sábado, setembro 20, 2014

Onde trocar marcadores?

. .


Considerando que posto bastante sobre marcadores aqui no blog, vira e mexe alguém pede dicas de como inciar a coleção, onde trocar, como guardar e tudo mais que envolve essa função. Em 2012 havia feito dois posts sobre o assunto mas resolvi reescrever um deles, que trata sobre onde trocar. O outro vou apenas reformatar depois, mas para quem quer iniciar a coleção as dicas estão aqui: Como iniciar sua coleção de marcadores.

Antes de trocar:
A primeira coisa a ser feita é organizar os seus marcadores repetidos. Tire fotos deles, coloque em um álbum virtual e só depois comece as trocas. Para quem já está nisso há um tempo, é muito difícil dizer se temos ou não um marcador só pelo nome - além de que muitos livros possuem mais de uma versão de marcador. Onde vocês vão colocar as fotos é opcional: Flickr, Facebook, Docs, enfim, qualquer lugar que dê para fazer um álbum de fotos público é válido.

Onde trocar: 
Atualmente estou trocando em mais de um lugar. Porém, se você está iniciando agora aconselho a começar as trocas em apenas um grupo, e depois que tiver "prática" iniciar em outros. Acho que o ideal é começar pelo do Skoob, mas você pode avaliar abaixo qual acha melhor. Para acessar o grupo, basta clicar no título de cada um. Vamos ver um pouco sobre eles:

Troca de Marcadores (Skoob): o grupo é cheio de gente que ama marcadores como eu e você. Lá temos um tópico fixo que se chama "Troca de Marcadores" onde concentramos a lista de marcadores para troca que cada pessoa tem, e avisamos sempre que a mesma for atualizada. Você pode postar o link de sua lista lá ou simplesmente olhar a coleção dos outros para ver se tem algo que interesse. Caso tenha, envie um recado para a pessoa propondo uma troca (dizendo os marcadores em que está interessado) e aguarde a resposta. De tempos em tempos o tópico é apagado e outro se inicia, para manter ele mais limpo e atualizado.

Mirage Bookmark: o Mirage é um site internacional sobre marcadores e tem uma lista de pessoas que trocam em todo o mundo. Para trocar com alguém de outro país, mande um email para a pessoa (em uma língua que ela entenda - normalmente inglês) e combinem o número de marcadores a serem enviados. Nesses casos normalmente não são definidos quais marcadores serão enviados, simplesmente definimos quantos serão. Porém isso varia de trocador para trocador e deve ser definido no e-mail. Como as cartas para outros países são mais caras, aqui normalmente as trocas também são em números maiores (15, 20, 30 marcadores) e não saem tão em conta quanto trocas nacionais - o preço varia de acordo com o país. Contudo é uma oportunidade única para se ter marcadores de praticamente qualquer lugar do mundo!

Marcadores de Livros (Facebook): este é um grupo do Facebook que tem bastante gente do Brasil e de Portugal. Então é uma ótima fonte para conseguir marcadores de outro país também, porém é sempre necessário verificar se a pessoa está disposta a trocar contigo (muitos preferem apenas manter as trocas entre pessoas do seu país por serem mais baratas). Diferente dos dois grupos acima, aqui muitos reservam marcadores e aguardam até que se tenha um número razoável para troca. Por isso é muito importante ter um bom controle das trocas, para não dizer que reservou um marcador e na hora de fechar ver que não tem mais (isso até pode acontecer pois todos somos suscetíveis a erros, mas fazer isso sempre é muito feio!). Aqui também tem um espaço caso as pessoas queiram criar um álbum para troca direto nos arquivos do grupo. O ponto positivo é que assim cada vez que alguém comenta uma foto nossa ela sobe no feed de novo e, dessa forma, mais pessoas veem a foto (maior chance de solicitarem). Porém isso exige uma organização bem grande para dar conta de manter dois álbuns atualizados.

Troca de Marcadores (Facebook): apesar de ter o mesmo nome do primeiro grupo eles não possuem relação. Muitas pessoas que participam do Marcadores de Livros também estão neste grupo, porém aqui temos mais brasileiros mesmo. Creio que seja o menos movimentado destes que mencionei porém é sempre interessante ficar de olho pois as vezes aparece algum trocador novo. Aqui também temos a opção de criar o álbum diretamente no grupo.

Existem outros grupos de troca por aí, porém estes são os que mais utilizo atualmente. Como avisei anteriormente, caso esteja iniciando escolha apenas um para conseguir ter um melhor controle e ir pegando o jeito, com o tempo entre em outros. Parece simples mas fazer várias trocas (e reservas) ao mesmo tempo exige uma certa organização.

Caso tenham alguma dúvida ou queiram dicas sobre algo mais específico, deixem um comentário!

8 comentários:

  1. Muito bom o post e as dicas!
    Ainda não coleciono com tanta seriedade os marcadores, mas esses dias estava arrumando os meus (poucos) e realmente senti vontade de adquirir outros, de autores que eu gosto bastante.
    Vou dar uma olhada nesses sites que você indicou. Quem sabe não começo minha coleção pra valer!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que show esse post! Tô precisando muito fazer uma troca de marcadores, pois tenho alguns repetidos ou que não quero. Brigada pelas dicas, Tami!
    Vou começar a usar o grupo do Skoob, pois sou iniciante nisso ainda. :D
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi Tami, que legal, adorei o post
    eu mesmo já te perguntei várias vezes como você consegue vários marcadores que normalmente são difíceis de achar né... hahaha
    vou dar uma olhada nas suas dicas. minha coleção não é grande, mas tenho vários repetidos que eu posso tentar trocar! *-*
    e onde/como você guarda os seus marcadores??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayme, provavelmente vou fazer o próximo post da série sobre isso! Hoje guardo em diferentes locais :)

      Excluir
  4. Olha não sabia de todo esse mundo por trás de um simples marcador de livro!
    Gostei muito da postagem, bem legal!
    Bj!

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas para quem coleciona.
    A Gente pensa que não mas até isso dá trabalho, né?
    UFFA!
    ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir
  6. Tenho imensos repetidos.Se alguém estiver interessado em rocar,estou disponivel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manuel, me manda um e-mail que trocamos! Contato: gavetaabandonada@gmail.com

      Excluir