sexta-feira, março 07, 2014

Viajando por aí: Ushuaia - Parte I

. .


Ushuaia é uma pequena cidade no sul da Argentina (é a cidade mais ao sul do mundo!) e é conhecida como a cidade do fim do mundo. Ela foi uma das escolhidas para a nossa lua-de-mel em 2012, juntamente com El Calafate e Buenos Aires.
A cidade em si é bem pequena. Tem uma ruazinha central onde a gente consegue andar de uma ponta até a outra tranquilamente (em torno de 12 pequenas quadras). Só precisamos pegar um táxi mesmo para subir no Cerro Martial, os outros passeios já tínhamos incluído no pacote e o resto fazíamos a pé. A cidade estruturalmente não é linda, vimos bastante pichações em muros e calçadas mal-cuidadas (essas, talvez, em razão das fortes nevascas que a cidade tem no inverno). Porém o visual natural da cidade é imbatível. De um lado temos o canal Beagle e dos outros três vemos lindas montanhas com neve (total ou parcialmente). Em qualquer canto da cidade que se olhe, é simplesmente lindo!

Ficamos dois dias e meio lá, e é tempo suficiente. Fomos em novembro, que é uma época ainda um pouco fria, apesar de já ser quase verão. O bom de ir nessa época, além das temperaturas agradáveis, é o fato de os dias serem beeeeem longos. Anoitecer mesmo, só pelas 22 horas. Dizem que bem no verão o céu nem chega a escurecer completamente! A cidade tem uma temperatura anual média de 4,7ºC, então considerem "temperatura agradável" algo perto dos 10ºC. E, mesmo com as temperaturas mais agradáveis, conseguimos ver bastante neve nos morros, o que deixa um visual lindo!
Foto tirada em torno das 21 horas. Vista da janela do quarto do hotel.

Nesses dias que estivemos lá, pudemos conhecer o Parque Nacional da Terra do Fogo, o Cerro Martial, fazer um passeio de barco pelo Canal Beagle, conhecer o Museu do Presídio e, claro, passear bastante na cidade. Vou deixar os passeios para as próximas postagens e nesta apenas dar umas dicas e visões gerais sobre hotel, alimentação e a cidade.
Placa da cidade que é parada obrigatória para fotos
Ficamos no hotel Los Naranjos, que é bem central. É um hotel simples, com um café da manhã bonzinho. Pegamos um quarto que ficava para a parte de trás do hotel (a segunda foto é a da vista que tínhamos), e foi bem tranquilo. Na época que fomos estava em alta dos protestos na Argentina, e até em Ushuaia tinha! Por isso foi bom não termos pego um quarto na parte da frente, que dá para a avenida. Tem hotéis que ficam em regiões mais bonitas (na beira do lago ou na subida para o Cerro Martial), mas ficam mais distantes do centro, o que não acho muito bom porque ficaria dependendo de táxi toda hora. Vai de cada um, mas eu sempre prefiro ficar em um local onde consiga fazer a maior parte das coisas a pé. 
Em relação ao dinheiro, é bom ir preparado com pesos. A cotação (na única casa de câmbio existente) estava bem ruinzinha, a maioria dos lugares não aceita reais (creio que agora estejam aceitando bem os dólares) e alguns locais não aceitavam cartão (como o Museu do Presídio). Então é bom ir com uma grana extra na mão.
Esta loja da foto acima (La última bita) é a maior de lembrancinhas da cidade. E tem umas coisas legais para tirar foto, como esse marinheiro. Confesso que adoro tirar foto com bonecos! Os preços são meio tabelados nas lojas, e as lembrancinhas estavam carinhas naquela época. Mas fazer o que, uma ou outra lembrança sempre temos que comprar.
A cidade é tomada de turistas! Cada esquina ouvíamos uma língua diferente. Conversamos com uma alemã que estava morando em Buenos Aires, vimos alemãs, chineses, conversamos também com uma sueca... achei ótimo! Adoro essa mistura de povos. É bom ir preparado sabendo o básico de espanhol. Apesar de ser uma cidade bem turística, alguns locais tinham um pouco de dificuldade com português ou inglês (minoria, mas em uma cidade do tamanho de um ovo...).
 
Por último, os restaurantes! Fomos em tudo que é tipo, um de massas, o "pub irlandês do fim do mundo" (tudo lá é "do fim do mundo"), um botequinho... mas o principal foi o Chez Manu! Ele fica no caminho para o Cerro Martial e tem uma vista espetacular da cidade. Restaurante chique por um preço simpático (não é barato, mas para a categoria é). Bem legal e ótima comida!
Um dos "bichinhos" do aquário que fica no meio do salão
Sobremesa pegando fogo!
Vista do Chez Manu, em torno de 21:30
E do básico é isso. Tentei resumir, mas são tantas fotos, tantas coisas legais para mostrar! Pode parecer estranho recomendar uma cidade que a gente não precisa muito mais que dois dias para conhecer, mas ela é simplesmente linda! Vocês verão mais nos próximos passeios. A próxima parada é no Cerro Martial ;) 

8 comentários:

  1. Lugar lindo! E também é um dos cenários - o principal - do livro Cordilheira, do Daniel Galera. Gostei de ver um pouquinho de Ushuaia aqui no post.

    Beijos, Livro Lab

    ResponderExcluir
  2. Adorei conhecer um pouco mais sobre Ushuaia. Já conhecia pelos documentários que passavam na TV, mas é bom saber mais algumas informações. É um belo lugar para quem curte frio ~não tão frio rs~.

    ResponderExcluir
  3. Tami! Tantas coisas legais pra mostrar que nem sei do que eu vou comentar primeiro! Nunca tinha ouvido falar dessa cidadezinha, e fiquei impressionada que ela seja tão cheia de turistas. Nossa, 10 graus em média é friiio, haha! Pra gente aqui do Sul até que nem é tão frio, já que estamos acostumados, mas meio que perdi o costume de sentir frio com esse verão desse ano, hahhaa.
    Lindas fotos!
    Aproveitando: tu vai pro encontro Intrínseca desse ano? Será dia 30 desse mês, e eu estou planejando ir com uma amiga. Nos encontramos lá? :D
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem legal, se tiver oportunidade vai lá! Nunca senti tanto frio na vida quanto em um passeio de barco que fiz nessa cidade... vento cortando!
      Acho que vou. Vou voltar de viagem no domingo pela manhã, mas acho que consigo ir tranquilo. Nos encontramos sim! :)

      Excluir
  4. Geente que cidade linda! Amei a paisagem! Montanhas "baixinhas" e cheias de neve hahqa

    ResponderExcluir
  5. não conhecia este lugar, e também não sabia desta fama de fim do mundo hahaha
    adorei as fotos. tudo muito lindo mesmo *-*
    adorei aquele onibus azul... fiquei com vontade de andar nele! hehe
    fiquei curiosa e quero mais posts eim!! :D

    ResponderExcluir
  6. Nooossa Tami que lugar lindo, além de parecer sem bem tranquilo, parece ser também super bacana!!!! Amei!! Beijos!


    Meu Diário

    ResponderExcluir
  7. Oi Tami!!! Que legal você compartilhar esta viajem com a gente, não conhecia este lugar mas fiquei encantada...E com certeza um dia espero poder viajar para lá, pois moro no interior do RS!!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir