quinta-feira, janeiro 09, 2014

Old but gold #1

. .


Old but gold é uma expressão em inglês que significa algo como "velho, mas valioso". E o que isso tem a ver com livros? Muitas vezes, antes de um lançamento, é feito um alarde, uma mega-divulgação, todos ficam ansiosos e... o livro é bem mais ou menos (para não dizer ruim!). Convenhamos, quem nunca viu essa história?

Então resolvi começar a pesquisar livros "mais antigos". Simplesmente aqueles que não são lançamentos, que já passaram pelo burburinho da novidade, e que continuam sendo bem avaliados. Aliás, tem vários livros ótimos que, por um motivo ou outro, a editora nem investe muito na divulgação e acabam passando despercebidos por nós.

Para selecionar, precisamos de um critério não é? E o meu será: mais de 100 avaliações e nota igual ou superior a 4,5 no Skoob. Acham que é difícil? Acertaram. Não são muitos os livros que conseguem preencher estes dois padrões. Espero que essa coluna encha a lista de desejados de vocês assim como encheu a minha! Alguns livros serão famosos, outros mais desconhecidos. O importante é que tem algo em comum: agradaram a muita gente.

Alguns vão dizer que nota não quer dizer nada. Realmente, pode não dizer. Harry Potter e a Pedra Filosofal, que eu amo, não chega a essa nota. Também nada impede de não gostarmos de um livro que a maioria gostou, ou de gostarmos de um não muito bem avaliado. Contudo, livros que muitas pessoas amaram (afinal, para ter uma média alta tem que ter a grande maioria de 5 estrelas) tem grandes chances de, ao menos, ter algum diferencial. Não concordam?

Normalmente vou trazer cinco livros aleatórios, mas hoje por acaso resolvi separar apenas aqueles que se passam na época da 2ª Guerra Mundial


A vida em tons de cinza - Nota 4.7 e 781 avaliações. Esse já li, resenhei, se tornou favorito e recomendo para todo mundo. Acompanha uma menina da Lituânia que é forçada a ir com sua família para um campo de concentração na Sibéria.

Apátrida - Nota 4.7 e 316 avaliações. Posso repetir o que disse acima? Já li, resenhei e se tornou favorito. Excelente livro nacional. A história se passa em uma pequena vila na Polônia, acompanhando o período pós-primeira guerra até a eclosão da segunda.

A menina que roubava livros - Nota 4.5 e 61359 avaliações. São raríssimos os livros com tantas avaliações e uma nota tão alta quanto esse. Também já li e recomendo muito, livro para se emocionar bastante! Estou bem ansiosa pelo filme, que estreia na próxima semana. A história se passa no subúrbio de uma cidade alemã, entre os anos de 1939 a 1943.

Jardim de inverno - Nota 4.6 e 520 avaliações. Tenho, mas ainda não li. Emprestei para a minha mãe e ela o achou maravilhoso, me deixou com bastante vontade de ler (e, confesso, quando recebi não tinha dado muita atenção). A história se passa num período de 65 anos, que vai de Leningrado até o Alasca dos dias atuais.

Criança 44 - Nota 4.5 e 1652 avaliações. Não lembro como cheguei até este livro, mas faz parte da minha lista de desejados há bastante tempo. Parece ser um ótimo suspense (e as avaliações concordam comigo). A história se passa na opressora Rússia de Stalin.

O que acharam da nova coluna? Gostaram das dicas? Ainda não sei a frequência com que ela irá aparecer, talvez mensal ou quinzenal, mas aceito sugestões.

8 comentários:

  1. Sua mãe tem um bom gosto, pois Jardim de Inverno é um livro maravilhoso, recomendo muito você ler, rs.
    http://leituramagnifica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Dessa lista, li A vida em tons de cinza, A menina que roubava livros e Jardim de Inverno. A Kristin Hannah, autora deste último, é muito boa, e quero ler todos os livros que eu puder dela! Criança 44 vai entrar pra minha lista, e que bom que tem um livro nacional aí! :D E haja livro de guerra, né? HAHA

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Tami, tudo bem?
    Adorei a coluna! Fiquei morrendo de vontade de ler A Vida em Tons de Cinza ;) Espero mais posts viu?

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. não gosto muito de livros com este tema, mas A Vida em tons de Cinza minha mãe tem, e eut enho certa curiosidade em ler, porque ela gosta muito!
    A Menina que Roubava livros eu estou relendo. sim, só por causa do lançamento do filme hahaha
    ADOREI a coluna. super diferente!
    estou até vendo minha lista de desejados se multiplicar com os próximos posts :P

    ResponderExcluir
  5. Nossa Tami, amei a coluna, super bacana mesmo!!! Desses livros aí eu já li Jardim De Inverno e ele é simplesmente incrível um dos meus preferidos! Estou curiosa para ler é A Menina que Roubava Livros e A Vida Em Tons De Cinza! Beijos!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Amei a coluna *-* É bem útil e diferente!
    De todos esses livros ai nunca li nenhum, acredita?!
    Mas entre eles o que tenho mais vontade de ler é A Menina que Roubava Livros. Desde praticamente sempre eu ouço falar desse livro, e muito bem. Então tenho muita vontade de conhecer!
    E outros dois que me chamam atenção é A Vida em Tons de Cinza, que parece ser bem emocionante; e Apátrida, que se passa na Polônia! Em 2016 vai ter a JMJ na Polônia, e por isso me deixou curiosa, sei lá UAHSU
    Beeijos.

    ResponderExcluir
  8. A vida em tons de cinza é ótimo!!!!
    Quero ler Apátrida e Jardim de Inverno, muitos elogios e estou curiosa.
    Bj

    ResponderExcluir