quarta-feira, abril 23, 2014

Resenha: A garota silenciosa

. .


Livros de suspense e investigação são normalmente aqueles que mais prendem a minha atenção. E Tess Gerritsen é uma autora famosa desta área que ainda não havia conhecido. Que tristeza por ter demorado tando a conhecer essa autora excelente!
"Fiquei o dia todo observando a garota.Ela não dá o menor sinal de que me percebe, embora meu carro alugado seja visível da esquina onde ela e outros adolescentes se reuniram esta tarde, fazendo o que quer que os jovens entediados fazem para passar o tempo." (primeiras linhas, pág. 9)
Uma mão decepada é encontrada por um grupo de turistas na Chinatown de Boston. Os detetives Jane Rizzoli e Barry Frost são chamados para a investigação, juntamente com a patologista Maura Isles. Contudo um estranho pelo encontrado no corpo da vítima faz a investigação ir para lendas e mistérios que envolvem a comunidade. E trazem a tona um caso ocorrido lá há 19 anos, que pode ter ligação com o presente. 

Falar mais do que isso sem spoilers é difícil. A história enreda por lendas, culturas e a ambientação de Chinatown. Jane é a nossa narradora principal, contudo em vários capítulos temos outros personagens como narradores. Cada um com sua personalidade e seus medos, e todos dando uma visão diferente do problema para o leitor. É algo muito dinâmico e que nos deixa sempre ansioso para saber porque cada um pensa de uma forma. Além do mais, as duas protagonistas (Rizzoli e Isles) são mulheres! Coisa bem rara nesse tipo de livro, e confesso que até estranhei um pouco no início. Duas mulheres fortes, com visões diferentes e cada uma com sua bagagem profissional, ótimas personagens.

Apesar de ser o nono volume da série, não ter lido os anteriores não atrapalha muito. Porém, em mais de uma cena, foram citados episódios passados (com spoilers) e apareceram personagens que já faziam parte da vida das protagonistas. Consegui entender quem era quem e o que havia acontecido, mas também senti falta de conhecer melhor a história de todos primeiro. Quem puder ler os outros antes (que parecem igualmente bons) leia. Quem não puder, pode ler este sem maiores problemas - apenas vai se sentir que nem eu em alguns momentos.
"- (...) A justiça não é tão precisa quanto uma experiência científica. Às vezes é confusa, e os fatos só confundem você ainda mais.
- Eu devia ter mentido, então?
- Só não esqueça quem são os verdadeiros bandidos." (pág. 48)
A escrita de Tess te prende desde o início da história, é ótima! Fazia tempo que um livro não me prendia tanto, ao ponto de - literalmente - ficar cuidando o relógio para ver se podia ler "só mais uma página". Reviravoltas, resoluções plausíveis, mistério e um mundo novo com Chinatown. Para quem gosta do estilo é um prato cheio. Recomendo demais a leitura.

5/5 - Excelente!
Mais informações:
A garota silenciosa (Rizzoli & Isles #9)
Título original: The silent girl
Autora: Tess Gerritsen
Editora: Record (Site | Twitter | Facebook)
Páginas: 368
Links: Skoob | Goodreads
Série: Rizzoli & Isles
#1. O cirurgião 
#2. O dominador
#3. O pecador
#4. Dublê de corpo 
#5. Desaparecidas 
#6. O clube Mefisto
#7. Relíquias
#8. Gélido 
#9. A garota silenciosa 
#10. Last to die (ainda não lançado no Brasil)
#11. Die again (ainda não lançado no Brasil)

6 comentários:

  1. já ouvi falar desta autora ai, mas não fui muito atras para conhecer os livros pelo fato de ter milhares de livros em série hahaha
    pode até não ter tanta ligação entre um e outro, mas sempre rola algum spoiler né... ai não é legal =/

    ResponderExcluir
  2. Não curto tanto livros desse gênero e não fiquei curiosa com esse, sem contar que ele já é o nono livro de uma série, não gosto de começar a ler pelo último. E como prometido não começar a ler séries tão cedo, A Garota Silenciosa não irá para a minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  3. Sou alucinada por suspense, mas a série completa você sabe onde encontrar??? Não gosto de ler do meio (aqui quase o final) para o começo acho que séries devem ser acompanhadas do comecinho. Mas só o fato de você classificar com cinco ratinhos já me fez querer ler...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, a série foi toda lançada pela editora Record aqui no Brasil, os outros livros são igualmente fáceis de encontrar em livrarias (e até para troca no Skoob!).

      Excluir
  4. Eu amo livros policiais, assim como você. E nada melhor do que ser surpreendido pelo autor no final do livro. Nunca tinha ouvido falar nem do livro, nem da autora, mas vou pesquisar mais sobre ela, e temos que levar em consideração que o divo Stephen King disse que é uma leitura obrigatória. Quem sou eu para contrariar? hahah

    ResponderExcluir
  5. Os livros da Tess Gerritsen são primorosos em seu enredo e de arrepiar na construção do seu cenário, eu recomendo é muito bom e viciante sua leitura, pode ler os livros fora da sequência, mas , recomendo ler em sequência assim ficará melhor. Este livro A Garota Silenciosa tem um final inesperado em apenas duas páginas ela conseguir desvendar ocorrido dos assassinatos intelectuais.

    ResponderExcluir