quarta-feira, agosto 27, 2014

Resenha: Os pinguins do Sr. Popper

. .


Nós que temos blog temos uma "obrigação" de publicar resenhas com uma certa frequência (afinal, senão deixa de ser um blog sobre livros!). Porém as vezes estamos com um livro um pouco mais grosso, ou a semana se torna muito corrida e temos que "roubar" na leitura procurando um livro pequeno na nossa estante para passar na frente. E foi assim que iniciei "Os pinguins do Sr. Popper", o menor livro que tinha na estante.
"Era uma tarde no final do mês de setembro. Na agradável cidadezinha de Água Mansa, o Sr. Popper, pintor de paredes, voltava para casa depois do trabalho." (primeiras linhas, pág. 9)
Sr. Popper é um humilde pintor de paredes fascinado por pinguins e que sonha em visitar a Antártica para conhecê-los pessoalmente. É admirador do almirante Drake, que explora os pólos e conhece muito sobre os bichinhos. Ele envia uma carta ao almirante, que está saindo em uma nova expedição, relatando sua paixão pelos pinguins e seus sonhos. Drake gosta da carta e resolve agradecer o sr. Popper... lhe enviando um pinguim! A família Popper agora precisa encontrar um jeito de se alimentar e cuidar do novo integrante da família. E, como já diz o título, em seguida ainda terão mais!

Não leiam a sinopse oficial, por favor. Parece que não diz muita coisa, mas conta praticamente toda a história do livro! Fiquem apenas com essa minha resumida ok? Gostei bastante da história, é infantil e cômica. Muito legal para passar o tempo e se divertir com as peripécias dos pinguins. Existem muitas cenas quase "sem noção", como quando eles montam um ringue de patinação no porão de casa. Se você gosta desse tipo de humor (direto, simples e leve), vá sem medo! Vale para todas as idades. 
Capa brasileira / Capa original
Gostei da capa brasileira e gosto da capa original. A que escolhi não é a capa da primeira edição, mas é muito parecida - e o livro tem várias edições. A edição ficou muito bonita e chama atenção com os vários desenhos que tem no interior. Não encontrei erros de revisão.

Recentemente assisti ao filme e posso dizer que as histórias são completamente diferentes! Então se você já viu, ou já leu, pode fazer a outra ação tranquilamente pois irá se deparar com algo novo. Ambos são bem interessantes, cada um no seu estilo. No livro, por exemplo, não temos a lição de moral que o filme dá e no filme o Sr. Popper é um homem rico e separado.
"Um pinguim pode ser algo muito estranho em uma sala de estar, mas uma sala de estar é algo muito estranho para um pinguim." (pág. 30)
Posso dizer que me surpreendeu. A história é bem rasa, sem aprofundamentos, mas dá uma sensação gostosa ao final da leitura - e não dá para negar que tem um assunto bem diferente do que costumamos ver por aí, fugindo muito do clichê. É um livro bem pequeno e tranquilo de ser lido. Tem um humor leve e é cômico em certas partes pois todos os personagens são muito inocentes. Me surpreendi ao descobrir que o livro (lançado em 2011 no Brasil) é um clássico da literatura norte-americana, e foi lançado originalmente em 1938! Recomendo a leitura e deixo a dica de que é um livro que está quase sempre por 9,90 (ou menos) então aproveitem quando o virem.
4/5 - Muito bom!
Mais informações:
Os pinguins do Sr. Popper
Título original: Mr. Popper's Penguins 
Autores: Richard e Florence Atwater
Editora: Intrínseca (Site | Twitter | Facebook)
Páginas: 144
Links: Skoob | Goodreads 
Onde comprar: Submarino | Saraiva | FNAC | Amazon

7 comentários:

  1. Nossa que surpressa esse livro hein, ele é bem fininho e realmente parece ser ótimo, eu adorei a resenha, não conhecia ele ainda, mas fiquei hiper curiosa para ler ele.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  2. Que bom que o livro foge do clichê, isso aumentou minha vontade de ler.
    Gosto muito desse tipo de humor, direto, simples e leve, então vou amar!
    Uau, foi publicado pela primeira vez em 1938? Deve ser muito bom mesmo.
    Amei a resenha! Bjs, Tami <3

    ResponderExcluir
  3. eu dei este livro de presente para meu primo no aniversario dele mês passado.
    ele não gosta muito de ler, mas leu este e adorou!
    acho que vou pegar emprestado com ele! kkkkkkkkk
    não sabia que este livro era um clássico e tinha sido escrito a tanto tempo assim :O

    ResponderExcluir
  4. Eu ganhei esse livro,eu li ele e achei muito fofo! Amei o filmes também!

    ResponderExcluir
  5. Oieee
    Eu não conhecia esse livro só me lembro de ter assistido ao filme com o Jim Carrey e gostei bastante.Não costumo ler muitas histórias nesse estilo mas esse livro despretensioso parece ser ótimo para aqueles momentos que você não tem nada pra fazer e não quer começar uma leitura intensa que vá demorar muito tempo.Ele foi lançado originalmente em 1938?,velhinho não.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Tami, tudo bem?
    A história não me atraiu já que não é meu estilo de leitura, mas já assisi ao filme e gostei, pena que a adaptação é diferente do livro né. Gostei mais da capa original, achei ela uma graça!
    Beijinhos,
    Andréia - StarBooks

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que tinha o livro ja assisti ao filme e adorei. A capa é bem bonitinha *-*
    Bemmm diferente do que eu leio mais quem sabe eu não leio em breve
    *-*

    ResponderExcluir