás mesmo, mas ainda vão aparecer por aqui.

Espero que estejam curiosos para saber qual é o Top 10 de leituras do ano, porque essa lista vem amanhã! E vocês, o que acharam do ano no blog? E o que esperam para o próximo?

5 comentários:

  1. Oi, Tami! Espero que consiga fazer mai postagens para o blog, às vezes sinto falta de mais, mas entendo sua falta de tempo e tomara que consiga mais logo. :D
    Esse ano li até agora 48 livros, vou terminar um hoje, e depois já começo Como Treinar o seu Dragão, que é fininho, pra fechar o ano com 50 livros! (Queria 60, mas a ressaca literária maldita...)
    Ansiosa pra ver o seu Top 10 de leituras do ano! Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olha achei super bacana saber que você conseguiu alcançar o seu objetivo com as leituras, mas vou te dar um conselho, não fique preocupada em ter uma META ou passar de uma META ANTERIOR, porque se não vc acaba correndo com a leitura e não aproveita nada. Sempre falo isso para os meus leitores. Acaba até se cansando atoa. Eu sinceramente já não ligo muito pra isso. Se leio mais ou menos em cada ano. Eu leio porque eu gosto mesmo. É um lazer e não uma competição. Tem gente que faz isso por obrigação e não compensa. Até porque vc n vai ganhar nada com isso. Mas enfim...Mas fico feliz com os que conseguem, mas quando fazem isso com calma...com prazer como eu disse. Mas olha parabens mesmo assim e pense no que eu disse, porque as vezes pode ser que vc até aproveite ainda mais suas leituras =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi! Espero que seu 2014 tenha sido maravilhoso! Engraçado: ano passado li 70, esse ano, 23, por aí. É, foi um ano BEM diferente. Espero que 2015 seja melhor ainda, pra todos nós! E eu não quero correr com leituras; quero ler porque me diverte! Por exemplo: tô pensando em ler pela terceira vez As Crônicas de Nárnia, rs.

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. acho muito legal essas retrospectivas.
    este ano consegui ler 70 livros. estou lendo o 71, mas isso se deve ao fato de que este ano eu não tive a grade toda na faculdade. ano que vem eu terei e com certeza o numero que livros que eu vou ler irá diminuir bastaaaante =/
    dos que você leu eu li apenas Eleanor & Park e reli ACEDE. mas pretendo ler váaaaarios! hahahaha
    nossa lista de desejados nunca diminui né... ;~~
    aaah, vai ter top 10°? *---*

    ResponderExcluir
  5. Leu bastante coisa!
    Já comigo aconteceu o inverso, li menos esse ano, mas foi por uma boa causa: a gestação.
    Feliz 2015!

    ResponderExcluir