quarta-feira, dezembro 18, 2013

Top 5: Livros que me surpreenderam em 2013

. .


As vezes a gente cria um preconceito com um livro pelos motivos mais diversos: capa estranha, autor que me parece ruim, sinopse com assuntos que a gente já tá cansado de ver... e, por algum motivo, acabamos pegando o livro para ler. E ele nos surpreende. As vezes até nos faz virar fãs. E rever todos os preconceitos. Não é ótimo quando isso acontece? 

Esses foram os livros que mais me surpreenderam em 2013. Não necessariamente os que achei melhores mo ano, mas aqueles pelos quais eu não dava (quase) nada e me trouxeram ótimas leituras. Eles estão pela ordem na qual foram lidos este ano, e vocês podem acessar a resenha clicando no título do livro. Depois comentem quais os que mais surpreenderam vocês!

Um livro de crônicas de uma autora brasileira que sabia ser famosa entre os jovens. Nunca tinha lido nada dela e até tinha um certo preconceito infundado devido ao público-alvo, e pelo livro ser de crônicas (coisa que até gosto, mas nunca fui fã). E esse livro me transformou praticamente em fã da Thalita. Engraçada, leve e sabendo rir de si mesma, é impossível não gostar de ao menos uma meia dúzia das crônicas ali escritas. Um livro leve e ótimo para passar o tempo!

Guardians - Volume 1
Em todas as resenhas mencionei: tirando Pokémon, nunca fui fã de desenhos japoneses. Mangás e companhia sempre foram coisas bem longe de mim. Contudo, pelo meu impulso de ler tudo o que aparece a chance, acabei me inscrevendo no booktour para receber a série. E que coisa fantástica! Bons personagens, muita aventura e uma bela história. Creio que esse tenha sido o que mais superou minhas expectativas no ano! 

Livrinhos de animais tem aos montes por aí, em especial após Marley e eu. Já li alguns, e todos achei meio... nhé. Até o Marley. Sabe aquela impressão de que o bicho tá na história só por acaso? Sempre achei por isso. Bob não. Bob é realmente o animal que faz a sua parte, e nessa história vemos que é por causa dele que o autor consegue melhorar a sua vida. Aqui senti uma forte conexão do animal com o seu dono, não só o inverso. Me apaixonei por Bob assim como o seu dono.

Alma?
Vampiros, lobisomens... eca. Quem já não enjoou desses seres sobrenaturais ainda? Praticamente todo mundo. Mas Alma? mudou a minha visão. Um livro muito divertido, com bastante ação e com lobisomens e vampiros sendo bons personagens, não só aquela mesmice de sempre. Uma história completamente diferente do esperado, e uma das mais inusitadas que li. Algo realmente refrescante.


Laços de sangue
Posso repetir o que disse acima sobre vampiros e seres sobrenaturais? Eca (2). Mas novamente fui surpreendida. A escrita de Richelle (outra autora que tinha preconceito sem ao menos conhecer) é ótima, muito fluida. Tirando alguns poderes, é como se estivéssemos lendo sobre pessoas comuns, com seus problemas e dúvidas. Outra série que virei fã, e que não dava nada.

Como a coluna surgiu: Top 5 não é exatamente uma coluna inovadora. Até mesmo rádios e canais de TV já tem os seus tops. Na internet está cheio de coisas assim. Porém após pesquisar encontrei apenas um blog literário que fazia algo no sentido que eu gostaria: o The broke and the bookish que tem o Top Ten Tuesday, onde outros blogs podem participar e deixar os seus links. Queria algo assim porém brasileiro, que não estivesse já na sua 117ª semana e que fosse apenas cinco. Não encontrei. A maioria dos blogs prefere fazer algo ocasional, ou nem sempre literário, e nenhum tem algo "coletivo" dessa forma. 

E então, gostaram da ideia? Espero que sim! Quem tem blog e for participar (regularmente ou não), é só colocar o seu link nos comentários para que todo mundo possa compartilhar das suas listas! Até a próxima quarta :)

10 comentários:

  1. Own!
    Bob me supreendeu também!
    Amei sua lista
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Super gosto desses 'tops'. Assim de cabeça, eu não lembro de um livro que tenha me surpreendido, mas se tem algo que nós concordamos é no quesito 'animais', mas não em livros: em filmes mesmo. Sempre achei que as pessoas tem quase uma adoração por animais, e acabo ficando com um pé atrás e detestando filmes que têm, normalmente, cachorros como protagonistas. Tenho o livro do Bob aqui, mas ainda não criei coragem para ler :s

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Oi Tami!
    Adorei o top, e estou buscando ideias para criar o meu. Apesar de já ter feito um esse mês, quero fazer um outro pra encerrar o ano. Muito bom saber que você se surpreendeu com esses livros, apesar das criticas positivas que tem o livro "Bob Um Gato de Rua" não tenho muita vontade de ler, a não ser que apareça uma oportunidade. "Alma", "Guardians" e "Laços de Sangue" são livros que quero muito conseguir ler próximo ano. Até agora li apenas um livro da Thalita Rebouças, que foi "Uma Fada Veio me Visitar" e me apaixonei pela escrita dela, é ótima, apesar do livro ser infanto-juvenil é realmente bom e eu indico a leitura dele pra você, pode ser que goste =)

    Beijos da Lua!
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá tami!! Gostei do top 5, realmente tem livros que nos surpreendem, eu por exemplo sempre achei que não valia a pena ler a livraria 24 hr do Mr. Penumbra, mas quando li me surpreendeu!!!!!
    Estou com Laços de sangue aqui pra ler, ele parece ser um livro incrível mesmo!!
    Tenho muita curiosidade em ler Um gato de rua chamado Bob, ele me parece ser um livro fascinante!!
    E ALma? Aaaaah vô nem descrever o quanto eu estou apaixonada por esse livro!!

    Bjos!

    meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    Não li nenhum dos livros citados, mas tenho "O Gato Bob" e pretendo lê-lo, =D

    ResponderExcluir
  6. Oi, nao li nenhum dos livros, mas to querendo ler Um Gato de rua Chamado Bob, gosto bastante de animais.
    Alma? tambem deve ser legal!

    ResponderExcluir
  7. Oi Tami
    Não li nenhum desses livros. Tive a minha fase Thalita Rebouças eu adorava, tenho vários livros dela. Mas esse eu não tenho e não li. Um gato de rua chamado Bob esta entre os que eu preciso ler amo livro com animais *-*
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Não li nenhum desses livros -ainda. Sobre Alma? Não sei ao certo pq, já que todos só falam bem desse livro, mas eu não tenho vontade de lê-lo. Sobre a Richelle, vc não é a primeira blogueira que eu vejo dizer que tinha um preconceito com suas obras e não entendo pq, rs, acho ela uma escritora super criativa e ainda tenho que ler Laços de Sangue.

    ResponderExcluir
  9. Dessa lista, Tami, o único que li foi o do Bob e eu me derreti horrores para lê-lo!
    Ai é lindo!
    Mas surpresas literárias são muito boas.
    Beijos e até,
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. nunca li nada da Thalita, mas já ouvi falarem muito bem dos livros dela.
    pela capa, Adultos sem Fitro parece ser bem divertido mesmo :D
    não li o livro do Gato Bob, mas tenho curiosidade pois várias pessoas estão falando bem!
    Alma não faz muito o meu estilo, mas quero ler só por causa da enchurrada de resenha positiva :P

    ResponderExcluir