sábado, fevereiro 22, 2014

Top 5: Livros com o título "Para sempre"

. .


Recentemente vi em um blog (esqueci qual!) no blog Minha vida literária (obrigada Lais!) uma postagem bem legal sobre livros que possuem o mesmo nome, ou nomes parecidos, e a confusão que as vezes isso causa. Existem vários livros com nomes iguais, mas creio que nenhum tenha sido tão usado quanto "Para sempre". E isso sem contar suas variações como "Amigas para sempre", "Para sempre sua" e etc. Conhecem outros na mesma situação?

Então hoje o Top 5 é apenas com livros que se intitulam "Para sempre". Todos envolvem romance, cada um de sua forma. Ao lado do título está o nome do autor e ao clicar vocês serão direcionados para a página do livro no Skoob.

Para sempre - Alyson Nöel
Primeiro livro da série "Os imortais", que possui seis volumes. É o único da lista que faz parte de uma série e que tem o tema sobrenatural. 

Sinopse: Ever Bloom tinha uma vida perfeita: era uma garota popular, acabara de se tornar líder de torcida do principal time da escola e morava numa casa maravilhosa, com o pai, a mãe, uma irmãzinha e a cadela Buttercup. Nada no mundo parecia capaz de interferir em sua felicidade, o céu era o limite! Até que um desastre de automóvel transformou tudo em um pesadelo angustiante. Ever perdeu toda a sua família. Mudou de cidade, de escola, de amigos, e agora, além de todas essas transformações em sua vida, ela precisa aprender a conviver com uma realidade insuportável: após o acidente, ela adquiriu dons especiais. Ever enxerga a aura das outras pessoas, pode ouvir seus pensamentos e, com um simples toque, é capaz de conhecer a vida inteira de alguém.

Para sempre - Kim e Krickitt Carpenter
Único romance da lista que já virou filme (em 2012), e que conta uma história real. 

Sinopse: A vida que Kim e Krickitt Carpenter conheciam mudou completamente no dia 24 de novembro de 1993, dois meses após o seu casamento, quando a traseira do seu carro foi atingida por uma caminhonete que transitava em alta velocidade. Um ferimento sério na cabeça deixou Krickitt em coma por várias semanas. Quando finalmente despertou, parte da sua memória estava comprometida e ela não conseguia se lembrar de seu marido. Ela não fazia a menor ideia de quem ele era. Essencialmente, a "Krickitt" com quem Kim havia se casado morreu no acidente, e naquele momento ele precisava reconquistar a mulher que amava.
Este tem o tom de ser um romance mais clássico, de duas pessoas que se conhecem desde criança, se apaixonam, acabam se distanciando e depois se reencontram. 

Sinopse: Elizabeth e Justin se conheceram quando crianças. Foram melhores amigos e juntos descobriram o significado do amor e da paixão. Após um afastamento de dez anos, eles se reencontram e podem então viver esses sentimentos tão irresistíveis, lutando contra dificuldades, dramas e conflitos familiares. Mas a vida não é feita apenas de lutas; e com muita fé eles descobrem que o verdadeiro amor é capaz de transpor todos os obstáculos, valorizando cada pequeno gesto e momento, e que tudo vale a pena quando se tem a capacidade de amar e perdoar.
Para sempre - Ana Maria Machado
Este ao invés de focar nos personagens se conhecendo e se apaixonando, mostra um casal já em um casamento enfraquecido pela convivência.

Sinopse: A história dos protagonistas Nelson e Susana tinha tudo para durar. Mas os anos de convivência acabaram por enfraquecer a relação; ele se envolve com outra mulher e sacrifica um casamento que parecia tão sólido. Por outro lado, Antônia, filha do casal, vive com Daniel um romance intenso, que promete ser eterno. Mas ela também terá de lidar com obstáculos que surgem no caminho.

Para sempre - Susanna Tamaro
Este está na minha lista de desejados há algum tempo. Parece ser um dos mais tristes da lista, conta a história de um homem que perdeu sua mulher e filho e entrou em depressão. 

Sinopse: Vivendo há muitos anos isolado em sua casa na floresta, Matteo rememora um passado que surge sem cessar e se alterna com o presente, por meio de um fluxo de recordações que vão revelando os personagens e os acontecimentos que o conduziram até ali. Sua mulher e seu filho se foram há quinze anos, e todos os dias desde então Matteo se pergunta qual é o caminho a seguir. Sem conseguir reagir à tragédia, ele se afunda cada vez mais no álcool, nas mentiras e em relacionamentos sem futuro. Mas, nesse cenário de extrema desolação, eis que surge uma luz - o amor incondicional de um pai por seu filho; uma mulher apaixonada que oferece ao seu homem a última possibilidade de redenção.
Como a coluna surgiu: Top 5 não é exatamente uma coluna inovadora. Até mesmo rádios e canais de TV já tem os seus tops. Na internet está cheio de coisas assim. Porém após pesquisar encontrei apenas um blog literário que fazia algo no sentido que eu gostaria: o The broke and the bookish que tem o Top Ten Tuesday, onde outros blogs podem participar e deixar os seus links. Queria algo assim porém brasileiro, que não estivesse já na sua 117ª semana e que fosse apenas cinco. Não encontrei. A maioria dos blogs prefere fazer algo ocasional, ou nem sempre literário, e nenhum tem algo "coletivo" dessa forma. 

E então, gostaram da ideia? Espero que sim! Quem tem blog e for participar (regularmente ou não), é só colocar o seu link nos comentários para que todo mundo possa compartilhar das suas listas!

8 comentários:

  1. Muito bacana.
    O mais interessante mesmo é que apesar de terem o mesmo título, os livros têm histórias super diferentes!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu já li o Para Sempre - Kim e Krickitt Carpenter, é tão fofo (: o blog que fez isso esses dias foi o Minha Vida Literária.

    ResponderExcluir
  3. Esse nome é tão clichê, né? Mas acho que em algumas histórias é o que mais se encaixa, no fim das contas. Só assisti o filme do segundo "Para Sempre" e pretendo ler o livro em breve. O último também parece ser interessante!

    ResponderExcluir
  4. Oie Tami, gostei do top 5 de hoje! hehehe realmente tem muitos livros que tem títulos iguais ou parecidos que confundem a gente, toda vez eu já gravo o nome do autor e ainda assim é uma confusão, hahaha. Desses livros eu já assisti o filme Para sempre (Qual deles???) hahaha o de Kim e Krickitt Carpenter e estou com o livro aqui para ler, mas todos esses Para Sempre parecem ser muitos bons!!
    Hoje também foi ao ao meu Top Five mas foi sobre minhas mania literárias! hehehe

    Beijos!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. aiii, tenho pavor disso hahaha
    esses dias minha amiga me pediu o livro "Para Sempre" emprestado, e como eu tenho o da Alyson Noel e dos Carpenter, emprestei o dos Carpenter pq achei que ela queria ele por causa do romance e talz
    depois que ela leu ela veio me dizer que não era esse, mas o Para Sempre de um outro autor lá... que eu nunca tinha ouvido falar hahaha

    ResponderExcluir
  6. Já li os dois primeiros livros e os outros q vc apresentou eu ainda não conhecia. Gostei do post, é horrível quando há confusão por causa do título né.

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante desse Top 5. Não li nenhum dos livros citados, mas adorei a sinopse de Para sempre da autora Glaucia Santos e da autora Susanna Tamaro.
    Livros com títulos parecidos ou iguais devem causar tanta confusão. Uma amiga comprou o livro Apaixonados pela internet, pensando que era da autora de Fallen, mas acabou comprando errado. rs

    ResponderExcluir