domingo, maio 11, 2014

Top 5: Mães da literatura

. .


Antes de iniciar, queria apenas desejar um grande parabéns a todas as mães! Ser pai ou mãe é um dos trabalhos mais difíceis que existe, e precisa de um nível certo de dedicação 24/7. Não pode exagerar, nem cuidar pouco. É preciso muuuuita paciência com os pequenos, mas principalmente quando eles ficam mais grandinhos e até hoje tenho pena da minha mãe pelo que briguei com ela durante a adolescência. Porém, como dedurou disse minha vó, ela só estava pagando por tudo que brigou com ela! Então será que vou ter uma filha brigona para pagar também? Espero que não! 

Se alguém ainda acha que mãe é tudo igual e só muda de endereço precisa conhecer essas cinco mães da literatura. Algumas talvez um pouco exageradas, porém em um mundo grande que nem o nosso quem garante que não existem algumas exatamente iguais por aí? Sejam boas ou más, uma coisa que a maioria das mães da lista tem em comum é o amor incondicional pelos filhos. Será que vale tudo para defender o seu pequeno? Vamos conhecê-las!


Cersei Lannister - Série: As crônicas de Gelo e Fogo
A mãe mais famosa da atualidade, pertencente a uma série de livros e do seriado que quebram um recorde atrás do outro. Cersei é uma das mães que ama e defende o filho acima de tudo (e é preciso muito amor para aguentar o Joffrey hein?). Isso sem contar que seus filhos são filhos do seu grande amor: seu irmão. Coisas bizarras que só George Martin pode trazer para nós.
Eva Katchadourian - Precisamos falar sobre o Kevin
Eva sempre teve uma relação de amor e ódio com seu filho, e foi a única que conseguiu ver desde o início quem realmente ele era. Mesmo assim, foi a única a permanecer ao seu lado até o fim e a única que o menino considerava como uma pessoa real. É ou não é amor de mãe?


Nem toda mãe é biológica, e temos muitas madrastas boazinhas pelo mundo. Mas no reino da fantasia quem faz sucesso são as más mesmo! E a pior, na minha opinião, é a Rainha Má. Não basta ter a enteada longe, ainda precisa do coração da mesma! Credo.

  
Sra. Bennet - Orgulho e Preconceito
Vamos para o lado das mães boazinhas? Sra. Bennet é uma mãe das antigas, que tudo o que mais quer é as filhas bem educadas e com um belo pretendente. Por mais que os tempos mudem, alguém duvida que as nossas mães ainda querem o mesmo?



  
Molly Weasley - Série: Harry Potter
Molly é o símbolo da mãezona. Com sete filhos, cuida do lar com muito amor e está sempre cuidando dos seus "pequenos"! Ainda se tornou uma "mãe adotiva" para Harry, sempre com um espacinho extra no coração. Além da clássica cena defendendo sua filha na Batalha de Hogwarts. É ou não é um amor de mãe?

Como a coluna surgiu: Top 5 não é exatamente uma coluna inovadora. Até mesmo rádios e canais de TV já tem os seus tops. Na internet está cheio de coisas assim. Porém após pesquisar encontrei apenas um blog literário que fazia algo no sentido que eu gostaria: o The broke and the bookish que tem o Top Ten Tuesday, onde outros blogs podem participar e deixar os seus links. Queria algo assim porém brasileiro, que não estivesse já na sua 117ª semana e que fosse apenas cinco. Não encontrei. A maioria dos blogs prefere fazer algo ocasional, ou nem sempre literário, e nenhum tem algo "coletivo" dessa forma. 

E então, gostaram da ideia? Espero que sim! Quem tem blog e for participar (regularmente ou não), é só colocar o seu link nos comentários para que todo mundo possa compartilhar das suas listas!

5 comentários:

  1. Oii, muito legal sua lista.
    Realmente Molly Weasley é uma mãezona, também coloquei ela na lista que eu fiz.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da Lista, mesmo tendo umas mães aí que eu não conheço!

    eu gosto bastante é da mãe da Gemma (Trilogia Gemma Doyle)
    abraço

    ResponderExcluir
  3. é, quando eu penso o quanto eu brigo com a minha mãe, e o tanto de coisas que ela já fez por mim, sinto pena dela também =/
    apesar de eu ter ódio do Kevin até hoje, também acho a Eva uma mãe incrível... você falou tudo né... kkkkk
    a Molly é uma fofura de mãe! *-*

    Gostaria de aproveitar a oportunidade e te convida para participar do sorteio que está rolando lá no blog onde eu escrevo. Estamos sorteando ingressos para assistir Divergente no Cinema!!! :D
    www.futilmasinteligente.com/2014/05/10-pares-de-ingressos-para-divergente.html

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz essa lista no meu blog. :)
    A Molly e a Cersei foram escolhidas por mim também!
    http://naproximapagina.blogspot.com.br/2014/05/top-5-feliz-dia-das-maes.html

    ResponderExcluir