quarta-feira, agosto 20, 2014

Sobre séries: Guerras Mundiais

. .


Já faz algum tempo que o canal History vinha anunciando uma minissérie sobre as Guerras Mundiais. A propaganda era intensa, e como sempre foi um assunto que me chamou atenção fiquei com muita vontade de assistir. E, mesmo com expectativas, o resultado me surpreendeu!

Guerras Mundiais foi uma minissérie de 6 episódios exibida no History Channel entre os dias 28 e 30 de julho. Cada episódio tinha quase uma hora e infelizmente estavam passando dois por dia: um as 22 e outro as 23 horas. Não sei vocês, mas simplesmente não consigo ficar acordada dia de semana vendo TV até tarde sem dar sono. Pelo menos haviam anunciado uma maratona de reprise no sábado e domingo seguintes, então sabia que podia olhar aos poucos.

O programa foi simplesmente o máximo! Os episódios mesclam a parte dramática, com ótimas encenações, com relatos de historiadores e de outras pessoas (como o senador John McCain) contando fatos e histórias das guerras. Acompanhamos como Hitler se juntou à Primeira Guerra e como chegou ao poder antes da Segunda. O mesmo para Mussolini, Roosevelt e vários outros personagens importantes - inclusive alguns que não lembro de ter estudado (De Gaule e Dojo, por exemplo). Essa encenação nos ajuda a ligar os personagens aos fatos e não deixa a série com aquele clima normalmente pesado e cansativo de um documentário. 

Aliás, vocês sabiam que Hitler havia sido mensageiro nas trincheiras durante a Primeira Guerra? E que, segundo relatos, poderia ter sido morto por um soldado que resolveu poupar sua vida? Se alguma coisa grave tivesse acontecido com qualquer um desses personagens antes do início da Segunda Guerra, como será que a mesma teria terminado? Sempre que paro para pensar nisso acabo refletindo demais!
Não sei se terão mais reprises (espero que sim!), mas recomendo assistirem da forma que der. A série possui três indicações ao Emmy 2014, entre elas a de "Melhor Documentário ou Série de Não-Ficção". A premiação irá acontecer no dia 25 de agosto!

É uma ótima aula de história, que conta os fatos de forma simples mas com todas as informações importantes. Eu, que continuo sendo uma negação em história, consegui terminar com a sensação de ter entendido (e não apenas decorado) muito das coisas que aconteceram. 

Deixo abaixo o trailer da abertura, só para terem um gostinho. Para mais informações, acessem o site: Seu History - Guerras Mundiais.

Espero que assistam, se não o fizeram, e depois venham aqui contar o que acharam.

6 comentários:

  1. Amo História, e não sabia dessa série ainda, quero muito assistir, vou dar um jeito.
    Que bom que a série não tem aquele clima cansativo de documentário por ter encenação.
    Bjs, Tami! <3 Vlw pela dica!

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu não tinha ouvido falar da série, mas pelo visto ela é boa hein, também achei o tema muito instigante, quem não fica super curioso para saber mais? Eu irei procurar a série para assistir.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  3. Oiee
    Não sou fã de documentários mas esse só o trailer me surpreendeu,é uma verdadeira aula de história e quero descobrir quem faz parte do elenco.Vou tentar assistir online se já estiver disponibilizada em algum site.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Nunca ouvi falar sobre essa série :o Mas quero muito ve-la! Obg pela dica!

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia essa serie mais vou procurar si já tem disponibilizada em sites online. Tem um tema bastante interessante.
    *-*

    ResponderExcluir
  6. Oi Tami,
    Não conhecia essa série e parece ser bem interessate. Também não consigo ficar acordada até muito tarde nos dias de semana sabendo que no dia seguinte tenho que acordar cedo :/ rs
    Abraços,
    Andréia - StarBooks

    ResponderExcluir