terça-feira, março 04, 2014

Top 5: Livros sobre o Carnaval

. .


Carnaval chegando ao fim, feriadão terminando, aquela sensação de "ano começando" para muitos (em especial para quem tem aulas)... e quantos livros temos por aí sobre o assunto? Carnaval, gostem ou não, é uma das maiores marcas do Brasil, fazendo parte da nossa história e um dos maiores chamarizes para o turismo por aqui, junto com o futebol. 

Hoje vamos conhecer cinco livros que tratam deste tema, de maneiras bem diferentes. Tem livros para todos os gostos e idades! Ao clicar no título de qualquer um deles, vocês serão direcionados para a página no Skoob do mesmo, onde podem ver mais informações.

O país do carnaval
Romance de estreia do Jorge Amado, uma ficção que tem como plano de fundo a Revolução de 30. Ao pesquisar sobre o livro foi que descobri que foi o primeiro do autor, realmente foi uma novidade!
Cartola
Livro da série "Crianças famosas" da editora Callis, que traz de forma simples e resumida os primeiros anos da vida do sambista, fundador da Estação Primeira de Mangueira. Também nesta série, e relacionado ao carnaval, temos o livro de Chiquinha Gonzaga. 

Este foi o livro que menos achei informações sobre, para ser sincera. Parece ser um estudo sobre os principais sambas-enredo e suas modificações durante os anos.

 
Carnaval
Um chick-lit na lista! Bem jovem, conta a história de Gabi, que após ver o ex-namorado beijando outra garota resolve ir passar o carnaval com as primas em Recife!


 
O livro de ouro do carnaval brasileiro
Este traz toda a história do carnaval, desde o século 19. As transformações da festa e da música durante este tempo. Entre os cinco, provavelmente o melhor para estudar toda essa parte da nossa cultura.

Como a coluna surgiu: Top 5 não é exatamente uma coluna inovadora. Até mesmo rádios e canais de TV já tem os seus tops. Na internet está cheio de coisas assim. Porém após pesquisar encontrei apenas um blog literário que fazia algo no sentido que eu gostaria: o The broke and the bookish que tem o Top Ten Tuesday, onde outros blogs podem participar e deixar os seus links. Queria algo assim porém brasileiro, que não estivesse já na sua 117ª semana e que fosse apenas cinco. Não encontrei. A maioria dos blogs prefere fazer algo ocasional, ou nem sempre literário, e nenhum tem algo "coletivo" dessa forma. 

E então, gostaram da ideia? Espero que sim! Quem tem blog e for participar (regularmente ou não), é só colocar o seu link nos comentários para que todo mundo possa compartilhar das suas listas!

5 comentários:

  1. Infelizmente não tive descanso neste carnaval.. e meu ano começou faz tempo! Saudades da época em que tinha aulas.. e elas só começavam em março. rsrs
    Para falar a verdade, nunca li nenhum livro com esta temática, talvez por não curtir tanto assim. Mas as capas são bonitas!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. desses ai só conhecia o livro da Luiza Trigo, e é o unico que me interessa, pois adoooooro chick-lits *-*

    ResponderExcluir
  3. Com certeza esses livros não fazem o meu estilo, apesar de nunca ter lido. Mas as capas são bem chamativas e bonitas.

    ResponderExcluir
  4. Ótimas indicações, mas meu Carnaval foi recheado de leituras mais densas. Finalizei dois livros e deu tempo de iniciar um terceiro, no geral, foi bastante proveitoso e ainda deu pra descansar. Moro na terra de Jorge Amado, então meio que já cansei de ler livros dele, mas me interessei pelos outros.

    ResponderExcluir
  5. Olá Tami...O carnaval para mim é uma ótima data para por a leitura em dia, e foi o que fiz consegui ler três livros durante a semana...Confesso que ainda não l i nenhum livro com este assunto,mas adorei tuas indicações!! E com certeza irei procurar por algumas delas!!

    ResponderExcluir