domingo, junho 29, 2014

Viajando por aí: Ushuaia - Parte II - Cerro Martial

. .


Continuando nossa viagem em Ushuaia, no mesmo dia em que chegamos na cidade fomos conhecer o Cerro Martial. É um dos mais famosos pela facilidade de se chegar (basta pegar um táxi no centro, e o valor não passa muito de 20 pesos). Bem no topo encontra-se o Glaciar Martial.

Como estávamos em novembro vimos muito degelo durante a subida. Eram rios e rios daquela água geladinha do Glaciar. Isso facilitou a nossa subida pois no caminho não precisamos enfrentar a neve, apesar de deixar a imagem um pouco menos bonita. Durante o inverno é tudo coberto!
No inverno ele se transforma em uma pista de esqui, com uma estrutura básica. Quando fomos conseguimos ir a pé até boa parte dele, depois era só neve e não tínhamos roupa nem equipamento adequados. Para chegar até o ponto em que fomos é uma subida sem dificuldades porém que exige um pouco de fôlego extra. É só subir e subir por uns 15, 20 minutos. Tem um teleférico que te leva até este mesmo ponto que fomos, mas estava em manutenção na época. Só não é bom para quem tem medo de altura!
A vista lá de cima é fantástica. O silêncio e o fato de estar em um lugar tão bonito deixam qualquer um (que ainda não esteja) sem fôlego. Vimos algumas pessoas sem equipamento passando tranquilamente desta área e subindo para ver o Glaciar mesmo mas resolvemos não arriscar - ainda mais porque conhecemos muito pouco sobre neve!
Pisando na neve pela primeira vez
É uma visita imperdível para quem vai à cidade, ainda mais por não precisar muito além de duas horas e, tirando o transporte até a base, ser um passeio de graça. Apesar de termos sentido um pouco de calor durante a subida, o vento é constante e bem gelado. Mesmo em novembro é bom ir preparado com touca e uma mantinha para proteger o pescoço. Quem quiser arriscar na neve, o ideal é ir com um sapato apropriado para não voltar com os pés congelando!

Para quem vai com a intenção de esquiar, o Cerro Castor (um pouco mais longe, 30 km da cidade) é o mais indicado pela sua infra. Este infelizmente não fomos conhecer, nossos dons de esqui terão que ficar para uma próxima viagem!


Veja também:
Viajando por aí: Ushuaia - Parte I

6 comentários:

  1. Tem coisa melhor que viajar? Eu não acompanhei seu último post, foi descobrir que lugar foi esse! Bem, ano retrasado eu fui ao Chile, mas fui no verão, então os andes "acessíveis", mais próximos, estavam sem neve :/ O que é uma pena! Mas ainda tenho muita vida pela frente, se Deus quiser, e vou no inverno!

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Meu sonho é um dia poder ir conhecer a neve tambem *----* muito lindo esse lugar em que voces foram, nao tem nada melhor que viajar com quem gostamos neh?! ainda quero viajar muito :3
    beijos

    ResponderExcluir
  3. aah, que lugar mais lindo! *-*
    fiquei morrendo de frio só de ver essas suas fotos! hahaha

    ResponderExcluir
  4. Que delícia de viagem! Eu adoro viajar e também adoro frio, meu sonho é ver neve. Que fotos lindas! *-* Estou encantada. Morro de medo de altura, mas enfrentaria o medo para ter uma visão dessas.

    ResponderExcluir
  5. Que invejaaa... é o meu sonho ver neve .
    Espero q vc se divertiu muito nessa viajem.s2

    ResponderExcluir