terça-feira, maio 13, 2014

Resenha: Eleanor & Park

. .


Na minha sempre "pressa" em terminar um novo livro quase troquei Eleanor & Park por outro mais... fino. Porém todas as boas resenhas que tinha visto dele ficavam martelando na minha cabeça, então acabei ignorando a pressa e pegando ele. Não foi em vão, e acabou se tornando um dos melhores do ano até o momento.
"Apertando os fones contra as orelhas, Park admitiu que o XTC não conseguia abafar o barulho do ônibus. No dia seguinte, ouviria Skinny Puppy ou Misfits. Ou talvez gravasse uma fita para o ônibus com o máximo de gritaria possível." (primeiras linhas, pág. 10)
Eleanor acaba de se mudar para a cidade. Ela vive em uma casa simples, onde o banheiro não tem porta e precisa dividir o quarto com seus irmãos. Tem pavor de seu padrasto, e já se acostumou a acordar com gritos vindo do quarto dos pais. Park é um garoto de descendência coreana, que não é odiado pelos colegas mas também não faz parte da turma. Ele gosta de ficar isolado, e quando Eleanor entra no ônibus e se dirige a um dos únicos lugares vagos - do seu lado - inicialmente os dois se estranham. Porém, com o passar dos dias, alguma coisa faz eles começarem a se aproximar e a partir daí se desenvolve uma história de amizade e amor como poucas.

São raros os livros onde temos tão poucos personagens e ainda assim a história não fica parada, monótona. Quase todo o livro é apenas entre Eleanor e Park, sendo narrado intercaladamente por cada um, e em poucos momentos temos interação com outros personagens. Eleanor e Park vão de completos estranhos a amigos, e daí para amantes de forma tão singela e sem pressa que nos cativa. É difícil não se sentir quase como um intruso ao ler sobre os dois juntos.

Apesar da simplicidade, a autora também trata assuntos mais pesados na história com a seriedade que eles precisam. Bullying, abuso e violência familiar são alguns dos assuntos abordados, e são trazidos de forma que qualquer um possa ler, entender e refletir. Não é algo debatido, apenas são situações cotidianas pelas quais os personagens passam e seus pensamentos e consequências. Vale a reflexão.

A edição mantém a capa original, o que foi a melhor decisão pois ela tem um desenho muito bem feito que exemplifica o quão simples e interessante o livro é. Também trás um quote do queridinho John Green na capa, cheio de elogios ao livro. Mas confesso que me apaixonei de verdade, e que já havia mostrado neste link, foi pelo marcador! Simples mas lindo, com Eleanor de um lado e Park do outro. 
"Deve ser por isso que sou tão ranzinza e desconto em você. Só o que faço quando estamos separados é pensar em você, e só o que faço quando estamos juntos é entrar em pânico." (pág. 114)
É um livro lindo, com uma história calma e que te prende desde o início. Sei que muitos não gostam de ler qualquer coisa sobre o final, mas preciso dizer que fazia tempo que não chorava tanto. E tanto. A gente tem vontade de virar a página e continuar lendo. Não sei o que dizer, me apaixonei pelo livro mesmo. Leiam. 
5/5 - Adorei!
PS.1: O livro teve seus direitos comprados pela Dreamworks Studio e deve iniciar as gravações do filme em 2015. 

PS.2: A autora fez um post bem legal com algumas playlists dos personagens e do livro, confere: Playlist
Mais informações:
Eleanor & Park
Título original: Eleanor & Park
Autor: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século (Site | Twitter | Facebook)
Páginas: 328
Links: Skoob | Goodreads

9 comentários:

  1. Oiie, nossa, só leio resenha boa desse livro, e a cada uma que eu leio, tenho ainda mais vontade de ler. Parece ser tão lindo, doce, cativante, e a Eleanor e o Park parecem tão fofos *-*. Preciso desse livro!!

    Ótima resenha!!! Esse marcador é muito lindo mesmo, eu tenho ele aqui.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. estou muito curiosa para ler este livro logo. não vi nenhuma resenha negativa dele agora agora, e por isso parece ser um livro ótimo ;~~
    não sei quando vou conseguir lê-lo, mas pretendo ler logo! *-*

    ResponderExcluir
  3. Amei esse livro!
    Confesso que fiquei meio deprê com o final, mas tudo bem!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Eu to loco por esse livro! minha amiga leu e amou.
    Preciso comprar logo! Sua resenha so em deixou mais curioso!

    abraço :)

    ResponderExcluir
  5. Estou super curiosa com esse livro, de todos que leram só ouvi elogios!
    Abraços
    Melissa
    De Coisas por Aí

    ResponderExcluir
  6. Ando louca para ler este livro!!
    Deve mesmo ser muito bom!

    ResponderExcluir
  7. Estou a ler no momento, mas sinceramente não estou a gostar assim tanto. Acho que sou estranha, porque todos aqueles livros que todo o mundo gosta, como por exemplo A Culpa é das Estrelas, eu nunca gosto tanto assim :s
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  8. Eu só vejo as pessoas elogiando esse livro, o que me deixa cada vez mais ansiosa para realizar esta leitura. A capa já é fofíssima e sua resenha me deixou encantada, já adicionei ele na minha lista de desejados, espero ler ele logo!
    Eu ainda não sabia que os direitos foram comprados, espero que o filme também seja bom!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Tami, querida, estou desejando este livro! Tudo nele me encanta, desde a capa até os temas fortes abordados, apesar de não aprofundados. Como vc bem disse, vale a reflexão - e é isso que me prende a um livro: que me faça pensar a respeito.
    Adorei!
    Beijo.

    Fiz esta resenha aqui e adorarei saber sua opinião: Ler para divertir














    ResponderExcluir