terça-feira, outubro 14, 2014

Resenha: Cuidado: Garoto apaixonado!

. .


Tui e Alê são amigos desde sempre. Alê inclusive salvou a vida de Tui no último verão. Ao voltar para mais um ano na escola conhecem Camila, menina pela qual os dois se apaixonam. Tui resolve não falar nada e ajuda Alê na conquista, ainda se sentindo em dívida com o amigo. 
"Foi com o meu barulho que ela me olhou pela primeira vez. E foi abrindo os olhos devagar. Não arregalando. Só abrindo os olhos. Como se ela quisesse ver mais alguma coisa em mim. Dá para entender? É diferente de arregalar. É só abrir um pouco mais, sem exagerar. Eu não conseguia falar nenhuma palava. Só barulhos." (pág. 18)
A leitura é leve e bem tranquila, e os personagens são carismáticos. O primeiro amor é uma coisa sempre meio desastrada e com Tui não é diferente - sempre tímido e sem saber como agir quando se encontra com Camila. Alê faz mais o tipo popular mas também mostra suas inseguranças. 

O livro foi originalmente publicado em 98 pela editora Melhoramentos. A edição que li é a mais atual, publicada neste ano, pela editora Callis. A diagramação do livro ficou bem bonita e os desenhos chamam a atenção. O traço é bem jovem e as cenas são retratadas de forma fiel com a descrição que está sendo feita, ficaram realmente muito legais. Considerando apenas as capas, já que não conheço as outras edições, acredito que esta seja a mais jovem e bonita.

Tui é um protagonista que conversa com o leitor de um jeito descontraído, parece que estamos falando com algum amigo durante a leitura. O livro é um infanto-juvenil que recomendaria especialmente para meninos em torno dos onze anos, idade dos protagonistas. 
Mais informações:
Cuidado: Garoto apaixonado!
Título original: Cuidado: Garoto apaixonado!
Autor: Toni Brandão
Editora: Callis (Site | Twitter | Facebook)
Páginas: 112
Links: Skoob | Goodreads

2 comentários:

  1. não conhecia o livro ainda, apesar dele já ser mais antigo, porém, fiquei curiosa pela trama...
    adoro histórias assim, simples e mais juvenis.

    ResponderExcluir
  2. Tamii :)
    Não conhecia o livro, e fiquei apaixonada ..
    Amo livros ilustrados, e esse parece ser bem divertido! Essa edição do
    livro realmente está maravilhosa!
    E tadinho do Tui, logo no primeiro amor ter uma preocupação dessas? rsrs !!
    Adorei o livro ..
    Bjs :*

    ResponderExcluir