quinta-feira, fevereiro 06, 2014

Resenha: Mago Aprendiz

. .


(Imagem temporária pois estou na praia. Na volta atualizo com a montagem padrão do blog)


“A tempestade cessara.
Pug saltava pelas rochas, encontrando pouco apoio para os pés no caminho entre as poças deixadas pela maré baixa. Os seus olhos escuros iam de um lado para outro ao examinar cada poça d’água debaixo da parte externa da falésia, procurando as criaturas espinhosas arrastadas para os bancos de areia pela tempestade que ali havia passado.” (pág. 19, primeiras linhas)
Tenho tido problemas com livros de fantasia. Por apresentarem um mundo completamente novo, tendem a ter o início muito lento, introdutório e com pouca ação, tornando a leitura um pouco maçante. Os livros que marcam o início de uma série costumam ser ainda piores nesse sentido, já que possuem os próximos para que a história se desenrole sem pressa. Com este não foi diferente. Cheguei a pensar em desistir, em ler apenas este da série e até em parar de ler livros de fantasia pois já estava cansada desses novos mundos cheios de personagens. Contudo, para não fugir da regra, após várias páginas a história me pegou.

Pug é um garoto órfão que vive na pequena vila Crydee no Reino de Midkemia. Ele e seu amigo Tomas sonham em ser grandes guerreiros e um dia poderem sair para batalhas. Contudo o menino acaba sendo escolhido para ser aprendiz do mago Kulgan, e seu amigo vira aprendiz do Mestre das Armas. Um dia, ao passear com a instável Princesa Carline, por quem Pug tem certa paixão, ele acaba salvando a menina do ataque de dois trolls, e com isso consegue reconhecimento no Reino e passa a fazer parte da Corte. 

Em outro de seus passeios, ele e Tomas acabam encontrando um navio diferente de tudo o que eles conhecem, com guerreiros utilizando peças que eles nunca haviam visto. Quando o Duque fica sabendo deste incidente, resolve sair em busca de mais informações e de aliados para esta possível guerra. Pug e Tomas saem então junto com vários cavaleiros do Duque através do Reino e descobrem vários mistérios que rondam os guerreiros encontrados no barco.

Como falei antes, o início é lento. Muitos personagens e cidades sendo apresentadas, então a  história começa a ficar boa mesmo lá pela página 200. Existe muita política por trás de algumas ações, o que requer atenção durante a leitura. Falando em personagens, vários seres mágicos aparecem neste livro. São dragões, duendes, anões, elfos, espectros, magos, trolls e alguns outros que já esqueci.

Mago Aprendiz é o primeiro livro da série A Saga do Mago, que conta com quatro volumes: Mago Aprendiz, Mago Mestre, Espinho de prata e As trevas de Sethanon. O livro foi publicado em 1982, sendo revisado e publicado novamente em 1991. Esta edição revisada foi a que recebemos aqui no Brasil - apenas no final do ano passado, com a chegada da editora Saída de Emergência. A edição vem com um mapa de Midkemia, algo que sempre acho útil nestes mundos de fantasia, em especial quando os personagens resolvem ficar passeando de um lado para o outro.

O livro foi considerado um dos 100 melhores livros de todos os tempos pela BBC. Não achei o livro ruim, mas também não achei tão fabuloso assim. É um bom livro, mas que peca em alguns momentos, a começar pelo título. Ao falar em “Mago”, imaginei uma história que envolveria muito mais a magia, com Pug sendo realmente um aprendiz. Porém isto aparece apenas no início do livro e depois é praticamente deixado de lado. Outro problema que tive foram com as passagens de tempo. Passamos muito tempo na mesma época e depois o autor pula meses ou anos sem muitos avisos – e sem grandes mudanças. O tempo passou para os personagens, mas para o leitor parece que tudo está igual.
“Entre as atividades mais estranhas que o homem realiza, a guerra é sem dúvida a que vem em primeiro lugar.” (pág. 379)
Gostei da escrita de Raymond, é fácil e clara. Conseguimos conhecer os personagens e acompanhar a história, apesar de seus muitos seres e reviravoltas. Apesar do início longo, ele sabe dosar as descrições com itens mais atraentes. Creio que o início demorado seja um problema que quase nenhum autor de fantasia consegue quebrar. Diferente do que achei no início da leitura, pretendo continuar a série. A história acabou me prendendo, assim como seus personagens. A amizade entre Pug e Tomas é bonita, e é uma pena que eles não passem tanto tempo juntos quanto gostaria. É uma fantasia épica que acho que irá agradar a muitos, é só não desistir no início. 
Entre "Bom" e "Muito Bom"
Mais informações:
Mago Aprendiz (A Saga do Mago)
Título original: Magician: Apprentice
Autor: Raymond E. Feist
Editora: Saída de Emergência (Site | Twitter | Facebook)
Páginas: 432
Links: Skoob | Goodreads
Série: A Saga do Mago
#1. Mago Aprendiz 
#2. Mago Mestre
#3. Espinho de Prata (ainda não lançado no Brasil)
#4. As trevas de Sethanon (ainda não lançado no Brasil)

10 comentários:

  1. Acredita que não tenho interesse? Não tinha antes por causa da sinopse e agora sua resenha só me mostrou o que eu já pensava: o livro realmente não é do estilo que me interessa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. essa série definitivamente me cativou. Adorei a capa, adorei a sinopse, a resenha me deixou mais curiosa ainda... e também, fantasia é vida né? um dos meus gêneros favoritos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Tami! Tenho lido vários comentários sobre o livro e não consigo me interessar muito. :/ Realmente histórias com começos maçantes desestimulam um pouco, por isso é bom ler o primeiro volume até o fim, assim dá pra ter uma ideia se lemos os próximos volumes ou não. Outra coisa que desestimula também é um livro trazer uma ideia sobre a história seja através da sinopse ou do título e fugir do foco ao longo do livro. Isso aconteceu bastante comigo e acabei não gostando. Acho que vou passar essa série adiante. rs

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não curto muito os livros de fantasia. Acho que construir um novo universo é algo complicado e geralmente os livros se tornam meio massantes em sua árdua tarefa de ambientar o leitor.
    Não pretendo ler, para ser bem sincera.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros de fantasia, mas concordo com você que as vezes o primeiro livro é um pouco lento, cheio de introdução sobre os personagens, cidades e etc.
    Mas, infelizmente, não me interessei pela trama de Mago. 1) Achava que falaria sobre magia, o que só acontece no início; 2) Parece que tem mais aventuras e guerras do que algo sobrenatural; 3) Ter tantos personagens que vc nem já lembra mais deixa a narrativa maçante.
    Por esses motivos, não vou ler essa série.

    ResponderExcluir
  6. Vixe... sabe que eu também estou cansada de fantasias? Comecei a ler a série Fallen e não consegui ir pra frente, estou me enrolando com o segundo livro. Em compensação os outros "normais" fluem que é uma beleza!
    De qualquer forma, fantasias épicas não me chamam muito a atenção. Todos os que eu já li são bem pesados e isso me incomoda um pouco. Não sei se eu leria Mago, não. :/

    ResponderExcluir
  7. Eu não me arriscaria nesse leitura não só pelo gênero (fantasias não conseguem me prender), mas porque a série aparentemente vai ser longa (estou fugindo). Mas fico feliz em ler mais uma resenha positiva sobre ele, parece muito bom para quem é fã de livros assim.

    ResponderExcluir
  8. Olá Tami!

    Eu não sou muito fã desses estilos de livros, mas esse parece ser super bacana. A capa é muito linda e achei interessante o livro retratar um mundo novo, só desanimei pelo fato da lentidão no inicio, sei que todo livro que o primeiro de uma serie é assim, mas é tãaao chato! hehee
    Beijos!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adoro livros de fantasia mas esse "mago" não chamou a minha atenção, já li várias resenhas sobre a obra e segundo elas acho que irei achar o livro meio morno sabe. Mas vou conferir a resenha da continuação só para saber um pouco mais da história mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Oi Tami,
    Fantasia está longe de ser meu gênero favorito. Ando enrolando horrores para terminar os livros do gênero. Acho que o livro não vai entrar na minha lista rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir