terça-feira, janeiro 07, 2014

Resenha: Metamorfose?

. .


"-Eles estão o quê?
Lorde Conall Maccon, conde de Woolsey, gritava. E muito. O que era de esperar, já que tanto pela incrível capacidade pulmonar quando pelo tórax proeminente tinha um vozeirão." (pág. 9, primeiras linhas)
Resenha sem spoilers do primeiro livro.

Apaixonei-me pela escrita de Gail Carriger em Alma? e estava super curiosa para saber como a série ia seguir. Afinal, não é toda autora que consegue juntar um mundo conhecido e colocar personagens sobrenaturais a ponto de quase nos perguntarmos se eles não estavam lá na Inglaterra vitoriana e se realmente não fazem parte da nossa história.

Desta vez, Alexia tem outro mistério sobrenatural para decifrar. Em alguns locais, algo está fazendo com que os sobrenaturais voltem a ser humanos por um certo período. Para lobisomens e vampiros não chega a ser um grande problema (apesar de bem incômodo), mas para os fantasmas... Além disso, Maccon foi para a Escócia resolver problemas da alcateia e deixou-a com um regimento acampado no jardim de casa. Agora Alexia tem que ir para a fria e mal-vestida Escócia resolver seus problemas. Ao menos tem uma sombrinha nova!

O livro tem tanto humor e aventura quanto o primeiro. Alexia é uma máquina de ironias, e ver ela conviver mais com a irmã e a amiga Ivy (sempre com seus nada belos chapéus) neste livro foram peças-chave para as situações cômicas da história. Neste volume também vemos mais o gênero steampunk, com dirigíveis, comunicadores e uma sombrinha mega-moderna, que qualquer dama deveria ter.

A investigação principal é bem trabalhada, e sua resolução me surpreendeu. Foi um daqueles livros que podia jurar já ter decifrado o mistério logo no início e, novamente, Gail me trouxe uma visão completamente diferente. Mistério esse que inicia logo nas primeiras páginas do livro, sem tempo para muitas enrolações. Contudo, gosto de destacar, o principal do livro (e o seu maior diferencial) ainda é a veia cômica e não o suspense. Este livro nos deixa com um gancho maior para o terceiro do que o anterior deixou. O mistério em si é todo resolvido neste, mas algumas pontas em relação aos personagens são deixadas e algumas são bem instigantes.

A edição da Valentina continua ótima. Sinceramente não gosto muito da imagem desta capa, acho o contraste muito apagadinho. Contudo, como a editora está seguindo as imagens da publicação original, não tem muito o que se fazer. As capas dos próximos livros são similares, e algumas também acho meio estranhas. Uma pena, creio que isso acabe influenciando na primeira impressão do livro para algumas pessoas que não conhecem a série.

É uma série que recomendo demais, e espero que a editora compre os próximos volumes (algo quase certo, mas ainda não confirmado). O protetorado da sombrinha é uma série como poucas que temos por aqui, sabendo unir humor, aventura e até romance como ninguém. Quem procura algo novo e diferente para ler, não vai se arrepender!
"Francamente, irmã, não está se dedicando a escrever, está? - Felicity fingiu estar chocada. - Como se não bastasse tanta leitura. Pensei que o casamento curaria essas suas tendências insensatas." (pág. 142)
Muito bom!
Mais informações:
Metamorfose? (O protetorado da sombrinha #2)
Título original: Changeless
Autora: Gail Carriger
Editora: Valentina (Site | Twitter | Facebook)
Páginas: 320
Links: Skoob | Goodreads
Série O protetorado da Sombrinha
#2. Metamorfose? 
#3. Blameless (este e os próximos ainda não lançados no Brasil)
#4. Heartless
#5. Timeless

4 comentários:

  1. oi, não vou ler sua resenha
    hahaha
    na verdade eu li o primeiro paragrafo, mas como percebi que tem certos spoilers do primeiro livro (que eu ainda não li) não vou ler ele agora :D

    ResponderExcluir
  2. Oiie Tami!! EU já estava com Alma? pra ler, mas aí depois que fiquei sabendo que está incerto a publicação dos próximos livros, deixei pra mais na frente! Mas estou super curiosa! A Alexia parece ser incrível, bem humorada e ácida! E nossa Metamorfose deve nos fazer dar boas gargalhadas e também suspirar com o romance!!! Acho bacana esse livro misturar tudo! Tomara que a editora publique o restante da serie!
    Bjs

    meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oláa!
    Para dizer a verdade não tenho muito interesse em ler essa série. A parte de ser cômica me chamou atenção! Mas não sou muito fã de suspense, mistérios e tal, e muito menos de sobrenaturais.

    ResponderExcluir
  4. Sabe que não li nada nesse estilo esteampunk?
    Mas parece que só tem séries e estou fugindo delas, rsrs.
    Bj

    ResponderExcluir