quinta-feira, julho 03, 2014

Resenha: Ah, o verão!

. .


Estava com um pouco de receio antes de iniciar o livro, apesar de todas as resenhas positivas que tinha visto. A personagem principal tem 15 anos, e parecia ser uma história bem água com açúcar - coisa que eu, com meus 25, já nem sempre tenho muita paciência. E ele é clichê. É água com açúcar. Mas ele me fez voltar para os 15 anos como ainda não havia acontecido, e até agora não sei explicar bem o porquê. Só sei que Ah, o verão! conseguiu me conquistar e me querer fazer voltar para aquela época por alguns momentos.
"Sabe quando você já viaja sabendo que tudo vai ser um saco? Pois é isso mesmo o que vai acontecer comigo neste verão. Já sei o que vou ter pela frente na viagem que estou sendo obrigada a fazer." (pág. 8, primeiras linhas)
Camila tem 15 anos e descobre que vai precisar passar as férias com seus pais em Búzios, ao invés de poder curtir todas as festas que tinha programado com as amigas. Além de ficar longe de sua paixão platônica, o Rafael, ainda vai ter que conviver com a Juliana, filha dos amigos de seus pais que usa camisetas do Chaves e do Angry Birds com calças largas. Mas o que parecia um péssimo verão tem tudo para mudar...

Não sei explicar bem o que foi que tanto me agradou neste livro. Pode ter sido a escrita "abrasileirada" de Fernanda Belém, nos trazendo personagens muito mais parecidos conosco e com o nosso dia-a-dia do que costumamos ver em livros juvenis estrangeiros. Pode ter sido por se passar na estação do ano mais alegre e solta, por mais que o verão seja sempre meio quente demais para quem fica na cidade. Pode ter sido as situações apresentadas, que retrataram coisas que já mal lembrava daquela época. Pode ter sido muitas coisas, só sei dizer que gostei.

O livro tem uma história bem leve, com muitas falas, sem grandes surpresas - cheia de clichês inclusive - mas alguma coisa nele faz a gente se sentir adolescente de novo. Ler o diário de Camila reclamando que vai ter que viajar com os pais ao invés de poder ficar com os amigos (o meu foi em 2006), das paixões platônicas por meninos com os quais mal falava (2000 ~ 2003), dos jogos de verdade ou consequência (ih, aí já não lembro os anos...), de escrever em agendas ou diários coisas do dia-a-dia, das brigas com a mãe e de tantos outros detalhes que fui esquecendo com o tempo e que esse livro conseguiu, de alguma forma, trazer como uma enxurrada de novo. É algo bem nostálgico. Ao menos para mim.

Durante as férias Camila conhece Leandro, por quem acaba se apaixonando. Leandro é aquele personagem perfeitinho feito para apaixonar também quem lê. Bonito, sarado, bom de beijo, romântico e carinhoso. Tipo príncipe encantado de livro mesmo, talvez até um pouco educado demais para um menino de 19 anos com toda essa beleza, diga-se de passagem. Camila e suas amigas já são mais condizente com suas idades. 

Apesar de ser o primeiro da série As quatro estações do amor, a história é fechada e o livro pode ser lido de forma individual sem problemas. A editora fez um trabalho de diagramação bem legal no livro, a começar pela capa que ficou bem alegre e bonitinha. A parte interna mescla páginas do diário de Camila com a história, também dando um ar bem jovem ao livro. 
"Nunca mais durmo com esses pijamas de bichinhos. Já falei isso com a minha mãe mais de mil vezes. Sempre dou o exemplo do incêndio: se o prédio pegar fogo, imagina ter que descer assim?! Mas parece que a minha mãe, como sempre, não percebe a gravidade da situação." (pág. 215)
Sem dúvida é um livro voltado para o público feminino e adolescente, mas que deve agradar aqueles que passaram um pouquinho da fase também. As conversas e pensamentos de Camila quando fala com sua mãe são tão realistas que algumas mães devem gostar de ler também. Um ótimo livro para passar o tempo, recordar dos fatos dessa idade e se apaixonar um pouco novamente!
4/5 - Muito bom!
Mais informações:
Ah, o verão! (As quatro estações do amor #1)
Título original: Ah, o verão!
Autora: Fernanda Belém
Editora: Valentina (Site | Twitter | Facebook)
Páginas: 256
Links: Skoob | Goodreads
Série As quatro estações do amor
#1. Ah, o verão!
#2. Folhas de um outono (ainda não lançado e os próximos ainda sem título definido)

4 comentários:

  1. Oi Tami,
    este ano estou priorizando livros brasileiros, e não lembrava deste ai. vou anotar aqui para mim tentar lê-lo também :D
    já vi algumas resenhas dele, e parece ter uma escrita bem gostosa de se ler.
    acho que, por se tratar de uma trama mais voltada para adolescentes, a leitura se torna mais rápida e agradável... pelo menos eu sinto isso quando leio livros assim... :P

    ResponderExcluir
  2. Mesmo sendo todo leve e água com açúcar eu vou dar uma chance a esse livro,tinha até pouco tempo atrás,digamos que,um grande preconceito com escritores brasileiros,mas essa perspectiva minha já mudou ao ver os inúmeros bons livros que nossos escritores produzem.To começando a me apegar a esses livros onde a história se passa no brasil e não somente nas cidadezinhas dos Eua,Europa.

    ResponderExcluir
  3. Oi Tami!!
    Parece ser um livro fofinho, tipo não é algo que me de mega vontade de ler, mas da pra dar uma conferida. sem contar que gostei muito da capa sabe, uma ótima dica para uma leitura leve.

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente não sou muito fã deste tipo de leitura mas leio sem problemas e fiquei curiosa por ele ser nacional e o cenario em si no verão brasileiro, super legal!

    ResponderExcluir