terça-feira, abril 08, 2014

Resenha: A viagem de Íris

. .


"Eu a vi primeiro, uma menina magra e pálida deitada numa pedra plana abaixo das corredeiras. Estava inclinada para fora da borda, estendendo a mão para uma poça funda de água parada. Espirais de espuma do rio se agarravam à beira das mangas arregaçadas e às pontas flutuantes do cabelo ruivo e comprido. Ela observava alguma coisa nas sombras escuras do rio." (pág. 9, primeiro parágrafo)
Livros sobre amizade costumam me tocar bastante, normalmente até mais do que um romance. Então quando vi este entre os lançamentos logo me chamou a atenção. E foi uma boa escolha.

Callum conhece Iona em uma situação um pouco inesperada: ela está pescando (com a mão) no lago que cruza a fazenda da família do menino. Ele está com seus amigos e um deles a acusa de ladra, o que faz a menina fugir. Contudo Callum fica com pena e vai atrás dela. Neste momento ela diz para ele que tem um segredo sobre a sua fazenda, e pede para ele encontrá-la no outro dia. Ele fica desconfiado, mas vai. E então fica sabendo de uma águia-pescadora, um pássaro raro quase em extinção, que existe por lá. Juntos eles irão guardar este segredo e proteger ao máximo este animal, que se tornará a ligação para uma bela amizade.

Confesso que até a metade do livro estava achando a história boa, mas as vezes até um pouco sem sal. Um juvenil com uma história diferente e algumas surpresas pelo caminho mas que, sinceramente, não sabia mais o que poderia acontecer. Até que a história vira. E aquele "bom" se transforma em algo lindo, tocante. Não gosto de deixar altas expectativas para os outros, mas tenho que confessar que chorei um bocado do meio para o fim. Algumas vezes de tristeza, outras por sentir como era linda a amizade. E isso pra mim valeu o livro inteiro.

Ele realmente surpreende. Ao ler a sinopse a gente imagina uma coisa meio contínua desde o início. Até que algo bem inesperado acontece (ao menos para mim foi) e deixa a gente se perguntando como o livro irá seguir, ou qual o objetivo dele. E é justamente aí que ele se torna muito bom.

Além da amizade, a autora traz a questão da preservação. Este animal apresentado no livro (águia-pescadora) é realmente um animal real que está ameaçado de extinção. Na história vemos a importância do "segredo" pois existem pessoas que poderiam querer roubar os ovos do ninho para venda, algo muito comum com qualquer tipo de animal nesta situação.

Uma história simples, mas daquelas que ao terminar o livro temos uma sensação boa. Assim como na maioria dos livros juvenis, a autora trata dos acontecimentos de forma mais direta e sem muita enrolação. Mesmo assim nos apegamos a Callum e seus amigos, e torcemos por Íris o tempo todo. Preciso ressaltar a capa linda que foi feita, que ficou mil vezes melhor do que a capa original (vocês podem conferir no link do Goodreads abaixo). Recomendo bastante o livro - e mesmo que possa parecer um pouco comum no início, vale toda a leitura.
"- As pessoas são como os rios - disse Iona. - É o que penso. (...)
- O que quer dizer? (...)
- É preciso aprender a olhar debaixo da superfície para ver o que está mais no fundo." (pág. 31)
4/5 - Muito bom
Mais informações:
A viagem de Íris
Título original: Sky Hawk
Autora: Gill Lewis
Editora: Galera Record (Site | Twitter | Facebook)
Páginas: 208
Links: Skoob | Goodreads

12 comentários:

  1. também gosto de livros com essa temática, sobre amizade e tal.
    parece ser um livro bom, com uma história leve e simples mesmo.
    não conhecia ele ainda!

    ResponderExcluir
  2. Faço das suas palavras as minhas Tami. Livros envolvendo amizade tocam realmente i coração, e na maioria das vezes eu fico emocionada, mas enfim Hahah achei ben legal a autora tratar do tema de preservação, extinção e afins, afinal, é bem difícil achar um livro que envolva um pouco disso. A capa é linda messsmo, simples, mas linda.

    ResponderExcluir
  3. Achei a capa mt bonitinha, dá a impressão de ser um livro sobre um tema leve com uma bela história, não é o tipo de livro que costumo comprar (e no momento nem estou podendo comprar livros) mas caso tenha oportunidade com certeza irei prestigiar a obra.

    ResponderExcluir
  4. Oi Tami :)
    Eu amo livros juvenis, não conhecia o livro mas já me apaixonei por essa história! Histórias sobre amizade também costumam me tocar muito. <3
    Achei a capa a coisa mais linda, realmente mais bonita do que a original!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Por sua resenha me parece que o livro é leve ,mas também bem emocionante!
    Afinal estórias de amizades sinceras, sempre valem à pena! :-)

    ResponderExcluir
  6. Que história linda, Tami!
    Sua resenha me deixou com uma vontade enorme de ler este livro!
    Toda amizade verdadeira guarda segredos, mas este segredo, é muito especial ... além de ser bem real.
    Ah, e com certeza, a "nossa" capa ficou muito melhor!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. E ao ver a foto o livro me pareceu ser bem curtinho, o que dá ao desenrolar da história muito leve e rápida. Agora que percebi que talvez não seja tão leve se ela nos toca onde nosso coração pode doer. hihih sentimentos confusos os meus assim como as vezes é confuso nossas amizades, estou com muita vontade de ler e chorar também

    ResponderExcluir
  8. Oii Tami!!Não conhecia este livro, e sua historia me deixou super interessada, gosto também de livros sobre amizade, e realmente parece uma historia leve mas cheia de ensinamentos!!
    Linda resenha!!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi Tamires! Não costumo ler livros juvenis, mas adorei a proposta desse. Além da capa e diagramação fofa, a historia parece ser super emocionante. Fiquei com vontade de ler! ;)

    ResponderExcluir
  11. Livros sobre amizade também costumam me tocar bastante.
    Adorei a sua resenha, me deixou com muuita vontade de ler o livro, a história parece ser realmente muito boa, espero logo logo lê-lo.
    Ah! Eu também amei a capa! *-*
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  12. Gostei da resenha. Livro parece ser bom, não me tocou muito... Mas, vale ler hehe

    beijos :**

    ResponderExcluir