quarta-feira, agosto 13, 2014

Resenha: Névoa

. .


Névoa chama atenção logo pela capa, meio metalizada e com uma imagem bonita. Confesso que mesmo tendo solicitado o livro havia ficado um pouco receosa com a leitura - nem sempre estou no clima para fantasias - mas o que encontrei foi uma história interessante e que prende a atenção.
"Não entre no bosque após escurecer. O aviso da mãe ecoava em sua cabeça, mas Nell o ignorou." (primeiras linhas, pág.9)
Nell é uma menina de 13 anos que vive com a mãe e a irmã Gwen (bonita, popular, etc). Gwen decide comemorar o seu aniversário de 16 anos na floresta, mesmo com sua mãe tendo proibido. A floresta é um lugar com muitas histórias e contos sobre uma maldição dos elfos que levam meninas pela névoa e nunca mais retornam. Gwen é a escolhida desta vez e Nell percebe que as histórias que a vó contava não eram apenas contos, e descobre um mundo completamente novo que tenta conviver junto com o seu.

O livro é escrito em terceira pessoa e conseguimos acompanhar todos os personagens bem, sem nos distanciarmos muito deles ou de seus sentimentos. Acompanhamos principalmente Nell, que está na busca para resgatar sua irmã, e através dela vamos conhecendo um pouco mais sobre a história das lutas entre os elfos e humanos e um pouco mais de seu mundo, que fica em uma diferente dimensão. A autora consegue descrever muito bem os lugares, com uma riqueza de detalhes sem soar repetitiva ou cansativa. Gostei bastante da escrita de Kathryn mesmo.

Nell é uma personagem boa, que apesar de nova não é imatura. Conhecemos também Evan, o garoto elfo com o qual ela vira amiga e acaba gostando. Mas não se preocupem, a autora soube colocar essa pequena dose de "romance" de forma condizente com a idade, apenas dando indícios do início de um primeiro amor. Nada meloso e nada que gaste tempo do livro - afinal, existem coisas mais importantes por aí. Gwen é uma personagem que dá um pouco de raiva por ser mimada, mas a relação das duas é muito boa e a irmã dá um clima de humor em certas partes. No geral os personagens são consistentes com suas personalidades, apenas o pai de Nell que tem uma mudança de comportamento em certo momento muito rápida para o que vinha sendo apresentado dele.
Capa brasileira / Capa original
A capa brasileira ficou bem similar à original, e gostei que a tivessem mantido pois é realmente muito bonita e esse efeito meio metalizado ainda acentua a névoa da imagem. A diagramação é simples e não notei problemas com a revisão. A única coisa que achei diferente foi o tamanho do livro, que é um pouco menor do que os outros do mesmo estilo. Numa primeira vista também achei o título um pouco grande demais para o tamanho da capa (se olharem na foto ele até ultrapassa um pouco) mas confesso que depois isso não me incomodou mais, apesar de achar que o "N" merecia uma pequena distância da lateral.
"Está quase amanhecendo. Você tem até o pôr do sol de hoje. Se Gwen voltar pela névoa depois disso, então cem anos recairão sobre ela assim que colocar o pé em seu mundo. Ela ficará velha e seca antes mesmo de viver." (pág. 115)
No geral Névoa me surpreendeu muito. O mundo dos elfos é colocado de forma simples e gosto quando os autores tratam os diferentes seres como se apenas pertencessem a um mundo a parte do nosso mas com comportamentos parecidos, pois creio que fique mais fácil de assimilar e se identificar com os personagens. A leitura flui facilmente, a história é bem juvenil e deixa um gancho para o próximo (e último) livro - a "série" possui apenas dois mesmo. Gostei bastante e pretendo ler o próximo sem dúvida. Recomendo para quem procura um livro com doses de aventura e fantasia.
3,5/5 - Entre "Bom" e "Muito bom"
Mais informações:
Névoa (Mist #1)
Título original: Mist
Autora: Kathryn James
Editora: Farol Literário (Site | Twitter | Facebook)
Páginas: 336
Links: Skoob | Goodreads 
Onde comprar: Saraiva | Cultura
Série: Mist
#1. Névoa
#2. Gelo

8 comentários:

  1. pela resenha dele, parece ser bom, mas este tipo de trama não me agrada muito =/
    a capa é linda, realmente!
    faz muito tempo que não leio trama assim ;~~

    ResponderExcluir
  2. Ganhei esse livro em uma promoção e não vejo a hora de chegar!
    Como amo aventura e fantasia com certeza vou gostar.
    A única coisa que não me agradou foi esse título muito grande, mas tudo bem.
    Bjs, Tami <3

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    adorei seu blog e resenha, e estou aqui para te avisar que te indiquei para uma tah, espero q goste e participe, certo?
    Abraços e boas leituras!!!

    http://ameninaeovento2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiee
    A história me agradou muito,imagina um mondo de elfos próximo a sua casa,é assustador e intrigante ao mesmo tempo.Sempre tenho dificuldades com a leitura quando a protagonista é tão jovem mas nesse livro isso não deve afetar já que ela é madura e sem todas aquelas frescuras,diferente de Gwen é claro.Fico imaginando como é a aparência de Evan,ele é como os humanos mesmo sendo um elfo?,quero muito ler para descobrir.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Gostei muito da resenha, eu ainda não li ao livro, mas estou super curiosa para ler, parece que ele é muito bom, não li nada que tivesse elfo no meio, não sei se irei gostar, que legal que tem uma pitada de romance no meio apesar da protagonista ter somente 13 anos, mas no mundo de hoje, ter namorado nessa idade é normal hehehe. Espero poder ler em breve e gostar.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  6. Oie :)
    A capa e realmente muito linda,mas pelo que li na resenha,não e muito um livro que gosto de ler :)
    Mas a resenha esta otima.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não tinha parado para ler a sinopse muito menos ler um resenha deste livro, so tinha visto a capa que é muito bonita... pelo que li na resenha parece ser um livro legal.
    Espero um dia ter a oportunidade de ler esse livro.
    *-*

    ResponderExcluir
  8. Oi Tami! Não consigo ter vontade em ler esse livro! Sei lá o pq já que a capa é linda e muitas pessoas já me indicaram a leitura, acho que é pela premissa mesmo, enfim,acho meio difícil eu realizar a leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir