terça-feira, dezembro 31, 2013

Top 11: Melhores livros de 2013

. .


Ia fazer um Top 10 com as melhores leituras do ano mas não consegui retirar um desses 11. Então fica sendo um Top 11 mesmo. Nem todos os livros são lançamentos desse ano, e alguns (por um detalhe ou outro) não receberam cinco estrelas. Confesso que andei meio crítica esse ano com as leituras, estava difícil de me agradar. Contudo, cinco estrelas ou não, aconselho esses livros para todos! São livros que gostei de verdade, e espero que deem uma chance a eles - e que quebrem vários preconceitos como os que eu tinha.

Os livros encontram-se por ordem de leitura. Ao clicar no título vocês serão direcionados para a resenha do mesmo, e deixei um trecho dela entre aspas para vocês conferirem o porque do livro estar na lista.

Como essa é a última postagem do ano, já aproveito para desejar um Feliz 2014! Que neste próximo ano vocês consigam realizar os desejos, que venham muitas leituras boas e muita felicidade. Repetindo uma frase que vi por aí: que 2014 seja melhor que 2013 e pior que 2015!


Os pilares da Terra
"Apaixonei-me pela escrita de Ken Follet e pela sua formidável forma de escrever livros gigantes sem que os mesmo sejam chatos."

Adultos sem filtro
"Dei boas risadas com o livro. Sempre gostei de crônicas (leio diariamente no jornal) mas não é todo livro desse estilo que me agrada. Esse me surpreendeu e fico até curiosa para finalmente ler os outros livros da autora. Um livro super leve e pequeno, ótimo para ler passando o tempo."
"Para quem gosta de aventura e fantasia (com pitadas de romance), é um prato cheio. Foi um livro que definitivamente me surpreendeu. Você só vai acabar curioso para ler o resto da série (ainda bem que já foi lançada!)"

Preces e mentiras
"Resumindo, recomendo demais a leitura. Se você gosta de uma história densa, com assuntos polêmicos e dessa ideia de tentar entender as motivações de cada pessoa, esse livro é para você."


Um gato de rua chamado Bob
"Já existem tantos livros sobre animais nas livrarias, porque esse teria algum destaque? Eu digo que pela primeira vez entre os livros que li, realmente consegui acreditar como e porque esse gato foi especial e importante na vida do seu dono. Não desmerecendo os outros, mas Bob sim fez a diferença."


Alma?
"Foi um livro realmente surpreendente. A história, a ambientação, os personagens, tudo foi interessante e com um ar completamente novo. Fazia tempo que não lia um livro que desse essa sensação de novidade. "
Fale!
"Fale! é o tipo de livro para quem gosta de sair de uma leitura com uma mensagem, com algo a acrescentar na vida. Ele tem uma linguagem extremamente simples, porém a história trás muito sentimento para o leitor. É um olhar diferente sobre um assunto já muito discutido, mas que todos tentam encobrir."

"É um livro tocante e bem delicado. Apesar de pequeno, aconselho a não ler tudo correndo. Para entender Caitlin e realmente entrar na mente dela para ver o mundo do seu jeito é necessário calma."

Corações feridos
"Apesar de alguns fatos não serem difíceis de prever, eles continuam chocantes quando chegamos no momento em que acontecem. E é isso que torna o livro tão bom. A narrativa te prende durante todo o tempo, e parece que as páginas voam."


Reiniciados
"Uma coisa que gostei neste livro é que a história realmente começa nele. A maioria das séries que andava lendo, principalmente essas que envolvem novas realidades, tem sido muito explicativos no início e acabam deixando a ação apenas para o final. Este não, e por isso te prende desde as primeiras páginas. Outra boa diferença é a diminuição no foco do romance."

Laços de sangue
"Sempre tive preconceito com a Richelle Mead, confesso. Não sei de onde havia tirado de que os livros dela eram meio hot, com vampiros gostosões e coisas do tipo. Não poderia estar mais errada. Richelle me presenteou com uma história divertida e um mundo interessantemente novo."

Como a coluna surgiu: Top 5 não é exatamente uma coluna inovadora. Até mesmo rádios e canais de TV já tem os seus tops. Na internet está cheio de coisas assim. Porém após pesquisar encontrei apenas um blog literário que fazia algo no sentido que eu gostaria: o The broke and the bookish que tem o Top Ten Tuesday, onde outros blogs podem participar e deixar os seus links. Queria algo assim porém brasileiro, que não estivesse já na sua 117ª semana e que fosse apenas cinco. Não encontrei. A maioria dos blogs prefere fazer algo ocasional, ou nem sempre literário, e nenhum tem algo "coletivo" dessa forma. 

E então, gostaram da ideia? Espero que sim! Quem tem blog e for participar (regularmente ou não), é só colocar o seu link nos comentários para que todo mundo possa compartilhar das suas listas!

8 comentários:

  1. Olá Tami, quantos livros interessantes, mas acredita que eu não li nenhum desses!! hehe
    Estou com Laços de Sangue aqui, mas não iniciei a leitura. Corações feridos, Fale e Passarinha são desejados que eu já estou achando difícil conseguir lê-los, mas quem sabe?!!!

    Beijos!!

    meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Tami, tudo bem?
    Não conheço vários livro que vc colocou no Top, mas tem alguns que estão entre os meus desejados e que eu espero ler logo, são: Fale!; Laços de Sangue e Reiniciados (que devo receber no começo de janeiro), fico feliz que esses livros estejam estre as suas melhores leituras do ano, espero gostar deles também ^^, e Feliz ano-novo! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Li "Preces e mentiras" e é um ótimo livro!
    Bj!

    ResponderExcluir
  4. Que orgulho estar nessa lista. Muito obrigada, querida! =)
    Dos demais livros, comprei "Passarinha" há pouco tempo. E estou louca pelo livro do gatinho Bob <3
    Beijos e feliz ano novo pra você!

    ResponderExcluir
  5. Oi Tami!
    Adorei o 11, haha!
    Vários dos livros que você cita estão na minha lista de desejados, de "vou ler" ou de "estou de olho". Preces e Mentiras eu comprei pois estava na promoção, e agora me animei em saber que ele é realmente bom; Fale tem uma capa linda, e eu me encantei com ela; Passarinho é uma leitura que chama a minha atenção há muito tempo, mas até então não tive a oportunidade de ler. O Gato Bob é um livro lindo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obs: escrevi Passarinho, mas é Passarinha, hehe :)

      Excluir
  6. Esses livros eu li o do Bob e me apaixonei com certeza!
    Que eu possa ler outros em breve.
    Beijos e até,
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Desses não li nenhum ainda. Mas to querendo muito ler Reiniciados, estou até participando da tua promoção aqui no blog.
    Outro que também tenho curiosidade é Um gato de rua chamado Bob, mas acho que esse ano eu ainda leio ele.

    ResponderExcluir