domingo, agosto 10, 2014

Top 5: Pais da literatura

. .


Pare e tente lembrar dos últimos livros que você leu. Destes, quantos tinham um pai memorável? Por algum motivo que ainda não consegui entender as figuras paternas são, de certa forma, esquecidas na literatura. Porém quando aparecem são para emocionar. 

Em homenagem ao dia de hoje trago para vocês cinco pais famosos da literatura. Alguns reais, outros da ficção, mas todos com uma coisa em comum: fizeram de tudo pela sua família.

Hans Hubermann - A menina que roubava livros
Hans é um pai adorável. Extremamente carinhoso com seus filhos "adotivos" porém forte e bravo sempre que necessário. Cuidou de Liesel, Max e de sua mulher durante o Holocausto. Quem já leu o livro ou viu o filme sabe que ele dispensa maiores comentários.
Otto Frank - O diário de Anne Frank
Também no Holocausto, porém um caso real. Mais conhecido por ser o pai de Anne, Otto foi a pessoa que conseguiu o esconderijo para a família. Apesar de todos os seus esforços acabou sendo o único sobrevivente após serem levados e separados nos campos de guerra. Otto sempre incentivou as filhas a lerem, e provavelmente sem isso nunca teríamos o diário mais conhecido do mundo.

Não, não estou falando do Will Smith (que também parece ser um bom pai), mas sim de Chris Gardner. Cuidou do filho nas maiores dificuldades, sempre mais preocupado com o pequeno do que consigo mesmo. Se alguém ainda não leu o livro, ou não viu o filme, não sabe o que está perdendo.
 
Carlisle Cullen - Série: Crepúsculo
"Pô, tava indo tão bem e daí tu me coloca Crepúsculo??". Ok, ok, consigo ouvir as reclamações daqui. Mas é inegável que Carlisle é um bom pai (bem melhor do que o de Bella, inclusive). Adotou e criou bem sua família, sendo o exemplo daqueles que não queriam ir para o lado ruim de ser vampiro. Também convocou os amigos e lutou quando foi necessário. Além do mais, convenhamos que ser pai há mais de 100 anos não deve ser moleza!


  
Arthur Weasley - Série: Harry Potter
Quem me conhece sabe que sempre que possível Harry Potter vai entrar nos meus Top 5. E a família Weasley é a mais querida da literatura! Arthur é a cara de um paizão: sete filhos, sempre sorridente, adorador de bugigangas "trouxas", mais preocupado com a felicidade de todos do que com o conforto e a riqueza. Também foi como um segundo pai para o Harry. Dá-lhe Arthur!
Como a coluna surgiu: Top 5 não é exatamente uma coluna inovadora. Até mesmo rádios e canais de TV já tem os seus tops. Na internet está cheio de coisas assim. Porém após pesquisar encontrei apenas um blog literário que fazia algo no sentido que eu gostaria: o The broke and the bookish que tem o Top Ten Tuesday, onde outros blogs podem participar e deixar os seus links. Queria algo assim porém brasileiro, que não estivesse já na sua 117ª semana e que fosse apenas cinco. Não encontrei. A maioria dos blogs prefere fazer algo ocasional, ou nem sempre literário, e nenhum tem algo "coletivo" dessa forma. 

E então, gostaram da ideia? Espero que sim! Quem tem blog e for participar (regularmente ou não), é só colocar o seu link nos comentários para que todo mundo possa compartilhar das suas listas!

9 comentários:

  1. Gostei muito da ideia, Tami!
    Desses "Pais da Literatura" só conheço o Chris Gardner. Já assisti ao filme e não sabia que tinha o livro, rsrs.
    Bjs! <3

    ResponderExcluir
  2. Oieee
    Que paizões esses,acho que também sou filha do Sr. Weasley.
    Adoro esses top 5,top 10 e não consigo passar por eles sem dar uma olhadinha.
    E "À procura da felicidade" tem livro,só conhecia o filme já que passou um milhão de vezes na sessão da tarde,mas vou procurar saber mais sobre o livro.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. lindo lindo lindo!!
    Hans é um pai incrível, impossível não amar ele!
    Chris é outro pai que emociona demais, qualquer um teria muito orgulho de ter ele!
    Carlisle é um excelente pai, não tem discussão!

    ResponderExcluir
  4. Bela homenagem, meus pais preferido desse top são o filme À procura da felicidade e o do livro A menina que roubava livros

    ResponderExcluir
  5. Amei a homenagem :)
    Hans e um pai nota 10!
    Carlisle e um pai incrível <3

    ResponderExcluir
  6. Oi Tami!
    Adorei suas escolhas. O Chris Gardner é o cara, né? E o Sr. Weasley é um fofo!
    :) Eu fiz esse Top5 no Dia dos Pais ano passado.
    http://naproximapagina.blogspot.com.br/2013/08/top-5-especial-dia-dos-pais.html

    Beeijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Tami, tudo bem?
    Bem diversificado o seu top e concordo plenamente sobre o Carlisle ;)
    Abraços,
    Andréia - StarBooks

    ResponderExcluir
  8. Ooi tudo bom?
    Não sabia que tinha o livro À procura da felicidade só conhecia o filme msm e sempre que assisto choro muito *-* Adorei as escolhas para o top

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Ótimas escolhas viu, todos eles foram muito importantes na minha opinião, não há como esquecer um bom pai da literatura e da vida real também, adorei o post.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir